Farol Preguiças ou Farol de Mandacaru

O Farol Preguiças é também conhecido como Farol de Mandacaru por estar localizado nesse pequeno povoado. Mandacaru é uma vila de pescadores que fica  entre a praia de Caburé e a praia de Atins. É um antigo povoado ribeirinho e as famílias que moram lá vivem basicamente da pesca e da agricultura. Antigamente, Mandacaru era um centro comercial e portuáio para transportes por mar até São Luís.

Chegamos até Mandacaru numa voadeira. Aliás, a voadeira é o meio de locomoção mais legal e rápido para os turistas que visitam os Lençóis Maranhenses.

Assim que você chega em Mandacaru, a voadeira encosta num deck de onde você vai caminhar uns 5 minutos até o Farol. Logo no deck há um quiosque com bebidas, batidas e caipirinhas que são preparadas na hora.

Como o calor estava intenso, preferimos fugir do Sol e andar logo até o farol. Bem na entrada do Farol tem um bar que vende bebidas, água de coco e sorvete.

O Farol tem 54 metros de altura e 160 degraus. Então prepare-se pois é cansativo para subir sim.

A escada é em caracol e, com o calor, dá até para sentir uma certa tonteira. Mas a vista lá de cima compensa todo o esforço.

Do alto se tem uma vista panorâmica para Mandacaru, Atins, Caburé, Rio Preguiças, e os Lençóis Maranhenses. São 360 graus de vista para se apreciar toda a beleza do rio, das dunas, das palmeiras, dos cajueiros e dos manguezais.

Na descida, pare novamente no bar e pesça uma água de coco geladinha.

Veja mais dicas sobre os Lençóis Maranhenses.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui