Muito cara? Muito fria? Que língua se fala? Qual moeda é usada? Dá para viajar para a Suíça mesmo sem ter muito dinheiro? Essas são perguntas feitas por muitas pessoas. Conhecida como sendo um dos países mais caros do mundo, a Suíça intimida alguns viajantes que a julgam inacessível. Mas saiba que a Suíça é acessível sim a todos. Basta que você tenha as dicas práticas e informações sobre a Suíça antes de viajar.
Informações sobre a Suíça: o que saber antes de ir
As dicas abaixo são fundamentais para você fazer uma viagem tranquila pela Suíça. Confira abaixo as informações sobre a Suíça e faça uma excelente viagem para esse destino maravilhoso!
1 Localização Perfeita no coração da Europa
A Suíça está localizada no coração da Europa, bem no centro da Europa mesmo. Por esse motivo, é fácil de se chegar na Suíça, seja de trem ou de avião. Trens e aviões de todos os países à sua volta estão a poucas horas de distância. E até do Brasil existem voos diretos, ou com escalas, para a Suíça.
2 Transporte Público na Suíça
O transporte público na Suíça é algo único, diferente de todo o resto do mundo. Tudo funciona. Trens, ônibus e barcos te levam para todos os lugares do país em horários precisos e sem atrasos. Tudo funciona de forma coordenada e eficiente para moradores e turistas.
⇒ Dica bacana: O Swiss Travel Pass é um passe de trem para você explorar todo o país de trem e de barco. Os preços variam de acordo com a quantidade de dias desejado.
3 Turismo pela Suíça
As cidades Suíças são encantadoras, cada uma ao seu estilo. Você pode preferir visitar as cidades mais urbanas ou explorar as vilas localizadas aos pés ou no alto das montanhas. Seja qual for o seu estilo, você sempre se surpreenderá com lindos lagos, picos nevados mais próximos ou mais distantes, muitas atrações turísticas urbanas ou não, infinitas trilhas deslumbrantes, e muitos esportes de aventura.
⇒ Dica bacana: Comprando o Swiss Travel Pass você tem descontos e entradas gratuitas em museus, castelos, passeios de barcos, e teleféricos.
4Línguas, Cultura e diferentes Tradições
A Suíça é dividida em 26 Cantões e nela são falados quatro idiomas oficiais (alemão, francês, italiano, e romanche), além de outros dialetos. O idioma varia de região para região, mas fique tranquilo, grande parte da população fala inglês. Assim como o idioma falado, cada Cantão tem sua cultura própria e tradições. Viajar pela Suíça é viajar por diferentes culturas e experienciar diferentes modos de viver.
5 Comidas e Bebidas típicas
Além dos famosos chocolates, a Suíça tem queijos maravilhosos e vinhos que harmonizam perfeitamente com diferentes sabores. Além disso, as diferentes regiões da Suíça possuem as suas próprias especialidades locais que surpreendem aos mais exigentes paladares.
⇒ Dica bacana: Para quem não quer gastar em restaurantes caros, é bom saber que muitos restaurantes oferecem um menu do dia, com um preço bem mais acessível.
Uma outra dica bacana é pedir uma taça de vinho em vez da garrafa toda.
6 Esportes e Aventura no Verão e no Inverno
Os praticantes de esqui e snowboard são beneficiados no inverno com uma ampla variedade de locais e estações de esqui. Muitos locais estão a uma curta distância dos centros urbanos. Além do esqui, inúmeras outras atividades são praticadas na Suíça, como as caminhadas, trilhas, alpinismo, mountain bike, rafting, e rapel.
7 Hospedagem de todos os tipos
Na Suíça você encontra diferentes tipos de hospedagem, para todos os tipos de bolso. Hotéis 5 estrelas encantam os hóspedes mais exigentes, mas hotéis mais simples e mais em conta também primam pelo bom atendimento e qualidade. Em qualquer parte da Suíça você encontra um hotel perfeito para o seu perfil e estilo de viagem.
8 Compras & Shopping
Apesar de ser considerado um país caro, na Suíça você encontra tudo o que puder imaginar e precisar. Os produtos são de excelente qualidade e tem um excelente custo-benefício. Dependendo da época do ano, algumas promoções valem muito a pena, sem falar dos produtos tipicamente suíços, como chocolates, canivetes, e relógios.
9 Passaportes & Vistos & Vacinas
Não é necessário visto para brasileiros viajarem para a Suíça, desde que a sua estadia lá seja inferior a três meses. Uma dica importante é que o seu passaporte tenha uma validade de pelo menos três meses após a sua data prevista de saída da Suíça. Ou seja, se você deseja viajar de 10 a 20 de janeiro, o seu passaporte deverá estar válido até 20 de abril pelo menos. Isso é necessário devido ao acordo Schengen do qual a Suíça faz parte. Além disso, a data de emissão (data que você fez o passaporte) do seu passaporte deve ser menor do que dez anos. Se o seu passaporte já tiver dez anos ou estiver chegando aos dez anos, faça um novo passaporte para viajar. Sobre exigências de vacinas, não há nenhuma vacina obrigatória para se entrar na Suíça.
10 Dinheiro & Moeda
A moeda na Suíça é o Franco Suíço (CHF). Alguns locais aceitam receber em euros, mas isso não é garantido. O Euro costuma ser aceito apenas em lojas maiores. E, mesmo que o estabelecimento aceite os seus euros, provavelmente você receberá o troco em francos suíços. Os cartões de crédito normalmente aceitos são: Visa, Mastercard, American Express.
11 Gorjetas
Você não é obrigado a dar gorjetas na Suíça, mas essa prática é sempre muito apreciada pelos prestadores de serviço no mundo todo.
12 Impostos e Taxas de Serviço
A taxa de serviço já vem, geralmente, incluída na conta do hotel ou restaurante. O IVA (VAT em inglês) sobre as mercadorias compradas na Suíça, já está incluído no preço. Os turistas podem solicitar o IVA nas compras acima de CHF 300 (francos suíços).
13 O Clima
O clima na Suíça costuma ser bem marcado, com um frio intenso no inverno e temperaturas mais quentes no verão. No entanto, dependendo da região e cidade que você estiver, isso pode mudar consideravelmente. O clima nas montanhas, por exemplo, costuma ser bem mais ameno no verão. Além disso, o tempo pode mudar repentinamente nas montanhas, fazendo com que a temperatura despenque em questão de minutos.
⇒ Dica Bacana: Dois sites dão uma previsão bastante correta sobre o tempo na Suíça, são eles:
14 Voltagens e Tomadas
A rede elétrica suíça é de 220-240 volts. As tomadas costumam ser iguaizinhas às do Brasil (três pinos cilíndricos). Provavelmente você não precisará de um adaptador de tomadas, mas sempre é recomendado levar um adaptador universal em viagens internacionais.
15 Distância da Suíça das principais cidades na Europa:
A Suíça está no coração da Europa e a uma curta distância de várias outras capitais europeias.
Veja mais Informações sobre a Suíça:
Salve a imagem abaixo no seu Pinterest para consultar depois:
Gostou das Informações Práticas sobre a Suíça? Então => Leia Todos os nossos Posts sobre a Suíça
x