A Villa São Romão é um verdadeiro oásis de bem estar e conforto em Lumiar. O hotel é perfeito para quem quer esquecer de tudo e curtir muito a natureza. Piscinas naturais, lago, piscina com sauna, córrego e rio são algumas maravilhas que o hotel oferece.
Um oásis de conforto e bem-estar em Lumiar: Eco Resort Hotel Villa São Romão
Pertinho do Rio de Janeiro, mas único em sua proposta. O hotel Villa São Romão é uma paraíso em meio à mata atlântica. Repleto de piscinas naturais de águas cristalinas, lago e natureza exuberante, o hotel é um presente para quem quer relaxar ao som do córrego e do canto dos passarinhos.
Como é o Eco Resort Hotel Villa São Romão?
A Villa São Romão é um hotel para todas as idades. As crianças se esbaldam nas piscininhas naturais de águas cristalinas. Os adultos comem bem, dormem bem, podem se exercitar ou simplesmente relaxar. Os de mais idade podem passear pela enorme propriedade ouvindo o canto dos passarinhos, observar a variedade de plantas e flores espalhadas por todo o jardim, e ainda descansar ouvindo o delicioso som das águas do córrego São Romão.
A Estrutura do Villa São Romão: A área do hotel é imensa, repleta de muito verde, pássaros e cachoeiras. Podemos dizer que o hotel é dividido em dois espaços (ou terrenos). O córrego São Romão atravessa os dois espaços do hotel. É uma delícia ouvir o som das águas deslizando pelo córrego. O hotel todo é um lugar realmente abençoado, uma verdadeira benção oferecida pela natureza. No mapa abaixo dá para se ter uma ideia dos espaços do hotel.
A Área Social do hotel
A Casa Sede é o local onde fica a recepção, uma sala de estar, o restaurante e o bar. Cada um desses espaços é super agradável e convidativo.
A Recepção do Hotel: Logo depois de estacionar o carro você já dá de cara na recepção do hotel. A atendente Débora, super simpática e educada, já dá todas as explicações necessárias e te mostra no mapa com toda a estrutura do hotel.
A sala de estar é super gostosa e lindamente decorada. Eu nem tive tempo de desfrutar desse espaço, mas acredito que seja um local muito gostoso para curtir aqueles dias frios de inverno com uma lareira acesa e uma boa taça de vinho.
Mas nesse terreno onde fica a Casa Sede também ficam os chalés, a piscina com a sauna, o Spa, a academia e a sala de jogos. Além de um lindo jardim, é claro!
A Piscina e a Sauna da Villa São Romão: Esse é um espaço super gostoso pra você relaxar na piscina ao som das águas do Córrego São Romão. Mesas e espreguiçadeiras estão ali para você se sentar, tomar uma cerveja gelada e simplesmente se esquecer do dia-a-dia.
A sauna a vapor é deliciosamente integrada à piscina. Você entra na sauna e já sai nadando por uma saída sub-aquática para a piscina. Além disso, a sauna é aromatizada por capim limão natural. Simplesmente perfeita!
Mas tem mais… A piscina fica debruçada sobre o córrego São Romão proporcionando uma linda vista.
A Piscina Natural do Córrego São Romão: é possível descer pela escada (ao lado da piscina) e se banhar na cascatinha e na deliciosa piscina natural formada ali. Duas espreguiçadeiras ficam à espera daqueles que preferem relaxar à beira do córrego.
O Spa Villa São Romão: ao lado do restaurante, atravessando uma passarela sobre o Córrego São Romão, fica o Spa do hotel e a academia de ginástica. Na passarela sobre o córrego (fixada nem uma árvore) está uma explicação sobre quem foi o eremita São Romão.
No Spa são oferecidas massagens relaxantes visando o bem-estar físico e mental dos hóspedes. Para garantir o seu horário de relaxamento, as massagens devem ser agendadas com antecedência.
A Academia – Sala Fitness: Exatamente embaixo do Spa, descendo uma escadinha, fica a sala de ginástica do hotel. Esse espaço Fitness é relativamente pequeno, mas possui os equipamentos necessários para quem deseja malhar para manter a boa forma. A sala fica debruçada sobre o córrego, e correr na esteira ali deve ser uma experiência e tanto, sem falar do ar puro que do local.
O salão de jogos fica bem em frente a piscina. Dentro dele há uma mesa profissional de sinuca, dardos, mesa de carteado e TV a cabo. Eu confesso que com tanta natureza espalhada pelo hotel eu nem quis ficar na sala de jogos, mas o local é perfeito para aqueles dias de chuva ou à noite, antes ou após o jantar.
Essa área toda por si só já seria mais do que suficiente para se curtir uns bons dias de descanso e relaxamento na Villa São Romão. Mas o hotel tem muito mais do que isso, tem um segundo espaço inacreditavelmente abençoado pela natureza.
Lazer na Villa São Romão – um verdadeiro mundo encantado!
Do outro lado da entrada para a Casa Sede é onde está o grande espaço de lazer. É um espaço enorme onde o Córrego São Romão se esparrama preguiçosamente pelos jardins formando deliciosas piscinas naturais de águas límpidas e transparentes.
As Piscinas Naturais da Villa São Romão:
O córrego São Romão vai desenhando várias piscininhas naturais que deságuam em um grande lago. Impossível não querer entrar em cada uma delas. Aliás, cada uma é realmente única, vale experimentar todas!
Mas não acaba por aí. Além das piscinas naturais, há também um lago com pedalinhos, caiaque, barco a remo e SUP (Stand Up Paddle). E mais ainda… quadra de tênis, quadra de beach tennis e uma trilha que te leva até às margens do Rio Macaé.
É tanta coisa para fazer, tantos cantinhos e espaços a serem explorados, que os hóspedes mal se encontram. Dá para passar o dia quase que isolado do mundo se esse for o seu desejo. Mas vamos falar aqui de cada um desses espaços…
Bocha e Badminton: uma quadra coberta de Bocha e uma outra quadra de Badminton.
O Lago da Villa São Romão:
Para quem quer se aventurar no lago, ficam disponíveis pedalinhos, caiaques, barco a remo e prancha de Stand Up Paddle (SUP). Coletes salva vidas também estão à disposição para as crianças e adultos.
O lago de 6.000 m2 de águas límpidas é repleto de peixes. Ao lado dos pedalinhos ficam as varas de pescar.
Você pode escolher um cantinho só para você, pedir alguma coisa do bar que atende a este espaço, e simplesmente esquecer da vida ao som dos passarinhos.
O bar do lago funciona apenas na parte da manhã, até a hora do almoço. É o tempo suficiente para você beber ou beliscar alguma coisa entre o café da manhã e o almoço.
Mini Academia ao ar livre: ao lado do lago e na entrada da trilha que leva até o Rio Macaé tem um aparelhos de madeira para você fazer barra e abdominal.
A Quadra de Tênis: contornando o lago e descendo mais um pouco encontramos a quadra de tênis (com iluminação). Um professor de Casimiro de Abreu pode ser chamado para bater uma bolinha com você ou dar uma aula.
A Piscina Natural perto da Quadra de Tênis: descendo mais um pouquinho há uma outra piscina natural super agradável. Junto dela uma queda d’água para lavar a alma.
Quadra de Beach Tennis: ao lado dessa queda d’água (de lavar a alma) fica uma quadra de areia polivalente para prática de beach tennis, futevôlei e vôlei de areia. Você joga e depois dá um mergulho nas águas cristalinas e refrescantes do córrego.
A Trilha até as margens do Rio Macaé: contornando toda essa área de lazer há uma trilha que chega até a beira do Rio Macaé. O começo da trilha fica em frente aos pedalinhos e é sinalizada com uma placa.
É só começar a descer a trilha para já se escutar o som das águas fortes do Rio Macaé.
Logo depois de passar uma mini ponte de madeira, está o encontro do Córrego São Romão com o Rio Macaé.
Dali em diante é continuar o caminho numa leve subida para se chegar de volta na outra ponta do lago.
As Crianças na Villa São Romão
As crianças simplesmente amam esse hotel que mais parece mesmo um resort. O hotel tem de tudo: piscina, piscininhas naturais, pedalinhos, barcos, peixinhos, jardim para correr e até um parquinho infantil que fica bem em frente à recepção do hotel.
Obs: o hotel não oferece recreadores, ficando as mesmas sob guarda e responsabilidade dos pais.
O Restaurante da Villa São Romão
Tanto o almoço, como o jantar e também o café da manhã são servidos no mesmo espaço, e todas as refeições estão inclusas na diária. O bar também fica ali e é perfeito para tomar um drinque antes do jantar. O espaço gourmet tem forno a lenha, churrasqueira e forno de pizza.
O cardápio é elaborado com ingredientes orgânicos do resort e da região. O tempero familiar ao conceito de comfort food busca despertar emoções através do paladar.
O Almoço: quando eu estive lá, o almoço do sábado foi uma deliciosa feijoada servida em formato buffet. A sobremesa escolhida foi um saboroso pudim de tapioca com molho caramelado.
Obs: o restaurante do hotel é aberto apenas para os hóspedes.
O Jantar: no jantar, também em estilo buffet, havia uma gostosa salada (com verduras e temperos da horta do hotel) e algumas opções de pratos quentes. Uma mousse de chocolate de sobremesa fechou com chave de ouro a refeição.
O café da manhã tem de tudo: sucos naturais, pães, queijos e frios, geleias, iogurtes, bolos, ovos, tapioca….
Os pães são feitos no próprio hotel e deliciosos, impossível não querer experimentar cada um deles.O pão de queijo também chega quentinho à mesa.
Os quartos da Villa São Romão
Como são os quartos da Villa São Romão? O hotel possui (por enquanto) apenas 10 chalés, divididos em Chalés do Jardim, Chalés do Alto e Chalés do Bosque. A diferença entre eles é basicamente o tamanho e a localização, por que todos têm o mesmo nível de conforto.
Os Chalés do Alto funcionam como chalés independentes com total privacidade e varanda com bela vista de todo o Resort. Os Chalés do Jardim ficam localizados às margens do córrego São Romão.
Os Chalés do Bosque são os chalés mais modernos e luxuosos. São mais espaçosos e possuem uma relaxante hidromassagem.
Eu fiquei hospedada no chalé 12, um dos Chalés do Bosque. O chalé é super espaçoso e ainda tem uma varanda fechada com uma linda vista para mata. Como ele fica no final do caminho, é super silencioso e perfeito para uma boa noite de sono.
E ainda ganhamos uns mimos de Boas Vindas do hotel!
Observação de Pássaros (Bird Watching)
A Villa São Romão Eco Resort é um local perfeito para os apreciadores da Observação de Pássaros (ou Birdwatching em inglês). Inúmeras espécies habitam a região cantando e colorindo a já tão linda paisagem.
Meio Ambiente e Sustentabilidade na Villa São Romão
Na Villa São Romão o verde está por toda a parte. Cada cantinho do hotel é um convite para apreciar a beleza da natureza. Todos os espaços são super bem cuidados e o paisagismo é perfeito. A área do hotel é tão grande que a cada passo nos esbarramos com bromélias, orquídeas raras, árvores frutíferas e lindos jardins com fontes e lagos.
O Villa São Romão é um projeto único no quesito sustentabilidade. Localizado na APA Macaé de Cima, conta com uma grande área de mata atlântica totalmente transformada em RPPN (Reserva Privada do Patrimônio Natural), que é uma categoria de unidade de conservação criada pela vontade do proprietário rural, onde o proprietário assume compromisso com a conservação da natureza.
Alimentos orgânicos, composteira e Lixo orgânico: o Eco Resort Hotel Villa São Romão está localizado na Fazenda Santa Maria e prioriza o uso de produtos orgânicos produzidos no Hotel e na região. O hotel também pratica a coleta seletiva de lixo e direciona o lixo orgânico para a Composteira do hotel, para a produção de adubo orgânico.
Onde fica a Villa São Romão e como chegar?
O hotel fica a 21 km de Lumiar e 48 km do centro de Nova Friburgo. Do Rio de Janeiro são aproximadamente umas duas horas e meia de carro (sem engarrafamento).
Indo de carro para a Villa São Romão: Para quem está saindo do Rio de Janeiro, basta pegar a Ponte Rio Niterói e a Manilha em direção a Campos. Em Casimiro de Abreu, entre na Eco-Estrada Serra Mar (RJ 142) em direção a Lumiar. Após percorrer 19 km entre à direita na localidade de São Romão (não entrar em Barra do Sana), daí seguir 1 Km beira rio até o Hotel Villa São Romão.
Obs: Eu coloquei no Waze e foi super tranquilo de se chegar ao hotel.
Indo de helicóptero para a Villa São Romão: o hotel possui um Heliponto localizado nas seguintes coordenadas: 22º 21.154’S 042º 13.359’W
Quando ir para a Villa São Romão?
Eu fui no verão e amei. Consegui entrar em todas as cachoeiras e piscinas naturais sem o menor problema (e olha que eu não gosto de água gelada!).
Mas o hotel com certeza é super bem aproveitado em qualquer época do ano. Nos meses mais frios a lareira é acesa e pode-se curtir o friozinho do local tomando um bom vinho. Além disso, o hotel resort possui sauna, quadra de tênis e de beach tennis, lago com pedalinhos, sala de jogos… enfim, muita coisa que pode ser aproveitada em qualquer época do ano, faça sol ou chuva.
Serviços do Hotel Villa São Romão
- Acesso a internet wireless liberado
- Estacionamento para carros
- Heliponto privado
- Não são permitidos animais de estimação
Todos os funcionários do hotel são super educados e atenciosos. Qualquer solicitação é atendida imediatamente e com um sorriso no rosto. Tanto na chegada como na saída um funcionário do hotel ajuda a carregar as malas do carro para o chalé e vice-versa.
Resolva a sua viagem para a Villa São Romão:
Veja também:
Siga o nosso Instagram e receba dicas de Viagens Bacanas!
Clique na imagem abaixo e veja + FOTOS nos nossos álbuns do Pinterest: