Morro do Pai Inácio: o cartão postal da Chapada Diamantina

0
4185

O Morro do Pai Inácio é com certeza o cartão postal mais visitado da Chapada Diamantina. Impossível visitar a Chapada e não dar uma subida no morro para apreciar a vista lá de cima e ver um pôr do Sol maravilhoso.

Morro do Pai Inácio - Viagens Bacanas
Morro do Pai Inácio – Viagens Bacanas

Como subir o Morro do Pai Inácio?

Da cidade de Lençóis até a entrada do Morro do Pai Inácio são menos de 30 km. O caminho de carro é fácil e bem sinalizado pelas placas. O acesso ao Morro é pela BR 242. Saindo da estrada é só seguir por uma estrada de terra até o é do morro.

A Trilha para subir o Morro do Pai Inácio

Para você subir no Morro é cobrada uma taxa de R$ 6,00 por pessoa. Como nós chegamos bem cedo, não havia ninguém para cobrar a entrada. De qualquer forma, nós já havíamos contratado o guia com antecedência e o passeio e a taxa já estavam pagos. Aliás, para esse passeio especificamente, não há necessidade de guias. Nós só usamos porque já havíamos programado vários passeios para um mesmo dia, e otimizar os percursos com um guia especializado é sempre muito melhor. Além de tudo, o Guia sempre te leva pelos melhores caminhos e te dá as melhores dicas.

Morro do Pai Inácio - Viagens Bacanas
Morro do Pai Inácio – Viagens Bacanas

Para chegar ao topo do morro é preciso percorrer uma trilha curta, de aproximadamente 600 metros. Algumas partes são um pouco mais íngremes, mas a vista lá de cima compensa qualquer esforço. A subida até o topo não é difícil mas também não posso dizer que seja moleza. Vai depender muito do seu preparo físico. O nosso guia Ney, antes da subida, nos falou que, perto das outras atrações, o Morro do Pai Inácio era fácil fácil de subir. Eu subi bem, sem parar, mas confesso que vi várias pessoas dando uma algumas paradas ao longo da subida para respirar.

*** Inspire-se para a sua próxima viagem! Siga-nos no Instagram, Tik Tok, Facebook, Youtube, Twitter ou Pinterest ***

De qualquer forma, a subida vale cada parada, não apenas para pegar um pouco de fôlego mas também para apreciar cada ângulo diferente da paisagem. Parando ou não, entre 20 a 30 minutos todos já estão lá em cima apreciando a maravilhosa vista.

A cada etapa do percurso uma olhada para ver o quanto já havíamos caminhado. E também para uma paradinha para respirar…

Algumas partes são um pouco mais íngremes do que as outras. Se você está com sobrepeso, vá devagar, no seu ritmo próprio sem se preocupar com o tempo. A chegada lá em cima vai compensar qualquer sacrifício.

O topo do Morro do Pai Inácio

A vista lá de cima é um verdadeiro espetáculo. Logo se esquece o cansaço e o vento gostoso no rosto nos dá uma novo energia. O topo do morro tem 1120 metros de altitude e a visão lá de cima é de 360 graus. Cada ângulo impressiona mais do que o outro. Do topo é possível avistar o Morro do Camelo, o Vale do Capão e o Morrão.

A Lenda do Morro do Pai Inácio

Depois de muitas fotos e suspiros no alto do morro, o nosso guia Ney nos contou sobre a lenda do Pai Inácio. A lenda diz que o escravo Pai Inácio se apaixonou pela sinhazinha e teve de fugir. Encontrado no alto do morro, saltou com a sombrinha da amada. Mas isso você pode assistir no vídeo abaixo. (Pena que o áudio ficou um tanto prejudicado por causa do forte barulho do vento).

Importante: não experimente de forma alguma fazer o salto que o nosso guia especializado fez.

No alto do morro, vários grupos sentam, respiram, ouvem a história, e usufruem de minutos preciosos de uma paz revigorante. Mesmo com várias pessoas há espaço suficiente para todos e o respeito pela natureza e bem estar prevalecem.

Morro do Pai Inácio - Viagens Bacanas
Guia no Morro do Pai Inácio – Viagens Bacanas

O Pôr do Sol no Morro do Pai Inácio

Para ver o espetáculo do pôr do sol, você deve começar a subir por volta das 16:30h. Assim, dá tempo suficiente para subir, curtir o visual lá de cima, e ainda suspirar com o sol se pondo no horizonte. Atenção pois o horário de visitação encerra às 17h e não é permitido subir após essa hora.

Dica bacana: aos sábados, domingos e feriados a trilha fica bem movimentada. Se você prefere menos gente, tente ir durante a semana.

A Pedra do Coração – descendo o Morro do Pai Inácio

Na descida, voltamos por uma outra parte da trilha para apreciar novas paisagens. No caminho, a lenda do Pai Inácio vai tomando forma na nossa imaginação, e quando nos deparamos com a pedra do coração no meio do caminho, chegamos a sentir que tudo foi realmente verdadeiro. Afinal, toda lenda tem um fundo de verdade, não é mesmo?

Morro do Pai Inácio - Viagens Bacanas
Pedra do Coração

A descida não é exatamente mais fácil do que a subida, mas eu diria que mais tranquila.

Quanto tempo dura esse passeio?

Ao todo, o passeio dura em torno de duas horas. É possível combinar o passeio ao Morro do Pai Inácio com outras atividades. Se você fizer o Morro pela manhã, terá o resto do dia livre para fazer outros passeios. Mas se você preferir ver o pôr do sol no Morro Pai Inácio, então faça uma outra atividade na parte da manhã e/ou início da tarde e deixe o morro para o fim do dia.  

Uma boa dica é combinar esse passeio com a visita à Pratinha e a Gruta da Lapa Doce, em Iraquara.

Quando visitar o Morro do Pai Inácio?

Você pode visitar o local durante todo o ano, mas prefira os dias ensolarados quando a visibilidade lá de cima será mais bonita.

Morro do Pai Inácio - Viagens Bacanas

Para quem o Morro do Pai Inácio é indicado?

O Morro do Pai Inácio é indicado para pessoas de todas as idades.
A subida pode ser um pouco cansativa para crianças pequenas e idosos.
São 20 minutos de trilha em subida. Idosos e pessoas com dificuldades de locomoção podem sentir dificuldade para chegar ao topo.
A subida não é exatamente difícil, mas é cheia de pedras pelo caminho.

Morro do Pai Inácio - Viagens Bacanas
Morro do Pai Inácio – Viagens Bacanas

O Que Levar para esse passeio?

Leve com você: uma garrafa d’água, boné, protetor solar e celular e/ou máquina fotográfica. 
Roupas: vá de tênis e roupas leves. Dependendo da época do ano, leve um casaco fino pois pode ventar bastante no topo do morro e você estará suado e com a blusa molhada do esforço da subida.

Morro do Pai Inácio - Viagens Bacanas
Morro do Pai Inácio – Viagens Bacanas

Como chegar ao Morro do Pai Inácio?

O Morro do Pai Inácio fica localizado no município de Palmeiras, no norte da Chapada Diamantina. Fica a apenas 22 quilômetros de distância da cidade de Lençóis. O acesso ao Morro do Pai Inácio é muito simples, pela BR 242, a poucos quilômetros de Lençóis. Saindo da BR 242, você sobe de carro por uma estrada de terra por uns cinco minutos até o posto de controle.

Morro do Pai Inácio - Viagens Bacanas
Como chegar no Morro do Pai Inácio – Viagens Bacanas

Dica importante: Fique de olho na sinalização na estrada principal para não perder a entrada da estrada de terra, que fica no Km 345 da BR-242.

Na base do Morro do Pai Inácio tem estacionamento e uma pequena guarita, onde você deve pagar a taxa por pessoa para ter acesso a trilha e poder subir.

Distâncias das principais cidades:

=> Saindo de Palmeiras: 28km
=> Saindo de Lençóis: 26km
=> Saindo de Andaraí: 100km
=> Saindo de Mucugê: 148 km

Morro do Pai Inácio - Viagens Bacanas
Placa informativa

Dicas Bacanas – Resuminho:

Possui 1.120 metros de altitude. A a vista lá de cima é sensacional.
Tem o pôr do sol mais famoso da Chapada Diamantina.
A trilha de acesso ao topo possui algumas partes íngremes e o caminho é de pedras.
São 600 metros de trilha até o topo. Demora de 20 a 30 minutos.
Leve o celular ou camera para tirar muitas fotos.
Uma boa dica é fazer um piquenique lá em cima.
Se puder, suba o morro na parte da tarde para ver o pôr do sol sobre a Chapada.
Se você for com um guia, peça para ele contar sobre a lenda do Pai Inácio.
Vá de tênis e roupas leves. Leve uma garrafa d’água, boné e protetor solar.
Taxa de visitação: R$ 6,00 por pessoa.
Horário de visitação: das 9 às 17h.

RESOLVA A SUA VIAGEM PARA A CHAPADA DIAMANTINA:

Banner Atividades, Passeios e Ingressos

Veja também:

Gostou das dicas do Morro do Pai Inácio? Então siga os nossos Instagrans e receba dicas de Viagens Bacanas!


Quer ficar sempre por dentro das novidades?
Inscreva-se no blog!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

quinze − 6 =