12 Resoluções de Ano Novo para Viajantes

Eu não sou do tipo de pessoa que anota as minhas metas ou resoluções para o próximo ano, mas confesso que sempre me passa pela cabeça algumas coisas que eu desejaria fazer. A verdade é que, mesmo bem intencionada, essas metas puramente “mentais”, acabam ficando esquecidas com o corre-corre e a rotina do dia-dia. Além disso, algumas metas grandiosas demais são simplesmente impossíveis de serem realizadas, não é mesmo? Acho que esse também pode ser o seu caso.

Para isso não acontecer em 2017, resolvi colocar no papel e compartilhar com vocês algumas metas possíveis e realizáveis para nós viajantes.  Assim, escritas e  públicas, nos darão uma maior força e incentivo para que elas saiam do papel e se tornem parte do novo ano. Afinal, a vida é uma dádiva e saber vivê-la da melhor forma possível depende exclusivamente de nós. Lembre-se: tenha os pés no chão mas permita-se sonhar sonhos possíveis. 

Então vamos às sugestões de metas para nós viajantes:

 1 –  Vá a algum lugar que você nunca tenha ido antes

caminhos

Uma vez por mês vá a algum lugar que você nunca tenha ido antes. Pode ser um novo país ou cidade, mas também um novo restaurante na esquina ou num bairro que você nunca visitou antes. É tão fácil pensar em lugares que nunca fomos antes!

2 – Explore a sua cidade natal

cidade

Explore a sua cidade natal como se você tivesse que escrever um guia de viagem sobre ela. Nós viajantes e blogueiros tendemos a sempre explorar em detalhes novos destinos. Mas saberíamos nós dar as melhores dicas sobre a nossa cidade? Aonde ir? Onde comer? Onde se hospedar? O que visitar? Roubadas a se evitar… Saberíamos realmente dar essas dicas?  Que tal explorar a sua cidade natal como um dos objetivos de 2017?

3 – Evite viajar de avião

bicicleta

Se o seu país ou destino tiver trens razoáveis, tente dar prioridade a eles. Além de estar ajudando o planeta, você verá as paisagens no caminho. Se não tiver trem, opte por um ônibus ou carro. Quem sabe experimentar um cicloturismo? Você poderá parar no caminho em locais não planejados e se surpreender positivamente.

4 – Aprenda uma nova língua e viaje para esse destino

idioma

Aprenda uma nova língua, mesmo que seja o básico do básico. Depois, viaje para um país onde essa língua seja falada. Trinta palavras numa novo idioma já vai ser uma nova experiência nesse país. O povo local ficará surpreso com o seu esforço em tentar se comunicar e será muito mais receptivo. Pode ter certeza disso!

5 – Viva como um local

local

Antes de viajar, tente fazer contato com alguém que more no local. Peça dicas pessoais, locais que a pessoa curta e que não sejam simplesmente pontos turísticos. Viva o novo destino como um morador local, e não apenas como um visitante.

6 – Traga uma lembrança de cada lugar visitado

artesanato

Traga, além de fotos, uma lembrança de cada lugar visitado para decorar a sua casa. Compre um artesanato da região. Dessa forma, você estará ajudando à economia local e ainda terá uma recordação concreta da cidade visitada. 

7 – Viaje para um festival

carnaval

Festivais são sempre uma forma diferente de conhecer novas pessoas e de explorar novos locais. Pesquise sobre um festival ou festa típica que você tenha vontade de conhecer e coloque isso na sua lista de prioridades. 

 8 – Experimente comidas locais

alimentos

Não tenha medo de pedir pratos locais, você se surpreenderá com novos sabores nunca antes degustados. Na sua próxima viagem, coloque isso como uma experiência a ser vivenciada.  No mínimo, você terá certamente algo diferente para contar. 

9 – Deixe a sua câmera de lado 

camera

Como viajantes e blogueiros, estamos sempre clicando e registrando cada detalhe a cada instante. Mas que tal viver realmente esse momento e não apenas registrá-lo? Permita-se deixar a máquina ou o celular de lado um pouquinho em cada experiência e viva, sinta, aquele momento único. 

10 – Faça um esporte onde estiver

 

esporte

Comece um esporte que você possa fazer em qualquer lugar do mundo. Pode ser corrida, caminhada, ioga, qualquer coisa. O importante é manter-se saudável durante todo o ano, mesmo que você esteja em viagem.  Dar uma corridinha ou caminhada (não passeio) numa cidade diferente, além de ajudar a sua saúde, pode revelar outros ângulos e locais antes não planejados no seu roteiro. 

11 – Assista a documentários sobre destinos

noruega

Eu assisti ao Globo Repórter sobre a Noruega e fiquei encantada. Esse era um destino que eu achava muito bonito nas revistas mas que não estava nas minhas prioridades. Depois do documentário eu descobri quantas lugares surpreendentes o destino tem a oferecer. Fiquei apaixonada! Assistir a filmes e documentários sobre destinos diferentes é uma excelente forma de abrir o seu horizonte e ampliar os seus sonhos.

12 – Compartilhe as suas experiências

redes sociais

Viaje, conheça novos lugares, novos restaurantes, mesmo que no seu bairro, mas não deixe nunca de compartilhar as suas experiências. Sempre terá alguém interessado naquele local e ávido por absorver todo o seu conteúdo, seja ele em texto, fotos ou vídeos. Faça disso um dever, compartilhe com os outros cada nova vivência. 

Resoluções de Fim de Ano

 

E você, tem metas e resoluções diferentes para 2017? Compartilhe conosco! Deixe o seu comentário.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui