Peixes coloridos e de todos os tamanhos. Tubarões, raias, enguias e até lagostas. Todas essas espécies e muitas outras estão no AquaRio, o Aquário Marinho do Rio de Janeiro. Quer se surpreender? Vá conhecer o AquaRio.
Descubra um Mundo Submarino no AquaRio, o Aquário Marinho do Rio de Janeiro
Inaugurado em 2016, o AquaRio é uma atração imperdível na cidade do Rio de Janeiro. Impossível visitar o aquário e não se maravilhar com a diversidade de espécies marinhas. Isso porquê o Aquário Marinho do Rio de Janeiro é o maior aquário marinho da América do Sul.
Quem deve conhecer o Aquário Marinho do Rio de Janeiro?
Crianças, adultos, avós, estudantes… qualquer pessoa pode e deve conhecer o Aquário Marinho do Rio de Janeiro. Todos que visitam se encantam e ficam maravilhados ao se depararem com todo um universo submarino. O AquaRio é perfeito para todas as idades!
Estrutura do AquaRio, o Aquário Marinho do Rio de Janeiro
O AquaRio tem uma ótima estrutura para quem quer passar o dia e explorar toda a beleza do Aquário Marinho do Rio de Janeiro.
No andar térreo fica a biilheteria, o enorme esqueleto da baleia jubarte, a praça de alimentação, banheiros, e o Museu de Cera Dreamland. Subindo o elevador você dá início ao tour propriamente dito, tendo acesso aos inúmeros tanques que revelam uma enorme diversidade de seres marinhos.
O Que Ver e Fazer no Aquário Marinho do Rio de Janeiro?
O Aquário Marinho do Rio de Janeiro é amplo e cheio de tanques repletos de diferentes espécies marinhas. É um lugar para se maravilhar e também para aprender muito. O Aquário comporta mais de 350 espécies diferentes de seres marinhos em 26 mil metros quadrados de área construída e 4,5 milhões de litros de água. Lá encontramos desde os menores organismos marinhos chamados Plânctons, até os maiores e temíveis predadores – os tubarões. São aproximadamente 8 mil animais de diversas espécies em exposição.
Esqueleto de Baleia Jubarte
O encantamento pelo AquaRio já começa antes mesmo de se pegar o elevador para se iniciar o tour. Ao entrar no AquaRio já nos deparamos com um enorme esqueleto de baleia jubarte sobre as nossas cabeças.
Esse esqueleto de baleia jubarte era de uma fêmea (com aproximadamente 10 anos de idade, 15 metros de comprimento e 37 toneladas) que estava encalhada numa praia na zona oeste do Rio de Janeiro. Foi do diretor presidente do AquaRio, Marcelo Szpilman, a ideia de expor o esqueleto da baleia no lobby de entrada.
Um dos pilares do AquaRio é a educação ambiental por meio da conservação e pesquisa. O esqueleto exposto nos permite visualizar a grandiosidade do animal e ver, em detalhes, o formato de seus ossos.
A visita começa mesmo pegando o elevador e subindo até o 3° andar. Do terceiro andar para baixo você vai descendo (de um andar para o outro) pelas rampas que te conduzem harmoniosamente de um espaço ao outro.
Por todo o percurso da visitação mapas e placas indicam a sua localização dentro do Aquário. Dessa forma fica fácil saber onde exatamente você está dentro do AquaRio e quanto ainda falta para acabar.
Veja abaixo algumas das atrações do Aquário Marinho do Rio de Janeiro:
São inúmeras espécies de seres marinhos, de diferentes cores, tamanhos e formas.
Recinto dos Cardumes
Um dos lugares que normalmente tem fila é o Recinto dos Cardumes. O local tem um espaço onde você se agacha para entrar e fica apreciando os peixes como se estivesse dentro de uma bolha.
Recinto Oceânico
O tanque mais famoso do AquaRio é o Recinto Oceânico, um tanque enorme com 3,5 milhões de litros de água e sete metros de pé-direito. Nesse tanque convivem harmoniosamente diversas espécies marinhas, como arraias, peixes de diferentes cores e tamanhos, e tubarões.
Esse tanque, além de enorme, possui um túnel todo de vidro que passa por debaixo dele. Nesse túnel você se sente como se estivesse realmente numa cápsula de vidro mergulhada no fundo do oceano.
Você sabia?
O grande tanque oceânico representa o ambiente mais afastado da costa, no mar aberto. Os animais que vivem nesse ambiente costumam nadar o tempo todo.
Depois do Recinto Oceânico você desce uma rampa com a foto de um Tubarão-baleia em tamanho real, nos dando a real dimensão desse ser marinho e de toda a sua beleza.
Você sabia?
O tubarão baleia é tanto conhecido por ser o maior e mais pesado peixe vivo, quanto por ser um dos animais mais dóceis que existe no mundo.
Descendo a rampa chegamos à um grande salão onde vemos a parte debaixo do Recinto Oceânico. Nesse espaço ficamos mais uma vez cara a cara com os seres marinhos.
Nesse salão você encontra uma lanchonete para matar a fome ou sede. Aliás, é uma delícia se sentar no chão mesmo e ficar apreciando o balé desses maravilhosos seres marinhos. É possível ficar horas ali só observando a beleza desses animais marinhos.
Depois de descansar beber alguma coisa e descansar um pouquinho, já é hora de passar pelo famoso túnel de vidro do AquaRio.
Nesse túnel de vidro você se sente totalmente dentro do ambiente marinho.
Os peixes, tubarões e raias simplesmente dançam sobre a sua cabeça num vai e vêm apaixonante.
Saindo desse corredor de vidro você já se depara com as salas de exposição (tubarão, conchas e surfe), e mais à frente com a loja do AquaRio.
Exposições no AquaRio
Sala dos Tubarões
Nessa sala aprendemos bastante coisas sobre os tubarões. Acredito que o objetivo dessa sala seja realmente desmistificar o pavor que as pessoas têm desses seres.
Exposição de Conchas
Além de diversos tanques de tamanhos e espécies diferentes, o AquaRio ainda proporciona uma exposição de conchas fascinantes.
Exposição Museu do Surf by Rico
Para os fãs do surf, o AquaRio tem um espaço especialmente dedicado à esse esporte.
Lá, o surfista Rico de Souza construiu o primeiro museu de surf itinerante do país, com a intenção de contar a história do surf brasileiro e mundial. O acervo apresenta diversas fotos e pranchas que mostram o desenvolvimento do surf no Brasil e no mundo. São relíquias que vão desde os anos sessenta, com as madeirites, pranchões, até os modelos atuais usados por consagrados surfistas, como Silvana Lima, Neco Padaratz, Vitor Ribas, Gabriel Medina e Mineirinho.
Loja do AquaRio
A loja do AquaRio é repleta de produtos interessantes como livros, camisetas, garrafas e copos, bichos de pelúcia, e muitos outros itens legais. Eu me senti como se estivesse dentro de uma loja da Disney.
A loja foi projetada pela Kube Arquitetura e tem uma estrutura semelhante ao interior de uma baleia.
Mergulho no Aquário Marinho do Rio de Janeiro
É possível fazer um mergulho de flutuação no AquaRio com mais de 2.000 animais marinhos no Tancão do AquaRio. Você encararia?
Mergulho no AquaRio
Consulte o site do Aquario para agendar o seu mergulho
Dormir no Aquário Marinho do Rio de Janeiro
Também é possível dormir no AquaRio. Já pensou dormir bem pertinho de seres marinhos? Com muitas brincadeiras e aprendizado, o Dormindo no AquaRio acontece todos os dias das 18h às 8h do dia seguinte, mediante agendamento prévio.
Quanto tempo dura a visita ao Aquário Marinho do Rio de Janeiro?
Eu sugiro que você calcule pelo menos umas duas horas de visita, mas isso vai depender muito do seu estilo. Eu, por exemplo, adoro explorar tudo nos mínimos detalhes. E, na saída do tour, você ainda termina a visita dentro de uma super loja do AquaRio.
Alimentação no AquaRio – Onde Comer no Aquário Marinho do Rio de Janeiro
O AquaRio conta com uma pequena praça de alimentação no andar térreo, com mesas e cadeiras para você fazer um lanche.
Mas se você sentir fome ou sede durante o tour não se preocupe. Em alguns corredores e cantinhos do AquaRio ficam alguns carrinhos estrategicamente localizados para matar a sua sede ou fome.
Acessibilidade ao Aquário Marinho do Rio de Janeiro
O AquaRio possui estrutura necessária para receber pessoas portadoras de necessidades especiais. O acesso aos aquários pode ser feito através de rampas ou elevadores e o local ainda disponibiliza cadeiras de rodas para quem precisar. Os corredores são amplos e os tanques de vidro possuem uma altura boa, já estrategicamente pensada para as crianças e cadeirantes.
O Aquário Marinho do Rio de Janeiro também oferece uma programação especial para pessoas com autismo. O circuito é adaptado pra fazer dessa aventura muito especial pra eles! Consulte o AquaRio para saber a programação e horários especialmente preparados à visitação de pessoas portadoras de necessidades especiais.
Central de Fotos no AquaRio – Fotos no Aquário Marinho do Rio de Janeiro
O AquaRio oferece alguns espaços para que você tire fotos com fotógrafos do Aquário. Se você optar por tirar essas fotos, as mesmas ficarão disponíveis no site do AquaRio pelo prazo de 48 horas após a compra. Para dúvidas envie um e-mail para: [email protected].
Ingresso AquaRio – Como Comprar o ingresso para o Aquário Marinho do Rio de Janeiro
Para quem quer tranquilidade e conforto, uma boa dica é comprar o ingresso online diretamente no site do Aquário Marinho do Rio de Janeiro. Na hora da compra você já escolhe o horário da sua visita e ainda evita as filas na bilheteria.
O AquaRio oferece preços diferenciados para cariocas, clientes Santander, turistas… então confira no site do AquaRio se você tem direito a algum desconto.
Você também pode comprar o seu ingresso para o Aquário Marinho do Rio de Janeiro na hora mesmo, na bilheteria. Mas lembre-se que você pode encarar uma certa fila.
Dica importante:
Nos finais de semana o Aquário Marinho do Rio de Janeiro costuma ficar bem cheio. Eu fui num sábado e tinha muita gente. Acabei me demorando muito mais do que eu planejava. Então tenha em mente que duas horas de visita podem virar facilmente quatro horas, dependendo do quanto estiver cheio e também se você for parar em cada tanque, explorar a loja, comer alguma coisa, e ainda aproveitar e visitar o Museu de Cera.
Se você é um turista no Rio, veja algumas opções de hospedagem no Rio de Janeiro:
Horário AquaRio – Horário de Funcionamento do Aquário Marinho do Rio de Janeiro
- O AquaRio funciona todos os dias, de segunda a domingo, incluindo feriados.
- O horário de visitação é das 10h às 18h, mas só é possível entrar no aquário até às 17 horas.
Endereço do AquaRio – Onde Fica o Aquário Marinho do Rio de Janeiro
O AquaRio está localizado no bairro da Gâmboa, na região portuária da cidade do Rio de Janeiro (chamada de Porto Maravilha) e que foi totalmente revitalizada.
Endereço:
Praça Muhammad Ali, Gambôa, 20220360 – Rio de Janeiro – RJ – Brasil
E-mail: [email protected] | Tel: 21 2042-5312
Como Chegar no Aquário Marinho do Rio de Janeiro
Você pode chegar ao AquaRio de diversas formas:
- de bicicleta
- de carro
- de Uber ou Táxi
- de Metrô + VLT
Indo de Bicicleta para o AquaRio
Para aqueles que gostam de pedalar, há uma ciclovia que passa em frente ao AquaRio. Você pode aproveitar o seu passeio de bicicleta para curtir e apreciar o visual do Boulevard Olímpico onde está o famoso painel “Etnias” do Kobra e ainda o Museu do Amanhã.
Indo de Uber ou Táxi para o AquaRio
Ir de Uber ou de táxi é a forma mais fácil de se chegar ao Aquário Marinho do Rio de Janeiro. Você não precisa se preocupar em como chegar, nem em estacionar, nem comprar tíquete de metrô e nem de VLT. O Uber ou táxi te deixam na porta do AquaRio com todo o conforto.
Indo de Metrô e VLT para o AquaRio
Para quem quer economizar, é possível pegar o metrô de diferentes locais do Rio de Janeiro e depois pegar o VLT que te deixa no AquaRio. Lembre-se que antes de entrar no VLT é necessário adquirir o cartão nas máquinas que ficam em cada estação. Dentro do VLT um inspetor passa e checa o seu bilhete. Não é possível comprar e nem recarregar o cartão dentro do VLT. Então não se esqueça de comprar o seu cartão de VLT antes. Eu não calculei o valor certo da minha ida e volta e não tinha saldo suficiente no meu cartão. Só percebi isso quando eu entrei no VLT e o meu cartão acusou falta de saldo suficiente. O inspetor me fez saltar na parada seguinte para colocar o restante do saldo e pegar o próximo VLT. As câmeras de segurança dentro do VLT filmam tudo e fazem com que o trabalho dos inspetores seja bem correto. O erro foi meu, então coube a mim me atrasar um pouco para fazer uma recarga e depois continuar o trajeto até o AquaRio.
- Metrô: você pode saltar na estação Cinelândia e depois pegar o VLT para o AquaRio.
- VLT: pegue a linha 1 no sentido Rodoviária/Praia Formosa e salte na estação Utopia AquaRio.
Indo de Carro para o AquaRio
Para quem vai de carro, o Aquário Marinho do Rio de Janeiro oferece um amplo estacionamento em parceria com a Estapar. O estacionamento do AquaRio funciona de segunda a domingo, de 9h às 19h e sujeito à disponibilidade (vagas limitadas).
A entrada é pela via de serviço ao lado da praça Muhammad Ali, próximo ao túnel 450 Anos. Não existe acesso pelo Túnel Marcello Alencar. Nas ferramentas Waze e Google Maps, pesquisar pelo endereço R. do Aquário ou Via Binário 194 – Gamboa.
Estacionamento no Aquário Marinho do Rio de Janeiro
- Tarifário (para até 4 horas):
- Visitantes Associados do AquaRio que possuem o benefício do Passaporte Anual: R$25,00* e a cada 30min. adicionais + R$5,00
- Visitantes com Ingressos do AquaRio: R$38,00* e a cada 30min. adicionais + R$10,00
- Rotativos comuns: R$70,00 e a cada 30min. adicionais + R$10,00
- Obs: Confira esses preços no site do AquaRio
Museu de Cera Dreamland no AquaRio
Uma novidade legal que tem agora no AquaRio é o Museu de Cera Dreamland que também fica no andar térreo. O ingresso pode ser comprado como um Combo (junto com o ingresso do AquaRio) ou separadamente, para quem quer só visitar o Museu de Cera.
O Que Fazer na Proximidades do Aquário Marinho do Rio de Janeiro
Quem vai ao AquaRio pode aproveitar e conhecer outros atrativos próximos, como:
- Museu do Amanhã
- Museu de Arte do Rio (MAR)
- Boulevard Olímpico (com o famoso painel “Etnias” do Kobra)
Agradecimentos & Blogs Participantes:
Essa visita foi uma cortesia oferecida pelo AquaRio. Apesar da entrada ter sido gratuita, todo o artigo desse post revela a minha experiência pessoal e opinião sincera sobre a visita.
Nessa visita tive o prazer de ter a companhia dos seguintes blogs de viagem:
- Olívia Garimpando Por Aí
- Chicas Lokas na Estrada
- Turista Fulltime
- Viajando com Daniela Casacardo
- Fui Ser Viajante
- Fora da Toca
Salve a imagem no seu Pinterest para consultar depois: