Restaurante Cozinha do Parador – Parador Lumiar

5
236

Sobre o Parador Lumiar

Um refúgio na região serrana do estado do Rio de Janeiro!

Localizado na região serrana do estado do Rio de Janeiro, o Parador Lumiar está a apenas 160 Km de distância da cidade do Rio de Janeiro, e a 5 Km de Lumiar, distrito do município de Nova Friburgo.

Circundado por uma exuberante natureza, montanhas, lago, e riachos de águas cristalinas, a 850 metros de altitude, o Parador Lumiar é um convite ao descanso e ao bem estar.

Parador Lumiar
Parador Lumiar

Seus proprietários, Marcelo e Marielza Fontes, prezam por todos os detalhes e mimam os seus hóspedes para que se sintam acolhidos durante toda a sua estadia. Mas não é do hotel em si que iremos falar nesse post, mas sim da estupenda gastronomia do restaurante do Parador Lumiar, o Cozinha do Parador.

Restaurante Cozinha do Parador

Localizado na construção principal do hotel, o restaurante Cozinha do Parador tem vista panorâmica para a serra. Mas mais do que a vista, o restaurante é simplesmente um dos melhores do estado do Rio de Janeiro, sendo eleito, inclusive, como o melhor da serra fluminense na edição Veja Rio Comer & Beber Especial 2017/2018.

Quem comanda o restaurante Cozinha do Parador, desde 2006, é o chef Isaías Neries, pupilo da chef Flávia Quaresma. Isaías foi sous-chef de Flavia Quaresma no Carême Bistrô.

Chef Isaias Neries - Credito Rodrigo Azevedo
Isaias Neries Chef de cozinha do Cozinha do Parador – Credito Rodrigo Azevedo

Sobre o Chef Isaías Neries

Baiano e muito querido entre os chefs, Isaías Neries é uma referência em profissionalismo e competência. De estilo intuitivo e autêntico, com influências contemporâneas, o chef Isaias Neries cria combinações surpreendentes com ingredientes frescos, muitos deles colhidos da imensa horta orgânica do próprio hotel. São receitas inovadoras, saudáveis e, acima de tudo, deliciosas. Segundo o chef, ”a cozinha do Parador tem o sabor da roça com a modernidade da cidade grande”.

A Horta do Parador Lumiar

Paixão do chef e da proprietária do hotel, Marielza Fontes, as verduras e legumes são cultivados na imensa horta orgânica do hotel. A horta, com mais de cem variedades, produz verduras, legumes, ervas, flores comestíveis e frutas. Além dessa horta, uma outra horta, em frente ao restaurante, é dedicada aos temperos e ervas medicinais, como alecrim, alfazema, camomila, canfora, capim limão, cebolete, cúrcuma, erva cidreira, erva-doce, hortelã, manjericão, menta, orégano, tomilho, entre outras.

Horta Orgânica do Parador Lumiar - Foto Credito Rodrigo Azevedo
Horta Orgânica do Parador Lumiar – Foto Credito Rodrigo Azevedo

O cardápio do Cozinha do Parador

O cardápio é farto em saladas preparadas com hortaliças e folhas frescas da horta, como alfaces, radicchio, agrião-da-terra, lolo rosso, e chicória. Primando sempre pelo frescor dos alimentos, o chef Isaias desenvolve menus sazonais, tendo em vista o que a horta produz em cada época do ano.

Confira o Menu da Estação no site do Parador Lumiar.

Saladas do Cozinha do Parador - Fotos Credito Rodrigo Azevedo
Saladas do Cozinha do Parador – Fotos Credito Rodrigo Azevedo

Além das coloridas e deliciosas saladas, Isaias também é fã das massas frescas, incluindo no cardápio receitas próprias como os nhoques e ravioles de sabor único. Suas produções costumam ser enfeitadas com flores comestíveis, como as do brócolis, do manjericão, e da amora, proporcionando um colorido ainda mais bonito aos pratos.

Salada do Parador Lumiar - Foto Credito Rodrigo Azevedo
Salada do Parador Lumiar – Foto Credito Rodrigo Azevedo

Outra especialidade da casa é a famosa feijoada do Parador Lumiar.

A Feijoada do Parador Lumiar

A famosa feijoada do Parador é servida aos sábados e atrai visitantes de todas as partes.

Feijoada do Parador Lumiar Foto Credito Selmy Yasuda
Feijoada do Parador Lumiar – Foto Credito Selmy Yasuda

Montada em fogão à lenha, a feijoada do Parador consegue a proeza de ser completa e, ao mesmo tempo, leve. Inclui uma variedade de carnes como carne seca, costela de porco, defumados, língua, lombo de pernil, bacon, paio e linguiça portuguesa. Como acompanhamento, deliciosas opções como aipim frito, couve, folhas, saladas de grãos, banana frita, e torresmo.

Doces e Sobremesas Caseiras

Os doces não poderiam ficar de fora desse festival de experiências gastronômicas. O doce de leite, de textura única e inigualável, é perfeito para acompanhar os queijos da região. Além dele, doce de abóbora com coco, doce de casca de limão galego, doce de figo, compota de carambola, pudim de claras, e outras tantas perdições finalizam com perfeição a refeição.

Para o café da manhã são cuidadosamente produzidos bolos fresquinhos, pães de queijo quentinhos, e geleias de frutas variadas.

A Adega do Parador Lumiar

A simpática adega do Parador Lumiar, toda em pedra, tem capacidade para abrigar até 450 garrafas. Na carta, vinhos chilenos, franceses, portugueses, espanhóis, americanos, e até da África do Sul. Peça a ajuda do chef Isaias para harmonizar a sua refeição.

Informações e Reservas:

O Hotel Parador Lumiar:

O Parador Lumiar está aberto para hospedagens todos os dias. Você pode fazer a sua reserva diretamente com o hotel ou através da Booking.com: Parador Lumiar com a Booking.com

O Restaurante Cozinha do Parador:

O Restaurante Cozinha do Parador é aberto ao público e costuma receber clientes fiéis vindos do Rio de Janeiro e de São Paulo, além daqueles hospedados nos arredores. Para garantir a sua mesa e conforto, faça uma reserva pelo telefone no próprio dia ou, se possível, com uma maior antecedência, especialmente para a Feijoada aos sábados.

Horário de funcionamento do Cozinha do Parador:

De domingo a quinta-feira:

  • Café da manhã: das 8h às 10h
  • Almoço: das 13:30h às 15:30h
  • Jantar: das 19h às 21:30h (a cozinha fecha às 21:00h)

Sextas, Sábado e Feriados:

  • Café da manhã: das 8h às 10:30h
  • Almoço: das 13:30h às 15:30h
  • Jantar: das 19:30h às 23h (a cozinha fecha às 22:30h)

Faça a sua reserva com antecedência!

Parador Lumiar – Nova Friburgo, RJ
Tel: (22) 2542-4777 / 2542-4774
E-mail: contato@paradorlumiar.com
Site: www.paradorlumiar.com

Resolva a sua Viagem:

Faça a sua reserva no Parador Lumiar com a Booking.com



Booking.com

Alugue um carro com a Rentcars.com para chegar até o Parador Lumiar e poder passear pela região:

Saiba tudo sobre Nova Friburgo:

Onde ficar / O que fazer / Onde comer / Como chegar / Quando ir / Combina com / O que levar / Roteiros / Pacotes de viagem / Passagens Aéreas / Passagens de ônibus / Aluguel de carros

5 Comentários

  1. Nossa… adorei essa super dica! Já fiquei com muita vontade de conhecer esse restaurante. O lugar é incrível! Parabéns pelo post. Bjs

  2. Faz tempo que não vou pra região serrana do Rio, mas já vou anotar essa dica (também, né? depois de ler sobre essa comida e sobre a horta fica difícil não querer ir!) 🙂

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui