Você vai viajar? Então não passe vergonha. Descubra quanto você terá que dar de gorjeta no país que você vai visitar.
A Folha de São Paulo preparou uma matéria dando as dicas de quanto dar de gorjeta em 20 países diferentes.
Nos Estados Unidos e Canadá a política para a gorjeta é praticamente a mesma. Nos Estados Unidos é simpático dar U$ 1, para um funcionário quando a gorjeta não vem incluída na conta. No Canadá, é aconselhável deixar 2 dólares canadenses, por exemplo, para os motoristas. Em Nova York, uma dica é você dobrar o valor do imposto e arredondar ele para baixo.
[newsletter_signup_form id=7]
Na Alemanha, Argentina, Austália, Chile, Itália, México, Paraguai, Portugal, Turquia e Uruguai, a gorjeta não vem na conta. O recomendado é você deixar 10% do total da conta como gorjeta.
Na França o serviço já vem incluído na conta. Vem escrito “Service compris”, que significa serviço já incluído. De qualquer forma, é opcional deixar alguma coisa a mais caso você tenha sido bem atendido.
No Reino Unido o serviço pode vir ou não incluído na conta. Caso não venha, indica-se deixar entre 10% e 15% de gorjeta.
A Folha de São Paulo ainda enumera vários outros países e quanto se deve dar de gorjeta em cada um deles. Veja a matéria completa em Folha de São Paulo.