Lucerna é uma das cidades mais lindas da Suíça. As montanhas, o lago, o rio Reuss, e sua arquitetura medieval nos fazem suspirar com tanta beleza. Apesar de ser uma cidade pequena, não faltam opções do que fazer em Lucerna.
O Que Fazer em Lucerna – Melhores Atrações de Lucerna
A maior parte das atrações de Lucerna fica no seu centro histórico, que por acaso fica bem próximo da estação de trem de Lucerna. É possível conhecer grande parte dos pontos turísticos de Lucerna apenas caminhando pela cidade.
⇒ Dicas bacanas de o que fazer em Lucerna:
=> Apesar de pequena, a cidade de Lucerna oferece muitas coisas para se ver e fazer. Reserve pelo menos dois dias inteiros nela.
=> Na estação de trem de Lucerna há um Centro de Informações ao Turista. Lá você pode pegar guias e folhetos gratuitos, saber sobre passeios, e comprar ingressos.
=> Faça um Walking Tour no primeiro dia para se situar na cidade e depois explorar o que mais te interessa.
1 – Estação de Trem de Lucerna
Tanto faz se você está hospedado ao lado da estação de trem de Lucerna ou se está apenas chegando de outra cidade para passar o dia em Lucerna. De um jeito ou de outro, tudo começa a partir da estação de trem.
Na estação de trem de Lucerna chegam trens de várias outras cidades da Suíça. A estação é bem grande e possui lojas, supermercado, restaurantes, lanchonetes, farmácia, e também um Centro de Informações ao Turista. Nesse Centro de Informações você pode comprar ingressos para algumas atrações turísticas de Lucerna, e também para passeios nos arredores da cidade.É também nesse centro que você vai pegar o seu mapa gratuito da cidade.
O mapa abaixo (que vem dentro do guia) te ajuda a seguir um caminho fácil para conhecer algumas das atrações mais visitadas de Lucerna.
⇒ Dica bacana: Você pode pegar esse guia impresso no Centro de Informações Turísticas que fica na própria estação de trem.
♦ Você também pode comprar com antecedência o seu City Tour guiado por Lucerna => CLIQUE E COMPRE AQUI.
2 – KKL – Centro de Cultura e Convenções de Lucerna
O Centro de Convenções de Lucerna fica ao lado da estação de trem. Suas iniciais KKL significam “Kultur und Kongresszentrum Luzern”.
O espaço possui auditório para concertos, centro de convenções e festivais, restaurantes, e salas de teatros. Dentro dele também está também o Museu de Arte de Lucerna, o Kunstmuseum.
3 – Ponte da Capela e a Torre d’Água – Kapellbrücke & Wasserturm
A Ponte da Capela é praticamente o “cartão postal” da cidade de Lucerna. Não dá para dizer que esteve em Lucerna sem tirar uma foto com ela ao fundo.
É uma ponte de madeira coberta e acessível apenas para pedestres. A ponte cruza o rio Reuss levando os pedestres de um lado a outro da cidade. No meio da ponte está a Wasserturm, uma torre octogonal que já serviu como torre de vigia e prisão.
4 – Igreja Hof – Hofkirche
A Hofkirche, originalmente chamada de Igreja St. Leodegar, é considerada a mais importante igreja renascentista da Suíça.
A igreja foi destruída em 1633 por um incêndio e reconstruída em 1645.
5 – Monumento do Leão – Löwendenkmal – Lion Monument
Depois da Ponte da Capela, o Monumento do/ao Leão é o segundo ponto mais famoso e visitado de Lucerna.
O leão ferido, esculpido diretamente em rocha natural em 1821, é uma homenagem à morte dos soldados suíços que faleceram defendendo o rei Luis XVI em plena revolução francesa.
6 – Muralhas e Torres Medievais – Museggmauer – Town Walls
As muralhas medievais de Lucerna, com 870 metros de comprimento, foram construídas em 1386 com o objetivo de proteger e delimitar os limites da cidade.
Durante alguns períodos do ano é possível subir em algumas de suas sete torres, entre elas a torre do relógio (Zyt). Do alto da torre se tem uma vista panorâmica da cidade e do lago de Lucerna.
7 – Ponte Spreuer – Spreuerbrücke
A Spreuerbrücke é uma outra ponte de madeira sobre o Rio Reuss e fica paralela à Ponte da Capela.
Assim como a Ponte da Capela, a Spreuerbrücke também é apenas para pedestres. O interior da ponte possui 67 pinturas que representam a “Dança da Morte”, do pintor suíço Kaspar Meglinger.
8 – Nadelwehr – Needle Dam
A Nadelwehr é uma barragem que controla o fluxo de água do Lago Lucerna para o rio Rheuss.
Não é verdadeiramente uma atração, mas é interessante ver como esse controle é feito manualmente ainda e com estruturas de madeira.
9 – Igreja Franciscana – Franziskanerkirche – Franciscan Church
A Igreja Franciscana de Lucerna fica bem próxima à Igreja dos Jesuítas.
♦ Veja no Mapa a localização da Igreja Franciscana de Lucerna: Mapa dos Pontos Turísticos de Lucerna
10 – Igreja dos Jesuítas – Jesuitenkirche – Jesuit Church
A Jesuitenkirche é a primeira grande igreja barroca sacra na Suíça, construída em 1666.
A igreja fica perto da Ponte da Capela, na margem esquerda do rio Reuss e de frente para a cidade antiga.
11 – Passeio de Barco no Lago Lucerne – Vierwaldstätersee – Lake Lucerne by Boat
Diferentes passeios de barco são oferecidos para se apreciar a beleza do Lago Lucerna e os vilarejos que ficam à sua volta.
No passeio de barco é possível parar em alguns desses vilarejos para passear ou simplesmente fazer um tour completo pelo lago só apreciando a paisagem.
12 – Chateau Gütsch
Localizado no alto de uma colina, o Chateau Gütsch foi construído em 1888 e hoje funciona com um hotel.
Suba até o topo com o funicular Gütschbahn. No local é possível se hospedar, comer em seu restaurante, ou simplesmente passear por seus jardins. Do Chateau Gütsch se tem uma vista fantástica da cidade de Lucerna, das muralhas e suas torres, do lago, e montanhas.
13 – Museu suíço de Transporte – Verkehrshaus der Schweiz – Swiss Transport Museum
O Verkehrshaus der Schweiz (Museu Suíço de Transporte) é voltado ao transporte e à comunicação.
É um dos museus mais visitados da Suíça, é um verdadeiro passeio pela história do transporte. Dentro dele há também um cinema.
14 – Passeios e Montanhas próximas à Lucerna
Impossível visitar Lucerna sem visitar também as montanhas que ficam ao seu redor. Seja no inverno ou no verão, as montanhas são lindas e o passeio até elas é imperdível.
As montanhas nos arredores de Lucerna são:
- Monte Pilatus
- Monte Rigi
- Monte Titlis
- Stanserhorn
O Monte Pilatus e o Monte Rigi são os mais populares e facilmente acessíveis a partir de Lucerna. Ambos têm entrada grátis para quem possui o Swiss Travel Pass.
O Mt. Titlis e Stanserhorn também são boas opções de passeios, mas possuem um custo. Com o Swiss Travel Pass você tem 50% de desconto.
Saiba tudo sobre o Swiss Travel Pass e Ganhe Descontos nos Passeios
Monte Pilatus
O Monte Pilatus, conhecida com a Montanha do Dragão, é a montanha mais próxima de Lucerna e de fácil acesso.
O Monte Pilatus tem 2.132 metros de altitude e fica aberto durante o ano inteiro, com uma excelente estrutura para receber e divertir pessoas de todas as idades.
Em dias claros você poderá ter vista panorâmica de 73 picos alpinos!
⇒ Veja o post completo do Monte Pilatus:
Monte Rigi
O Monte Rigi também fica bem próximo à Lucerna e oferece várias atividades tanto no verão como no inverno.
A vista do lago Lucerna e das montanhas da região é linda, e para quem tem o Swiss Travel Pass o passeio até o topo do Mt. Rigi é grátis.
Monte Titlis
O Monte Titlis fica em Engelberg, a 35 kms ao sul de Lucerna. Apesar de estar mais longe do que o Monte Pilatus e o Rigi, o Titlis também oferece uma variedade enorme de entretenimento para todas as idades.
O Titlis Rotair sobe girando 360 graus, bem lentamente, e proporciona uma vista linda dos paredões de rochas e picos com neve.
Stanserhorn
O passeio até o Stanserhorn é também muito bacana.
O Stanserhorn Cabrio é o primeiro teleférico aberto (conversível) do mundo. É uma experiência incrível.
15 – Lago Bannalp – Bannalpsee
O Bannalpsee (Lago Bannalp) é um lago lindo que merece o passeio. Ele fica entre Lucerna e Engelberg.
O Bannalpsee é perfeito para quem gosta de fazer trilhas e piqueniques apreciando a beleza das montanhas e da natureza.
Veja todos os passeios em Lucerna:
veja também: