Mirante do Mangabeiras em Belo Horizonte

Se você quer ter uma bela vista de Belo Horizonte, suba até o Mirante do Mangabeiras.

O Mirante do Mangabeiras está localizado no bairro das Mangabeiras, atrás do Palácio do Governador, um bairro nobre ao pé da Serra do Curral. Possui uma área de aproximadamente 35.400 m2 e é considerado área de preservação ambiental.

Após a reforma feita em 2012, o mirante ganhou dois decks de madeira com grades, medindo cada um cerca de 125m2. Desses decks o visitante pode apreciar a belíssima vista da cidade e do Parque das Mangabeiras. De um lado, se avista a paisagem do complexo urbano, do outro, uma parte do Parque das Mangabeiras e da Serra do Curral.  O interessante é justamente poder apreciar o contraste entre a visão da cidade e os contornos das montanhas. De qualquer forma, a qualquer hora do dia, o Mirante proporciona sempre um belíssimo horizonte para se admirar.

Mirante do Mangabeiras
Deck do Mirante do Mangabeiras
Deck do Mirante do Mangabeiras
Deck do Mirante do Mangabeiras

A Estrutura do Mirante do Mangabeiras

O mirante também ganhou nova iluminação e paisagismo depois da reforma. Uma guarita foi instalada na portaria da entrada que controla o acesso dos visitantes. Agora não é mais permitida a entrada de vendedores ambulantes no espaço, garantindo um maior controle e segurança à todos os visitantes. A guarda municipal faz a vigilância e controla a segurança do local.

Entrada do Mirante do Mangabeiras
Entrada do Mirante do Mangabeiras

Depois da entrada, não há comércio e nem itens para consumo, apenas banheiros. Se você quiser comer ou beber algo terá que comprar antes do acesso de entrada ao parque, do lado de fora, na rua com os ambulantes ou na Praça do Papa.
O Acesso ao Mirante do Mangabeiras

O estacionamento é do lado de fora, próximo à entrada. O acesso ao mirante é feito a pé por uma subida curta mas um tanto íngreme. Não é indicado para pessoas que tenham problemas locomotores. No entanto, o parque permite que idosos e portadores de necessidades especiais subam com o carro até o mirante. O Mirante possui total acessibilidade para cadeirantes.

Ladeira no Mirante do Mangabeiras
Ladeira no Mirante do Mangabeiras

Animais

É permitida a entrada de animais de estimação, mas sempre guiados na coleira. Fique atento para não deixar qualquer sujeira no local.
O que se vê do Mirante do Mangabeiras

Do Mirante conseguimos avistar o centro da cidade com seus modernos prédios, as belas casas do bairro Mangabeiras, o Parque das Mangabeiras, algumas montanhas da Serra do Curral, a Lagoa da Pampulha, a Praça da Bandeira,  o Estádio do Independência, o Mineirão ao fundo, e até a Cidade Administrativa (sede do governo de Minas Gerais).

Vista do Mirante do Mangabeiras
Vista do Mirante do Mangabeiras
Vista do Mirante do Mangabeiras
Vista do Mirante do Mangabeiras
Vista do Mirante do Mangabeiras
Vista do Mirante do Mangabeiras
Vista do Mirante do Mangabeiras
Vista do Mirante do Mangabeiras
Vista do Mirante do Mangabeiras
Vista do Mirante do Mangabeiras

Quando visitar o Mirante do Mangabeiras

Prefira visitar o Mirante do Mangabeiras num bonito dia de sol, quando a paisagem estará clara. Se preferir, vá no final do dia e assista ao pôr-do-sol. E não se esqueça de levar a máquina fotográfica para registrar todos os ângulos.

Foto no Mirante do Mangabeiras
Foto no Mirante do Mangabeiras

Horário de Funcionamento:
O Mirante funciona todos os dias das 10h às 22h e a entrada é gratuita. Mas atenção, o horário pode ser alterado conforme necessidade da Fundação de Parques Municipais e, em ocasiões especiais, podem acontecer shows e apresentações culturais.

Quanto custa a entrada ao Mirante do Mangabeiras
A entrada é gratuita.
Endereço:

Rua Pedro José Pardo, 1000 – Mangabeiras
Complemento: Atrás do Palácio Mangabeiras

Como chegar ao Mirante do Mangabeiras

Indo de carro:

Suba a Avenida Afonso Pena, no sentido contrário à Rodoviária de Belo Horizonte até a Praça do Papa. Depois, pegue o acesso para a rua Bady Salum e continue pela rua Pedro José Pardo até chegar na rua J do Mirante, no bairro Mangabeiras. Continue até chegar à portaria do Mirante.

Indo de ônibus:
Utilize as linhas de ônibus 4103 e 4108. O ônibus 4103 passa no centro e te deixa na Praça do Papa. De lá é necessário caminhar por 15 minutos, morro acima, até a entrada do Mirante.

Mapa de localização:

Novidades

Está prevista a abertura de uma tirolesa de 800 metros do Mirante até o parque. Como será em descida, a velocidade poderá atingir os 100 quilômetros por hora, ou seja, adrenalina pura para quem gosta de aventura. A previsão é que a tirolesa comece a funcionar ainda em dezembro de 2016.

Tirolesa no Mirante do Mangabeiras
Tirolesa no Mirante do Mangabeiras

O que fazer nas proximidades:

O Mirante do Mangabeiras faz parte do roteiro Mangabeiras, no qual também estão incluídos o Parque, a famosa Rua do Amendoim, a Praça da Bandeira, a Praça do Papa e o Museu do Telefone. É possível combinar todas essas visitas num mesmo dia.
Veja também:

Veja mais Atrações em Belo Horizonte – O que Fazer em Belo Horizonte

Pesquise Hotéis e Pousadas em Belo Horizonte com a Booking.com

Pesquise as melhores passagens para Belo Horizonte com a Decolar.

Escolha o seu pacote de viagem para Belo Horizonte com a CVC.

Alugue um carro na RentalCars para passear por Belo Horizonte.

Compre passagens de ônibus para Belo Horizonte com a ClickBus.

Curta o Viagens Bacanas no Facebook.

Faça as suas malas e boa viagem!

*Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui (com link para esta página).

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui