O Café Vale do Café produzido no Hotel Fazenda Florença em Conservatória, no Vale do Café, ganhou o primeiro lugar na categoria Natural. O café da Fazenda Florença leva rótulo com grão 100% arábica e tem a sua produção feita de forma sustentável.
A pureza do café da Fazenda Florença
A região do Vale do Café viveu o auge da sua produção cafeeria no século XIX e foi responsável pela produção de 75% do café do mundo. Agora , graças à dedicação de alguns produtores, está tendo a sua retomada com muito sucesso. Entre esses produtores está o Sr. Paulo Roberto dos Santos, proprietário da Fazenda Florença, em Conservatória, que retomou o plantio de café em 2017. A Fazenda Florença foi uma tradicional produtora de café no século XIX e chegou a ficar por 80 anos sem produzir café. Agora, juntamente com os pés de cafés foram plantadas centenas de árvores da Mata Atlântica e árvores frutíferas para favorecerem a fauna e as minas d’água.
Em novembro de 2019 o Café Vale do Café da Fazenda Florença ganhou o 1º lugar Categoria Natural no 3º Concurso de Cafés Especiais do Estado do Rio de Janeiro.O prêmio, mais do que justo, coroou em grande estilo a retomada da produção do café no Vale do Café.
Cafeteria da Fazenda Florença e visita ao Cafezal
A cafeteria da Fazenda Florença fica localizada no meio do cafezal, proporcionando uma bela enquanto se aprecia o delicioso cafezinho da fazenda.
Para entreter os hóspedes e despertar a curiosidade sobre o processo do plantio do café e o processo de beneficiamento pelo qual o café passa. A visita guiada passa pela plantação e a história do café, tanto na Fazenda Florença como no Vale do Café, é contada.
Dica: É necessário fazer agendamento prévio para a essa visita guiada.
A visita é finalizada na cafeteria com a degustação do café Gourmet da Fazenda Florença, o café campeão no concurso de melhores cafés do estado do RJ -2019.
Café Vale do Café da Fazenda Florença leva o prêmio na categoria Natural
O evento que aconteceu em 30/11/2019, no Palácio Guanabara, reuniu produtores que passaram por vários critérios rigorosos do qual saíram apenas dez finalistas.Os dez finalistas foram apresentados em cerimônia no Palácio Guanabara e, os cafés participaram de leilão com torrefações, cafeterias e indústrias locais.
A organização do evento foi feita pelo Sebrae e pela Associação dos Cafeicultores do Estado do Rio (Ascarj), com o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Seappa).
O objetivo do evento é incentivar a produção de cafés especiais no interior do estado agregando valor à agricultura familiar, evitando assim o êxodo rural. O termo “especiais” é usado para definir estes cafés cultivados e colhidos em condições especialíssimas, submetidos à avaliação de especialistas (metodologia de avaliação sensorial da SCA – Specialty Coffee Association, usado no mundo todo) atingindo assim notas mínimas de 80 e máximas de 100 pontos.
Em 1º. Lugar na categoria natural ficou a Fazenda Florença, cujo produtor recebeu o prêmio e teve sua saca arrematada por R$ 11.500,00 pela Café Capital – indústria e cafeteria da cidade. O Café Capital disputou o lance com o Supermercado Zona Sul, mas por fim acabou dando o maior lance e arrematando a saca. Os demais café finalistas foram leiloados com valores com média de R$ 4.000,00 a saca.
E você, quer experimentar o Café da Fazenda Florença? Então faça já a sua reserva!
Salve a imagem abaixo no seu Pinterest para consultar depois:
A Fazenda Florença faz parte da Associação de Hotéis Roteiros de Charme.