Trilhas no Vale das Videiras com o Galpão Caipira

0
1136

O Vale das Videiras está localizado na região de Araras, a apenas 100km de distância do Rio de Janeiro. É um local perfeito para uma escapada de fim de semana ou até mesmo para quem quer fazer um passeio de dia inteiro num estilo bate e volta. De carro, em menos de duas horas você chega lá e se depara com um local perfeito para fazer trilhas ou pedalar. Nós fizemos uma trilha com o suporte do Galpão Caipira no Vale das Videiras e adoramos. Mas o Vale das Videiras é muito mais do que um paraíso de trilhas. Confira abaixo as dicas do que fazer no Vale das Videiras.

O Que Fazer no Vale das Videiras

Vale das Videiras

Impossível não se encantar com o sossego e a natureza abundante do local. No Vale das Videiras você pode fazer trilhas a pé, de moto, pedalar, se hospedar numa gostosa pousada para namorar, e ainda saborear uma comida deliciosa.

Vale das Videiras

O local tem pousadas, restaurantes, lojinhas, e tem também o Galpão Caipira, um lugar que tem tudo isso junto e ao mesmo tempo.

Vale das Videiras
Lojas e restaurantes no Vale das Videiras

Minhas amigas e eu escolhemos fazer uma das trilhas oferecidas pelo Galpão Caipira no Vale das Videiras. Saímos do Rio num domingo cedo, fizemos a trilha, exploramos as lojinhas locais, almoçamos no Galpão Caipira, e voltamos para casa felizes e com a sensação de termos feito um lindo passeio, um ótimo exercício físico respirando o ar puro da natureza, e ainda termos comido maravilhosamente bem. Dia perfeito para um domingo de sol longe da confusão dos centros urbanos.

Amigas

O Galpão Caipira no Vale das Videiras

O Galpão Caipira no Vale das Videiras é uma estrutura que conta com um restaurante, loja, aluguel de bikes, oferta de passeios de trilhas a pé e/ou de bicicleta, vestiário, spa, e hospedagem. Isso tudo para que você possa desfrutar do seu dia, ou fim de semana, da melhor forma possível. Você pode escolher se hospedar no Vale das Videiras e curtir as várias opções de passeios, ou fazer uma visita de dia inteiro e escolher apenas um dos passeios. De um jeito ou de outro, eu garanto que você vai adorar a visita ao Vale das Videiras.

Mesmo que você não goste, ou não possa fazer atividade física, o passeio ao Vale das Videiras é super gostoso. Você pode simplesmente passear de carro por lá, fazer compras nas lojinhas, e comer uma deliciosa comida no Galpão Caipira ou num outro restaurante de lá.

Atividades oferecidas pelo Galpão Caipira:

O Galpão Caipira oferece diversas atividades para você se aventurar na natureza. Você pode escolher entre um passeio a pé ou de bicicleta. As bicicletas podem ser alugadas no Galpão Caipira, ou você pode levar a sua própria bike, como você preferir. Além disso, o Galpão Caipira tem guias que podem te acompanhar nos passeios, indicando os caminhos, dando dicas da região, e até resgatando aqueles que ficam pelo meio do caminho e não aguentam fazer a trilha toda.

Vale das Videiras
Guia do galpão Caipira acompanhando o passeio no Vale das Videiras

O Galpão Caipira oferece também uma infra-estrutura completa para antes e depois do seu passeio. O local tem vestiário masculino e feminino para você trocar de roupa, um Spa para massagens, uma lojinha para comprar coisas deliciosas e também objetos variados, e hospedagem para quem quer dormir no Vale das Videiras.

Serviços oferecidos pelo Galpão Caipira:

  • aluguel de bicicletas
  • trilhas a pé
  • trilhas de bicicleta
  • trilhas de motos
  • spa e massagens
  • vestiário
  • kit de banho
  • contratação de guias

As Trilhas do Vale das Videiras:

São várias as trilhas existentes no Vale das Videiras, cada uma com uma distância e com níveis de dificuldades variados. Tem trilhas para iniciantes, intermediários, e até para aqueles que buscam mais adrenalina e aventura.

Vale das Videiras
Trilhas do Vale das Videiras

Alguns passeios/trilhas exigem um número mínimo de participantes. O ideal é entrar em contato com o Galpão Caipira e saber quais serviços podem ser feitos em grupo ou individualmente. Os guias do Galpão Caipira são especializados e fornecem todo o apoio e estrutura para o seu passeio.

Vale das Videiras
Trilhas do Vale das Videiras

Bikes do Galpão Caipira:

Para aqueles que preferem pedalar mas não querem levar a sua bike, o Galpão Caipira oferece um serviço de aluguel de bicicletas. As bikes são super bem cuidadas e possuem marchas e amortecedores para você encarar as trilhas com tranquilidade.

Vale das Videiras
Bicicletas do Galpão Caipira no Vale das Videiras

Você pode optar por fazer a trilha por conta própria ou contratar o serviço com guia do Galpão Caipira. Para mim, optar por um guia, é sempre a melhor opção pois ele te dará suporte durante todo o passeio. Além disso, você não corre o risco de se perder ou se desesperar caso o pneu da sua magrela fure na metade do caminho.

Vale das Videiras
Caminhos no Vale das Videiras

Trilha de Bike para o Poço São Pedro

Uma das trilhas de bicicleta oferecidas pelo Galpão Caipira é a que leva até o Poço São Pedro. Essa é uma trilha indicada para iniciantes, e são 12 km no total (ida e volta). O passeio sai do próprio Galpão Caipira e, apesar de ser considerada como uma trilha para iniciantes, possui algumas subidas e curvas pelo caminho que podem ser um pouco cansativas para quem não costuma fazer atividade física. De qualquer forma, os guias do Galpão Caipira estão preparados para essas situações e oferecem um sistema de ajuda, seja resgatando a pessoa de carro, ou acompanhando ela num ritmo mais lento. Esse passeio passa por uma parte asfaltada (4 km) e em seguida são mais 2km por uma estradinha de terra com subidas e descidas. Após esses 6 km você chega ao Poço São Pedro onde pode se refrescar em suas águas limpas.

Vale das Videiras

Eu não fiz esse passeio ainda, mas minhas amigas fizeram e amaram.

Trilhas a pé & Caminhadas:

São várias as opções de trilhas no Vale das Videiras, algumas mais curtas e outras mais longas e com um maior nível de dificuldade.

Vale das Videiras

Como eu já falei antes, o ideal é contratar um guia do Galpão Caipira para te acompanhar no passeio. A ajuda do guia vai evitar que você se perca pelo caminho, e ainda vai te mostrar os locais para apreciar as vistas mais bonitas e tirar as melhores fotos. Nós pagamos R$ 60,00 por pessoa (valor em julho de 2018) para o guia nos acompanhar na trilha que leva para o Mirante do Quilombo.

Mirante do Quilombo
Vista do Mirante do Quilombo

TrilhaO guia que nos acompanhou na nossa trilha, o Adriel, levou água e barrinhas de cereais para que pudéssemos nos hidratar e repor as energias durante a caminhada. Durante a trilha, uma simpática cadelinha branca nos acompanhou por todo o percurso. O Adriel explicou que ela adora acompanhar os visitantes e levar as pessoas até o mirante. Ela ia nos guiando subindo pela trilha serelepe e indicando o caminho. O fôlego dela era incomparável ao nosso, que tivemos que parar e respirar algumas vezes, nem tanto pela dificuldade, mas sim pela altitude da serra. Mas uma parada para uma foto e a respiração já estava 100% de volta.

A trilha até o Mirante do Quilombo é considerada uma trilha leve, de aproximadamente uma hora e meia de duração no total. A trilha é realmente fácil, e ficamos com vontade de voltar para conhecer as outras trilhas mais distantes e que levam a lugares mais altos, como a do Morro do Cuca ou a do Sardoal.

Vale das Videiras

 

Durante a nossa trilha passamos por pastos, casinhas fofas, portões, lindas árvores e paisagens.

Trilha
Trilha para o Mirante do Quilombo – Paisagens pelo caminho

No topo do Mirante do Quilombo, uma recompensa, uma casinha particular mas com porteira aberta para você se sentar em frente a lareira à céu aberto e apreciar a vista espetacular. Confesso que imaginei a delícia que deve ser poder passar a noite nessa casinha no topo da montanha, com a lareira acesa, tomando um vinho e contando as estrelas.

Mirante do Quilombo
Casinha no alto do Mirante do Quilombo

Spa do Galpão Caipira:

Infelizmente nós não tivemos tempo suficiente para podermos experimentar as massagens e tratamentos oferecidos pelo Spa do Galpão Caipira. Na verdade, o Galpão Caipira oferece dois lugares para o Spa, um no próprio Galpão, e o outro à beira do rio cercado pela natureza. Acredito que ambos devam ser experiências rejuvenescedoras, especialmente após um dia de trilhas pelos morros do Vale das Videiras.

Obs: Não se esqueça de marcar com antecedência a sua massagem.

Vestiário do Galpão Caipira:

O Galpão Caipira possui um vestiário masculino e outro feminino para você trocar de roupa antes ou depois do seu passeio. As instalações são super boas e o Galpão fornece um kit banho com shampoo, sabonete Granado e toalha. O kit não é gratuito, mas vale muito a pena pois você pode decidir tomar um banho na volta do seu passeio e não ter que voltar suado para casa.

Loja e Delicatessen do Galpão Caipira:

O Galpão Caipira dispõe de uma simpática loja com bebidas, alimentos, produtos artesanais, e produtos de decoração. É uma espécie de delicatessen com loja de decoração junto. Você pode comprar produtos típicos da região, como queijos, bolos, compotas e geléias deliciosas, e ainda levar uma lembrancinha de recordação para a sua casa.

Galpão Caipira
Lojinha do Galpão Caipira

O Restaurante do Galpão Caipira:

Além da lojinha tipo delicatessen, o Galpão conta com um restaurante com deliciosas opções de pratos, como trutas, massas, e carnes. Eu experimentei uma truta lá e estava simplesmente deliciosa. A cerveja também estava estupidamente gelada, perfeita para matar a sede depois da caminhada. Os pratos custam em torno de R$ 50,00, não é exatamente barato mas nada absurdo. Pelo sabor e qualidade dos mesmos, vale muito a pena comer lá antes de recomeçar a viagem de volta para casa.

Galpão Caipira
Restaurante do Galpão Caipira

Onde Ficar no Vale das Videiras

O Vale das Videiras fica localizado na região de Araras, que é repleta de gostosas pousadas para você se hospedar. Confira na Booking.com algumas opções de Pousadas em Araras.

O Galpão Caipira também oferece as Suítes Caipiras. São charmosas e confortáveis suítes no estilo Bed and Breakfast. A vantagem de você se hospedar numa Suíte Caipira, é que você já fica localizado exatamente no ponto onde saem os passeios, não precisando pegar carro nem se deslocar para chegar ao local.

Veja fotos e valores para se hospedar nas Suítes Caipiras 

Quando ir para o Vale das Videiras

O ideal é visitar o Vale das Videiras num belo dia de sol. Mas, mesmo com o tempo nublado o local é bonito e vale a visita. Para quem vai fazer trilhas, a dica é não ir com tempo chuvoso. Com chuva as trilhas ficam escorregadias e pode ser até perigoso. Espere o tempo melhorar e deixe para ir num dia sem chuva. O pessoal do Galpão Caipira é super atencioso e eles mesmos mudarão a data do seu passeio caso esteja chovendo.

Como se Vestir para Fazer uma Trilha no Vale das Videiras

Use roupas leves mas que te protejam do sol e do vento. Shorts são bem vindos apenas em trilhas mais largas e sem muita vegetação. Em caso de dúvida, opte por uma calça de trilha ou legging, assim você evitará ter as suas pernas arranhadas ou até mordidas por insetos. Uma camiseta com proteção solar também é bastante indicado, uma vez que o sol de montanha costuma ser mais forte. Chapéu ou boné, tênis ou bota de caminhada, casaco corta vento, tudo isso é bom para se fazer uma trilha com conforto e segurança.

O Que Levar para o Vale das Videiras

Vale das Videiras

Se você for fazer uma trilha a pé ou de bicicleta, leve os seguintes itens na sua mochila:

  • toalhinha para se secar
  • óculos de sol
  • protetor solar
  • boné ou chapéu
  • celular para tirar fotos ou máquina fotográfica
  • casaco (no inverno)
  • muda de roupa seca para a volta

Dicas Bacanas para Fazer a sua Trilha:

  1. Se você contratar um dos serviços do Galpão Caipira, o guia que acompanhará o seu passeio levará água e barrinhas de cereais para você se hidratar e repor as energias durante o passeio.
  2. A lojinha do Galpão Caipira vende bebidas, barrinhas, biscoitos e outras delícias para você comprar para o seu passeio, ou para levar para casa na volta.
  3. Ligue com antecedência para o Galpão Caipira e contrate o seu passeio ou aluguel de bikes. É mais garantido do que chegar lá e todas as bicicletas estarem ocupadas.
  4. Alguns passeios do Galpão Caipira requerem um mínimo x de participantes. O ideal é sempre entrar em contato antes e tirar todas as dúvidas para agendar o dia, a quantidade de pessoas, e trilha desejada.
  5. A vantagem de contratar um guia do Galpão Caipira para te acompanhar na trilha é que o guia te dará indicações dos melhores mirantes, cachoeiras, e outros pontos de interesse que só quem conhece bem o local sabe dar.
  6. O Galpão Caipira oferece acomodações para quem quer se hospedar e fazer os passeios com calma.

Como Chegar no Vale das Videiras

Localizado na região serrana de Araras, o Vale das Videiras está na divisa entre Petrópolis, Miguel Pereira e Paty de Alferes.

Vale das Videiras
Mapa de localização do Vale das Videiras

Saindo do Rio de Janeiro, siga a Linha Vermelha até a Rodovia Washington Luiz (BR 0-40), sempre olhando as indicações para Petrópolis. Um pouco antes de chegar em Itaipava, pegue a entrada para Araras. São mais 20km até chegar no Galpão Caipira.

Alugue um Carro para chegar ao Vale das Videiras

Com a RENTCARS.com você compara os preços das principais locadoras do Brasil.
⇒ Parcele em 12 vezes com a RENTCARS.com

 

O Vale das Videiras combina com:

Para quem vai se hospedar por mais dias no Vale das Videiras ou em Araras, há várias opções de programas para se fazer por ali por perto. Uma vantagem do local é estar próximo de Itaipava e Petrópolis, podendo ser a base e o ponto de partida para vários passeios pela serra.

Algumas opções de passeios são:

  • Feirinha de Itaipava
  • Visita à Petrópolis

Para Maiores informações sobre o Galpão Caipira

Endereço: Estrada Almirante Paula Meira, nº 8320 – Centrinho – Vale das Videiras – Petrópolis, RJ
Telefone: (24) 2225-3072
E-mail: contato@ogalpaocaipira.com.br
Site: www.ogalpaocaipira.com.br
Facebook: @GalpaoCaipira
Instagram: @galpaocaipira

Salve essa imagem no seu Pinterest para consultar depois:

Vale das Videiras

Reserve o seu Hotel

Confira as nossas dicas de Hotéis Bacanas.

Descubra qual é o seu Estilo de Viagem.



ORGANIZE SUA VIAGEM!
Resolva a sua Viagem:
HOSPEDAGEM

Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem!
Na BOOKING.COM você tem o melhor preço e ainda pode cancelar gratuitamente. Na HOTEIS.COM você pode parcelar em até 10 vezes.

ALUGUEL DE CARROS

Compare os preços entre as principais locadoras do Brasil e do mundo.
Pague em Reais, sem IOF, e parcele em 12 vezes com a RENTCARS.com

 

PASSAGENS DE ÔNIBUS

Viajar de ônibus é fácil, seguro e barato. Garanta logo o seu assento com a CLICKBUS!

 

PASSAGEM AÉREA

Compre a sua Passagem Aérea com:
LATAM / AZUL / AVIANCA / Emirates / Air France / KLM / DECOLAR / MaxMIlhas / Skyscanner

CHIP DE CELULAR

Embarque com o seu Chip Internacional já funcionando.
A EasySIM4u tem planos de voz e dados ilimitados em mais de 140 países.
Receba o Chip na sua casa!

 

SEGURO VIAGEM

Não viaje sem um seguro viagem.
Faça uma cotação na SegurosPromo e garanta o melhor preço!
Use o cupom VIAGENSBACANAS5 e ganhe 5% de desconto.

 

Dica Bacana: Reservando com os nossos parceiros você adquire um serviço de qualidade, com o menor preço, e ainda ajuda o blog a se manter e a produzir cada vez mais conteúdos de viagens bacanas



Gostou das dicas do Viagens Bacanas?

Então acompanhe a gente curtindo as nossas redes sociais abaixo e cadastre-se para receber sempre as melhores novidades.




Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui