O que levar para os Lençóis Maranhenses?

0
77

O destino é único. Você nunca vai ver nada igual em toda a sua vida. Então, para desfrutar de tudo e com o conforto que você merece, alguns itens devem ser lembrados antes da sua viagem.

Tanto em Barreirinhas, como em Vassouras, Mandacarú, Caburé ou Santo Amaro, você vai usar basicamente sempre as mesmas coisas: roupa de banho, short, camiseta, chapéu ou boné, protetor solar e havaianas. Não tem como pensar em levar para lá roupas mais arrumadas. O destino é de uma beleza exuberante, mas é simples, bem simples. Simples no sentido de que você vai ver, viver e sentir basicamente 3 coisas: Sol, lagoas, e areia, muita areia.

Se você vai viajar para os Lençóis Maranhenses, não deixe de ler a lista abaixo. Você pode achar que isso é besteira, mas depois que estiver lá, vai se arrepender de não ter dado prioridade a alguns itens dessa lista.

Lençóis Maranhenses

Roupas:

Sandália haviana – Leve 2 pares. Em Barreirinhas, Caburé e Santo Amaro você só anda de havaianas. É tudo areia, areia e areia. De havianas você faz os passeios de jeep, anda nas voadeiras, coloca na mochila para subir e descer as dunas, passeia pelos centrinhos e, se quiser, vai até jantar com elas. Sim, lá é tudo muito simples.

Sandália tipo papete ou Crocs (esportiva) – Eu não tenho e não levei. Mas tem gente que gosta pois elas costumam ser confortáveis, podem molhar e servem para qualquer lugar.

Bonés/chapéu – Siiiim, esse item é importantíssimo. O Sol lá é de rachar e, apesar do vento, ele queima e muito.

Óculos de Sol – O reflexo do Sol na areia branca chega a doer o olho. O óculos também te protegem da poeira e do vento nos passeios de jeep e voadeira.

Biquini / sunga – Leve uns doism, enquanto um seca durante o dia você usa o outro. A pior coisa para mim é sair de manhã já com o biquini molhado. E acredite, lá você estará sempre molhada por causa das deliciosas lagoas.

Short para entrar na água – Durante algumas caminhadas pode ser que você tenha que atravessar um rio. Os shorts tipo tactel são ótimos pois secam super rápido.

Camisetas UV e/ou Dry-Fit – secam super rápido e te protegem do Sol escaldante.

Para a noite – camisetas, shorts ou bermudas, vestidinhos leves, calça cargo e, no máximo, um casaquinho super leve caso o tempo mude ou chova.

Capa de chuva – a gente torce para não chover, mas eu confesso que peguei uma volta de uma das lagoas já a noite e com chuva. O jeep era aberto e passei senti bastante frio.

Toalha – existem uma toalhas pequenas e que secam super rápido. Elas são super úteis de se levar na mochila. Costumam ser vendidas na Decatlon.

Canga – se você não quiser levar toalha, leve duas cangas. São leves, secam rápido e você pode se enrolar nela de uma lagoa para a outra.

roupas

Farmacinha básica:

Protetor Solar – Item importantíssimo e que não se pode esquecer. Leve para o rosto e para o corpo.

Repelente – Leve repelente para o corpo. Em algumas épocas têm bastante mosquito.

Pomada para mordida de insetos – É bom levar principalmente se você tem crianças. Consulte o seu médico para saber qual é a ideal. Nos Estados Unidos existem algumas do tipo after-bite que são ótimas.

Inseticida – Leve em spray e aqueles de tomada. Na pousada de Santo Amaro o quarto estava tomado por mosquitos. Acho que lá gastei quase que uma lata inteira de spray.

Desembaraçador de cabelo e Leave-in – O meu cabelo é fino, e o vento e o Sol fizeram dele um nó só. Por sorte eu tinha levado um condicionador grande, mas quase acabou de tanto que eu tive que usar.

Hidratante – Parece coisa só de mulher mas é bom para dar uma acalmada na pele depois de um dia inteiro de Sol, sal e areia.

Remédios – Peça para o seu médico fazer uma listinha dos itens importantes, mas para mim os indispensáveis são: para dor de cabeça, dor de barriga e diarréias, e algum antibiótico.

Obs: Em Barreirinhas você encontra facilmente farmácias, mas em Caburé e em Santo Amaro é mais complicado. Eu prefiro sempre levar os meus remédios de casa, mesmo sendo um peso a mais, do que depender de achar lá na hora.

acessorios

Equipamentos e acessórios:

Máquina fotográfica – Se você tiver uma que seja a prova ‘água melhor, pois você poderá entrar nas lagoas e passar pelos rios sem se preocupar. Mas independente de ser a prova d’água ou não, não deixe de levar uma máquina fotográfica. O visual lá é maravilhoso, a cor das lagoas espetaculares e o pôr do Sol é deslumbrante.

Dinheiro e Cartão de Crédito:

Em Barreirinhas é mais tranquilo de se usar o cartão de crédito mas, para evitar problemas, leve dinheiro em espécie o suficiente para toda a sua estadia.

 

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui