Bonito, Mato Grosso do Sul: Águas cristalinas, cachoeiras estonteantes, piscinas naturais e grutas conservadas. Não é à toa que Bonito tem esse nome.
Descubra as Melhores Dicas de Viagem para Bonito, Mato Grosso do Sul
Bonito fica localizada na região Centro-Oeste do Brasil, no estado de Mato Grosso do Sul. A cidade fica a 297 km de distância da capital do estado, Campo Grande. Bonito faz divisa com os municípios de Jardim e Bodoquena, também apontados como referência em ecoturismo no Mato Grosso do Sul. Considerado o melhor destino de ecoturismo no país, esse paraíso atrai turistas de todos os lugares do mundo para fazer flutuação, mergulho, trilhas ou observar os grandes pássaros da região.
Porque viajar para Bonito?
=> Bonito é um paraíso para quem busca aventuras ao ar livre e contato direto com a natureza.
=> Eleita 16 vezes como o Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil
=> É famosa por suas atividades de ecoturismo, como flutuação em rios de águas transparentes, mergulho, trilhas, rapel e observação de vida selvagem.
=> Bonito é um destino sustentável, com práticas de turismo responsável que preservam o meio ambiente.
=> A cristalinidade e transparência dos rios atraem turistas do mundo todo. Entre os mais famosos estão o Rio Sucuri, Rio da Prata, Rio Formoso, Rio Mimoso e Rio Baía Bonita.
Principais Atrações de Bonito
O que fazer em Bonito? Atrações não faltam em Bonito. Você pode conhecer a Gruta do Lago Azul, o Balneário Municipal de Bonito, o Abismo Anhumas, o Buraco das Araras, a Lagoa Misteriosa, o Projeto Jiboia e a Cachoeira da Estância Mimosa. Você pode ainda fazer flutuação no Rio Sucuri, Rio da Prata ou Aquário Natural, visitar a Boca da Onça (Serra da Bodoquena) e a Fazenda São Francisco (Passeio no Pantanal Sul Mato Grossense). Sem falar nos muitos passeios de aventura como boia cross, duck e stand up paddle.
Atrações Turísticas:
Gruta do Lago Azul: Uma das atrações mais famosas, com um lago de águas azuis impressionantes.
Rio da Prata: Flutuação em águas cristalinas, onde é possível observar uma rica vida aquática.
Buraco das Araras: Uma dolina onde é possível avistar araras e outras aves.
Mergulho: No Abismo Anhumas e na Lagoa Misteriosa.
Trilhas e Cachoeiras: Parque das Cachoeiras, Estância Mimosa.
Rapel e Tirolesa: Diversas opções para os aventureiros.
Ingressos para os passeios de Bonito
Os ingressos para os passeios em Bonito só podem ser comprados nas agências locais. A Prefeitura não permite a venda de ingressos na portaria dos passeios, uma das razões para isso, é garantir que seja respeitada a lei ambiental que limita o número máximo de pessoas por passeio por dia. Além disso, as atrações devem ser agendadas com antecedência por causa da grande procura e por possuírem um limite diário de público.
Hotéis em Bonito?
Onde ficar em Bonito? Bonito oferece uma variedade de acomodações, desde pousadas charmosas e hotéis confortáveis até campings e hostels econômicos.
Restaurantes em Bonito
Onde comer em Bonito? São várias as opções de restaurantes em Bonito, como pizzarias, comida japonesa, árabe, chinesa ou regional.
Pratos Típicos: Peixe na telha, carne de jacaré, sopa paraguaia.
Doces: Doce de leite, bocaiúva.
Restaurantes: Casa do João, Juanita Restaurante, Taboa Bar, Restaurante Tapera, Pastel Bonito, Vício da Gula
Quando ir para Bonito?
Qual a melhor época para viajar para Bonito Mato Grosso do Sul? Bonito é um destino repleto de cachoeiras e balneários. Visitar a cidade num período de temperatura agradável é um convite para mergulhar e poder aproveitar todos os passeios ao máximo. A melhor época então para curtir Bonito seriam os meses de abril, maio, setembro, outubro e novembro.
Primavera (setembro a novembro): abundância de flores e de vegetação. Clima agradável e menos turistas, ótimo para explorar a região.
Verão (dezembro a fevereiro): muito sol e chuva: cachoeiras e rios cheios.
Outono (março a maio): temperatura amena: cachoeiras e rios cheios, menos chuvas, bom para todas as atividades ao ar livre
Inverno (junho a agosto): temperaturas mais baixas e águas ainda mais cristalinas, ideal para flutuação e mergulho.
O que levar para Bonito?
Leve para a sua viagem para Bonito itens como: mochila pequena, bota para caminhada ou tênis antiderrapante, lanterna, cantil, capa de chuva (anorak), maiô, repelente, toalha pequena para os passeios, short, boné, filtro solar, câmera fotográfica e câmera subaquática.
Como chegar em Bonito?
Apesar de estar localizada a 297 km de distância de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, o acesso a Bonito é simples e há pelo menos quatro formas de chegar: de carro, de van, de ônibus ou de avião.
Avião: O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Regional de Bonito (BYO), localizado a cerca de 15 km do centro da cidade, mas você também pode chegar de avião pelo Aeroporto Internacional de Campo Grande.
Ônibus: Há linhas de ônibus que conectam Bonito a Campo Grande, a capital do estado.
Carro: Bonito está a cerca de 300 km de Campo Grande, e a viagem de carro pode ser uma boa opção para quem deseja explorar a região com mais liberdade.
Van: vans partem do Aeroporto de Campo Grande em todos os dias e em vários horários.
Roteiros em Bonito:
É recomendado organizar os seus passeios com antecedência. As agências de receptivo normalmente já possuem pacotes completos que variam com a quantidade de dias do viajante.
Roteiros Sugeridos
1 dia: Gruta do Lago Azul, flutuação no Rio da Prata.
3 dias: Adicione Buraco das Araras, Boca da Onça, Aquário Natural.
1 semana: Inclua Estância Mimosa, Abismo Anhumas, Parque das Cachoeiras.
Passeios Próximos: aproveite a ida para Bonito e reserve alguns dias para conhecer também o Pantanal e veja animais como jacarés, capivaras, antas, tuiuius, colhereiros, araras e muitos outros. Bodoquena, a cerca de 70 km de Bonito, também oferece cachoeiras, trilhas e passeios de bote.
Documentos e Vacinas
Documentos: Leve o seu documento de identidade válido.
Seguro Viagem: é recomendado para todos os viajantes, especialmente para atividades de ecoturismo.
Vacinas: recomenda-se a vacina contra febre amarela, especialmente para quem vai explorar áreas de mata.
Segurança: Bonito é uma cidade segura, mas é sempre bom tomar precauções básicas, como não deixar objetos de valor à vista.
Resolva a sua viagem para Bonito Mato Grosso do Sul:
Gostou das dicas de viagem para Bonito Mato Grosso do Sul? Então siga os nossos Instagrans e receba dicas de Viagens Bacanas!
Clique na imagem abaixo e veja + FOTOS nos nossos álbuns do Pinterest – Bonito Mato Grosso do Sul