Cambará do Sul abriga os maiores cânions do Brasil. A natureza por lá é pródiga. Trilhas, cavalgadas e cachoeiras estão entre as principais atrações do local.
Descubra as belezas naturais de Cambará do Sul!
Não é preciso ir até os Estados Unidos para ver cânions. Segundo Silvio Sallowicz, CEO da Duo & Ecco, referência em viagens e eventos corporativos, o Brasil também tem paisagens naturais de tirar o fôlego.
Onde fica Cambará do Sul
A pequena Cambará do Sul, cidade localizada na região de Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, fica a menos de 200 quilômetros de Porto Alegre, capital do estado.
O que fazer em Cambará do Sul?
Sallowicz indica quais são os principais atrativos do destino, quando ir e onde ficar. Assim, fica tudo bem fácil para você eleger Cambará do Sul para sua próxima viagem. Veja, a seguir, os passeios que você não pode perder:
Visitas aos cânions:
Itaimbezinho e Fortaleza são os principais cânions em Cambará do Sul. O Itaimbezinho fica no Parque Nacional de Aparados da Serra e o Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral.
“Contemplar estes imensos paredões provoca uma sensação de encantamento e de contato com o divino que existe em nós e na natureza. As nascentes dos rios, que brotam na terra e deságuam na forma de cachoeiras, completam esse espetáculo natural grandioso”, diz Sallowicz. “A beleza da região já foi cenário de várias produções televisivas, como por exemplo, a minissérie A Casa das Sete Mulheres, da TV Globo”, completa.
Passeios de balão:
Há várias empresas que oferecem a experiência de sobrevoar os cânions de Cambará do Sul.
“O passeio de balão faz com que a pessoa se sinta, literalmente, nas nuvens!”, diz Silvio. “É uma experiência singular, que recomendo a todos que buscam desestressar e curtir cada instante do trajeto. O próprio ritmo do balão possibilita curtir a paisagem em sua plenitude”, completa.
Curtir o curioso “Passo do S”:
A apenas 40 km de Cambará do Sul, o Parque Estadual do Tainhas abriga o “Passo do S”.
Este é um lajeado natural do rio Tainhas, onde o nível da água é mais baixo e dá para cruzar de carro, a pé ou a cavalo. “Logo após o lajeado, alguns metros à frente, o Rio Tainhas se transforma em uma cachoeira surpreendente, com mais de 20 metros de altura”, indica Sallowicz.
Ecoturismo e atividades ao ar livre:
Além dos cânions, vale andar de 4×4 pelas estradas locais e se aventurar pelas principais fazendas da região.
“Conhecer as cachoeiras também é uma ótima ideia, são várias, sendo que a Tigre Preto e a Cascata dos Venâncios são bastante interessantes”, diz Sallowicz. Dá também para fazer um passeio de bote, cheio de adrenalina, pelo Rio Camisas. “Os amantes de trekking vão encontrar trilhas extensas e desafiadoras, como a Trilha do Boi, que dura um dia inteiro”, completa.
Onde ficar em Cambará do Sul
Veja abaixo algumas dicas de hotéis e pousadas para você se hospedar em Cambará do Sul:
Parador Cambará do Sul e Parador dos Canyons
Pousada Serra Verde e Cambará Eco Hotel
Quando ir para Cambará do Sul?
A melhor época é no inverno, nos meses de julho e agosto. Isso porque neste período é possível ter uma visibilidade melhor dos cânions, já que o clima é seco e mais ensolarado, com menores chances de neblina. Já os aventureiros vão curtir nos meses de setembro a maio, quando a temperatura é mais agradável e dá para tomar banho nas cachoeiras. Em tempo: no inverno, é comum a cidade registrar as mais baixas temperaturas do estado e até mesmo do Brasil
Quantos dias ficar em Cambará do Sul?
O ideal é reservar de três a quatro dias para conhecer as principais atrações do lugar. Um feriado prolongado é uma ocasião perfeita para viajar para Cambará.
Mapa de localização de Cambará do Sul
Passagem aérea:
Compre online a sua passagem aérea para Porto Alegre e depois alugue um carro para passear até Cambará do Sul.
Aluguel de Carros:
Alugue um carro e fique livre para passear e visitar Cambará do Sul no seu ritmo e sem pressa!
Sobre a Duo & Ecco:
Com atuação no Brasil e no mercado internacional, a empresa é referência em viagens de incentivo, eventos corporativos, premiações de colaboradores e live marketing. No mercado brasileiro, sua reputação é reconhecida amplamente, sendo que faturou 22 Prêmios Caio, conhecido como o Oscar do mercado de eventos. É a empresa pioneira em seu modelo de negócios, com a inovação como pilar central de seus negócios, e também a primeira do segmento a receber a certificação internacional SITE Crystal Awards. No DNA do grupo está a inovação e a personalização, além da empatia e do apoio à diversidade e à inclusão. Recentemente, as viagens de capacitação executiva entraram no portfólio de serviços. Com grande reputação e credibilidade, a empresa comemora seus 27 anos com o lançamento de uma marca única, a Duo & Ecco, fusão das duas organizações fundadas pelo CEO Silvio Sallowicz e seu sócio Gerson Palmeira. A atenção aos detalhes, a criatividade e o planejamento impecável são características que a Duo & Ecco adota para criar experiências memoráveis.
Gostou das dicas de Cambará do Sul? Então deixe o seu e-mail para receber + dicas de Viagens Bacanas!