Swiss Travel Pass: saiba tudo sobre ele

17
3375

A melhor forma de viajar pela Suíça é comprar um passe de trem que se ajuste exatamente às suas necessidades. E o Swiss Travel Pass é o passe perfeito para quem pretende viajar e conhecer as belezas e encantos da Suíça. Mas existem diferentes tipos de passes Swiss Travel. Nesse artigo, você vai entender exatamente qual o passe ideal para você comprar.

Saiba tudo sobre o Swiss Travel Pass e Como Viajar de Trem pela Suíça

Os trens na Suíça são precisos e te levam para praticamente todos os lugares que você possa imaginar. E mesmo quando o trem não chega naquele lugar exato que você quer (o que é difícil de acontecer), sempre existirá um ônibus, bonde/tram, ou barco que fará essa conexão final. Então vamos ao que interessa, como escolher o seu passe de trem na Suíça!

Como escolher o seu Swiss Travel Pass

Fazer turismo na Suíça não é barato, e os passes de trem também não são. Mas, dependendo de quantos dias você desejar explorar a Suíça, vale muito mais a pena comprar um passe de trem do que os bilhetes separadamente. Mas é preciso analisar e calcular direitinho os seus custos e descobrir qual a melhor opção de passe de trem para você.

São basicamente 4 opções de Swiss Travel Pass:

  1. Swiss Travel Pass
  2. Swiss Travel Pass Flex
  3. Swiss Transfer Ticket 
  4. Swiss Half Fare Card

Swiss Travel Pass

Resumidamente eu posso te dar algumas dicas:

  • Se você pretende viajar bastante de trem sem se preocupar em ficar comprando os tíquetes para cada viagem, então a sua melhor opção é o Swiss Travel Pass.
  • Se você vai usar muito os trens em apenas alguns específicos dias, então o Swiss Travel Pass Flex é bom para você.
  • Se você quer apenas um meio de transporte para chegar e voltar do seu destino, então compre apenas o Swiss Transfer Ticket.
  • Se você pretende fazer viagens mais curtas e locais, e não se importa de ter que parar para comprar o bilhete para cada viagem, então o Swiss Half Fare Card pode ser uma boa opção para você.

Mas vamos analisar abaixo cada tipo de passe.

Tipos de passes:

1 Swiss Travel Pass

O Swiss Travel Pass é um passe que te proporciona viagens ilimitadas em trens, ônibus, barcos, ou em transportes urbanos. Tudo isso sem você precisar ficar comprando os seus tíquetes de trem em cada estação e para cada viagem. Com o seu passe Swiss Travel Pass, você apenas entra no trem/barco/ônibus e relaxa até chegar ao seu destino. Além disso, o Swiss Travel Pass oferece várias vantagens adicionais como entradas grátis e/ou com descontos em diversos museus da Suíça e algumas excursões.

Para comprar esse bilhete você vai precisar saber apenas quantos dias deseja que o passe seja válido, qual a classe de bilhete que quer adquirir (primeira ou segunda classe), e se você tem crianças ou jovens viajando com você ou não.

No Swiss Travel Pass você pode comprar o seu passe para:

  • 3 dias consecutivos
  • 4 dias consecutivos
  • 8 dias consecutivos
  • 15 dias consecutivos

Em qualquer uma dessas opções, você poderá viajar de trem livremente dentro do período previamente escolhido. No momento da compra online, você terá que preencher o primeiro dia de viagem desejado, e poderá viajar em qualquer dia (quantas vezes quiser por dia) dentro desse intervalo de tempo.

Ex: A foto abaixo representa a escolha de um passe de 3 dias consecutivos para 01 adulto. Note que é necessário preencher apenas o primeiro dia de viagem pois na opção anterior você já terá escolhido o número de dias (3, 4, 8, ou 15 dias). Preencha com a data em que você quer usar pela primeira vez o passe de trem. Exemplo: se você quiser usar o trem logo ao chegar na Suíça, já preencha o campo com o data do dia da sua chegada.

Swiss Travel Pass

2 Swiss Travel Pass Flex

No Swiss Travel Pass Flex você pode comprar o seu passe para:

  • 3 dias dentro de um período de um mês
  • 4 dias dentro de um período de um mês
  • 8 dias dentro de um período de um mês
  • 15 dias dentro de um período de um mês

O Swiss Travel Pass Flex sai um pouco mais caro que o Swiss Travel Pass pois te dá liberdade de viajar dentro de um período de tempo maior (um mês). Ou seja, nessa opção Flex você tem um mês inteiro para usar o passe. Mas, em compensação, só poderá usá-lo em 3, 4, 8, ou 15 dias (dependendo do que você tiver comprado). Fora isso, o Swiss Travel Pass Flex tem os mesmos benefícios que o Swiss Travel Pass como, por exemplo, o 50% de desconto nos teleféricos e trens de montanha. A única diferença é que no Swiss Travel Pass Flex é exigido o uso de um dia de viagem para aí sim poder ter o benefício desses descontos.

Ex: A foto abaixo representa a escolha de um passe Swiss Travel Flex de 3 dias dentro de um período de um mês para 01 adulto. Note que é necessário preencher apenas o primeiro dia de viagem, o sistema calculará um mês após essa data para o término da validade.

Swiss Travel Pass Flex

Diferença entre o Swiss Travel Pass e o Swiss Travel Pass Flex

O Swiss Travel Pass e o Swiss Travel Pass Flex são perfeitos para quem não quer se preocupar em comprar bilhetes nas estações. Com esses passes, você simplesmente entra no trem (na classe comprada) e faz a sua viagem.

Swiss Travel Pass

A foto abaixo é um exemplo de valores (em Euros) para 01 adulto na primeira classe e as opções de validade.
Onde está escrito “contínuo” é o Swiss Swiss Travel Pass, e onde está escrito “dentro de 1 mês” é o Swiss Travel Pass Flex.

Swiss Travel Pass

Para você saber qual é o passe ideal para você, pense sempre na quantidade de dias da sua viagem pela Suíça e se você quer ficar livre para usar o passe a qualquer momento ou só em alguns dias específicos.

Dica pessoal:
Eu prefiro o Swiss Travel Pass normal, em vez do Flex, pois fico livre para viajar todos os dias durante o período inteiro da minha viagem. Mesmo que o trecho seja pequeno, vale muito a pena escolher o Swiss Travel Pass. É só entrar no trem e aproveitar a viagem.

3 Swiss Transfer Ticket

O Swiss Transfer Ticket é um passe que te leva de um aeroporto (ou de uma estação de trem específica) da Suíça até o seu destino de férias (na rota mais direta possível), e de volta ao aeroporto no último dia de viagem.

Vantagens do Swiss Transfer Ticket:

  • 50% de desconto na maioria dos trens de montanha no dia da sua chegada e saída.
  • É ideal para quem vai ficar em apenas um lugar ou para quem vai alugar um carro no local.
  • Bom para férias curtas ou para férias de esqui onde você fica em só um local.
  • Válido por um mês.

Note na foto abaixo que no Swiss Transfer Ticket só aparece a opção de 2 dias dentro de um mês (são os dias de ida e volta do seu destino).

Swiss Transfer Ticket

4 Swiss Half Fare Card

O Swiss Half Fare Card é um passe que te permite ter 50% de desconto (em viagens ilimitadas) em trens, ônibus, barcos e transporte público. Esse passe tem validade de um mês e também pode ser comprado diretamente no site da RailEurope.

Vantagens do Swiss Half Fare Card:

  • 50% de desconto na maior parte dos trens e transportes públicos das cidades.
  • Desconto de 50% em alguns trens de montanha.
  • Você não fica preso à uma classe específica. Você pode comprar, por exemplo, um trecho na primeira classe e um outro na segunda classe.
  • Filhos com idade entre 6 e 15 anos viajam de graça com o Swiss Family Card se acompanhados de pelo menos um dos pais.

Desvantagens do Swiss Half Fare Card: você precisará comprar o passe de trem para cada trecho que for viajar.

Note na foto abaixo que no Swiss Half Fare Card só há a opção do período de 1 mês contínuo.

Swiss Half Fare Card

 

Benefícios do Swiss Travel Pass

Swiss Travel Pass

Viagens ilimitadas em trens, barcos, e ônibus

Você pode viajar quantas vezes quiser dentro do prazo escolhido por você. Você pode, por exemplo, pegar quantos trens desejar num mesmo dia, sem se preocupar em ter que ficar comprando os bilhetes em cada estação. Além disso, os passeios de barco pelos maravilhosos lagos Suíços também estão incluídos. E para se locomover nas cidades, os ônibus e trams (bondes) também estão inclusos no passe.

Malha ferroviária enorme

Toda a Suíça está conectada pela sua enorme e eficiente malha ferroviária. Você pode ir praticamente para qualquer destino dentro da Suíça de trem. Caso o trem não chegue até o destino final, o transporte público (também incluído no passe) fará essa última parte.

Conforto e pontualidade dos trens

Os trens chegam e partem em horários precisos. Você pode olhar no site da SBB e se programar para estar na estação naquele horário. E mesmo que você perca o seu trem, com certeza um próximo trem estará chegando logo depois, ou você simplesmente pode mudar a sua rota, fazendo outras conexões que te levarão ao mesmo destino mas por um outro caminho.

Trens Panorâmicos Suíços

Todos os maravilhosos trens panorâmicos (como por exemplo o Glacier Express, Bernina Express, Golden Pass Line, Gothard Panorama Express) estão incluídos no Swiss Travel Pass. Você pode fazer a rota completa ou apenas alguns trechos, ficando totalmente à sua escolha. Em alguns desse trens é obrigatório reservar o assento pagando uma pequena taxa. (ainda farei um post sobre isso).

Museus e Atrações

O Swiss Travel Pass também dá acesso a mais de 490 museus na Suíça. Alguns dos museus que estão incluídos são:
Museu do Transporte – em Zurique
Olympic Museum – em Lausanne
Paul Klee Center – em Berna
Para ver a relação completa dos museus acesse o site: www.museumspass.ch/en

Descontos nos Trens Turísticos e/ou de Montanhas

Alguns trens ou teleféricos (lifts / cadeirinhas) que levam para o topo das montanhas são particulares e exigem a compra em separado. No entanto, com o Swiss Travel Pass você também tem desconto nesses trens, em geral de 50% a 25%. Basta apresentar o seus Swiss Travel Pass no momento da compra do bilhete.
Exemplo: o trem que leva para o Jungfraujoch (Top of the Europe) dá um desconto de 25% para portadores do Swiss Travel Pass.

Vantagens para a Família

Crianças menores de 16 anos de idade viajam grátis na opção Family Card, e jovens de 16 a 25 anos têm desconto no Swiss Travel Pass.

Transportes: O que está incluído no Swiss Travel Pass

Basicamente podemos dizer que:

  • Trens e ônibus para as cidades são grátis.
  • Transporte para as montanhas (teleféricos, funiculares, trens de cremalheira) oferecem um desconto.
  • Transporte urbano dentro das cidades (trams, ônibus, bondes) são grátis em 75 cidades da Suíça.
  • Barcos são grátis, exceto em cruzeiros especiais ou com jantares.

Entendendo o mapa do Swiss Travel Pass

Swiss Travel Pass

  • As rotas de trem estão marcadas em vermelho.
  • Os transportes de montanha estão marcados em preto.
  • As rotas de ônibus estão marcadas em amarelo.
  • Os trajetos de barco estão marcados em branco.

No Swiss Travel Pass e no Swiss Travel Pass Flex:

Swiss Travel Pass

  • Nas linhas contínuas (vermelha, amarela, preta, e branca), você pode viajar ilimitadamente com o seu Swiss Travel Pass.
  • As linhas pontilhada (vermelha, amarela, preta, e branca), são os trajetos que dão 50% de desconto (exceto no Jungfraujoch onde o desconto é de 25%).
  • Nas linhas em azul não há desconto nenhum.

Mapa com os trechos inclusos e com descontos

O mapa abaixo mostra onde você pode fazer viagens ilimitadas usando o seu Swiss Travel Pass, e também os trechos onde você terá um desconto. Clique no mapa para ampliá-lo.

Swiss Travel Pass
Mapa Swiss Travel Pass

Quem pode comprar o Swiss Travel Pass?

Qualquer pessoa residente fora da Suíça pode comprar o Swiss Travel Pass. Residentes da Suíça e Liechtenstein não podem usá-lo.

Onde e Como Comprar o Swiss Travel Pass:

Compre o seu Swiss Travel Pass pela internet com a RailEurope. O site é em português, simples, fácil de navegar, e você recebe os seus passes por email com toda a segurança (sem o risco de ser extraviado pelos Correios).

⇒ Clique aqui para comprar o: Swiss Travel Pass ou o Swiss Travel Pass Flex

⇒ Clique aqui para comprar o: Swiss Transfer Ticket

⇒ Clique aqui para comprar o: Swiss Half Fare Card

Comprando o seu Swiss Travel Pass

No ato da compra, você vai marcar as seguintes opções:
quantos adultos são, quantos jovens e/ou crianças, se você quer primeira ou segunda classe, e a opção desejada de quantidade de dias.

Viajando com Crianças

  • Crianças até 04 anos de idade viajam grátis.
  • Crianças de 6 a 15 anos inclusive, podem viajar grátis se acompanhadas de pelo menos um dos pais titular de um bilhete Swiss Travel.
  • Jovens de 16 a 25 anos têm desconto no Swiss Travel Pass.

Se você vai viajar com os seus filhos (entre 6 a 15 anos inclusive), marque quantos adultos são e depois a opção Crianças com Family Card. O passe para elas será gratuito.

Foto abaixo:
exemplo (na segunda classe) de 1 pai com 1 criança com idade entre 6 e 15 anos inclusive. Note que o valor se mantém o mesmo de 01 adulto, mesmo tendo sido marcada a opção de 01 criança no Family Card. Mesmo que você tenha três filhos entre 6 e 15 anos de idade, você só pagará o valor dos adultos.

Swiss Travel Pass

Jovens de 16 a 25 anos têm desconto no Swiss Travel Pass. Eles são considerados quase adultos e, portanto, não entram na opção Family Card.

A opção Crianças é apenas para crianças viajando sozinhas ou acompanhadas de algum adulto que não seja pai e/ou mãe. Você deverá marcar essa opção para crianças sozinhas ou se você estiver viajando com netos, sobrinhos ou para os amigos dos seus filhos.

Taxas e Seguro:

Ao comprar o seu passe online, será cobrada uma taxa de serviço adicional. Além dessa taxa, aparecerá um campo opcional para você fazer um seguro de proteção para o seu passe. Esse seguro serve para casos como perda do passe, cancelamentos, ou greves de trens. Esse seguro é opcional e, não querendo comprá-lo, basta marcar a opção “Não obrigado”.

Confirmação da Compra do Swiss Travel Pass

Após fazer a compra online, você receberá um email de confirmação da sua compra. Esse email ainda não é o seu passe. Depois de alguns dias, você receberá (também por email) o seu passe. Basta imprimí-lo e levá-lo para a sua viagem. Simples assim.

Dica Bacana:
Deixe o seu passe sempre junto com o seu passaporte. Os controladores de trem checam os passes em 99% dos trajetos e, alguns deles, também pedem para ver o passaporte.

Validar ou não o seu Swiss Travel Pass

Muitos sites e blogs falam da necessidade de se validar o Swiss Travel Pass no primeiro dia de uso do mesmo. No entanto, isso é basicamente uma coisa do passado. Atualmente, em praticamente todos os casos, o Swiss Travel Pass já está pronto e válido para você viajar, principalmente quando você recebe o passe para imprimir em casa.

Comprando o seu Swiss Travel Pass com a RailEurope, você não precisará fazer mais nada além de imprimi-lo e levá-lo na viagem. Ele estará pronto para usar!

Em caso de dúvida, cheque se o seu passe (enviado pela RailEurope) veio com as seguintes informações: data de início e fim da viagem, seu nome, número do seu passaporte, e classe comprada.

Na foto abaixo eu marquei os campos que devem constar do seu passe. (por motivos de segurança eu rasurei o número do meu passaporte e o código de barras).

Swiss Travel Pass

Reserva de assentos

A maioria dos trens e ônibus (praticamente 99% deles) não exige reserva de assento. Basta embarcar (na classe comprada) com o seu Swiss Travel Pass, sentar em qualquer lugar livre e viajar. No entanto, alguns poucos trens exigem a reserva e pagamento de assentos. Em geral esses trens são trens mais exclusivos, como o Glacier Express e o Bernina Express, por exemplo.

Normalmente o sistema de reserva de assentos fica disponível 90 dias antes da data da sua viagem. Você terá que escolher o dia e o horário desejado. Compre antecipadamente pois os vagões têm assentos limitados.

Swiss Travel Pass reserva de assentos

 

♦ Dica bacana:
Ao decidir o dia em que fará aquela viagem específica, conte 90 dias antes da data e marque na sua agenda para que você possa comprar o seu assento. Alguns trechos e horários são bem cheios e, quanto antes você lembrar de comprar o seu assento, mais garantia de conseguir você terá.

Porquê comprar com a RailEurope

O site da RailEurope é:

  • em português, seguro, e super fácil de navegar.
  • você compra o seu passe online, imprimi, e já viaja com ele em mãos.
  • possui uma área de suporte que pode tirar todas as suas dúvidas.

⇒ Dicas bacanas:

  • Sempre haverá um trem para o seu destino. Se você perder o trem não se desespere, sempre haverá um próximo ou uma outra rota para você chegar aonde quer.
  • Os trens são super confortáveis e têm compartimentos para as malas.
  • Você pode comprar o seu bilhete na primeira ou segunda classe.
  • As estações de trem possuem rampas ou elevador para pessoas com necessidades especiais.
  • Em alguns trens, na hora de entrar no trem, a plataforma estará na mesma altura do piso do trem, bastando empurrar a mala. Em outros trens pode haver uma diferença como um degrau, necessitando suspender a mala para entrar no trem.
  • Se você precisar de um passe para 23 dias, por exemplo, compre um passe de 15 dias e outro de 8 dias.
  • Leve sempre o seu Swiss Travel Pass com você. Você pode resolver embarcar num trem a qualquer momento e precisará estar de posse dele e também do seu passaporte. Esteja certo de que os controladores de trem conferem os passes em 99% das viagens.
  • Os passes são pessoais e intransferíveis pois contém nome, número do passaporte, validade e a classe escolhida.

Confira abaixo os valores em Francos Suíços do Swiss Travel Pass 2017:

Swiss Travel Pass

Gostou do Post? Ficou com alguma dúvida? Então não se acanhe de me perguntar pois terei o maior prazer em responder. 

Uma coisa é certa, comprar o Swiss Travel Pass para a sua viagem para a Suíça é a sua melhor opção! Boa viagem!

Swiss Travel Pass

 

Salve essa imagem no seu Pinterest para consultar depois.

Veja todos os nossos Posts sobre a Suíça



ORGANIZE SUA VIAGEM!
Dica Bacana: Reservando com os nossos parceiros você adquire um serviço de qualidade, com o menor preço, e ainda ajuda o blog a se manter e a produzir cada vez mais conteúdos de viagens bacanas

Resolva a sua Viagem:
HOSPEDAGEM

Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem!
Na BOOKING.COM você tem o melhor preço e ainda pode cancelar gratuitamente. Na HOTEIS.COM você pode parcelar em até 10 vezes.

INGRESSOS

Compre on-line e não entre mais em filas!
Com a Get Your Guide você compra, imprime o ingresso e apresenta na entrada. O site é todo em português, fácil e seguro.

ALUGUEL DE CARROS

Compare os preços entre as principais locadoras do Brasil e do mundo.
Pague em Reais, sem IOF, e parcele em 12 vezes com a RENTCARS.com

 

 

PASSAGEM AÉREA

Compre a sua Passagem Aérea com:
LATAM / AZUL / AVIANCA / Emirates / Air France / KLM / DECOLAR / MaxMIlhas / Skyscanner 

 

CHIP DE CELULAR

Embarque com o seu Chip Internacional já funcionando.
A EasySIM4u tem planos de voz e dados ilimitados em mais de 140 países.
Receba o Chip na sua casa!

 

SEGURO VIAGEM

Não viaje sem um seguro viagem.
Faça uma cotação na SegurosPromo e garanta o melhor preço!
Use o cupom VIAGENSBACANAS5 e ganhe 5% de desconto.

 

Dica Bacana: Reservando com os nossos parceiros você adquire um serviço de qualidade, com o menor preço, e ainda ajuda o blog a se manter e a produzir cada vez mais conteúdos de viagens bacanas



Gostou das dicas do Viagens Bacanas?

Então acompanhe a gente curtindo as nossas redes sociais abaixo e cadastre-se para receber sempre as melhores novidades.




Central de Reservas Viagens Bacanas
Sua viagem organizada em um só lugar

17 COMENTÁRIOS

  1. oi Ana… que texto completíssimo!!! Acho que nenhuma informação ficou de fora. Perfeito para quem está pretendo viajar para a Suíça. Eu estive lá alguns meses atras. Passei 15 dias e visitei algumas cidades, mas o passe não serviu para mim. Se o tivesse comprado teria gasto mais do que gastei. Fazer conta é a saída para a tomada de decisão sobre comprar ou não comprar não é mesmo?! bjus

  2. Que post perfeito! Muito bem explicado. A Suíça está na minha lista de desejos e confesso que nunca entendi bem como funcionava o Swiss Travel Pass mas agora você explicou muito bem. Obrigada pelas dicas!

  3. Também acho o Swisspass uma das melhores formas de viajar pela Suíça e sempre recomendo para quem mais dias no roteiro pq acaba valendo bem à pena. Sobre a questão da validação vc usou sem? Vou confirmar diretamente na estação aqui mas realmente ainda indicam como necessário. Legal se não for mais.

    Abraços

    • Oi Monique, com o Swiss Travel Pass não precisa mais validar não. Eu comprei o meu para 15 dias consecutivos e viajei tranquilamente. Até perguntei antes, na estação de trem de Zurique, só para tirar a dúvida mesmo, e eles me confirmaram que nesse tipo de passe Print at Home não era mais necessário. Eu fui direto para o meu trem e fiz a minha linda viagem.

    • Oi Luciane, eu recebi em três dias. Primeiro recebi a confirmação da reserva, e três dias depois veio o bilhete por e-mail para eu imprimir. Não tem erro! Qualquer dúvida pode perguntar. Abs

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui