Dicas e Informações Práticas sobre a Suíça

0
1011

Muito cara? Muito fria? Que língua se fala? Qual moeda é usada? Dá para viajar para a Suíça mesmo sem ter muito dinheiro? Essas são perguntas feitas por muitas pessoas. Conhecida como sendo um dos países mais caros do mundo, a Suíça intimida alguns viajantes que a julgam inacessível. Mas saiba que a Suíça é acessível sim a todos. Basta que você tenha as dicas e informações práticas sobre a Suíça antes de viajar.

Dicas e Informações Práticas sobre a Suíça

Motivos para Amar a Suíça

1 Localização Perfeita no coração da Europa

A Suíça está localizada no coração da Europa, bem no centro da Europa mesmo. Por esse motivo, é fácil de se chegar na Suíça, seja de trem ou de avião. Trens e aviões de todos os países à sua volta estão a poucas horas de distância. E até do Brasil existem voos diretos, ou com escalas, para a Suíça.

Mapa da Suíça dentro da Europa
Localização da Suíça dentro da Europa

2 Transporte Público na Suíça

O transporte público na Suíça é algo único, diferente de todo o resto do mundo. Tudo funciona. Trens, ônibus e barcos te levam para todos os lugares do país em horários precisos e sem atrasos. Tudo funciona de forma coordenada e eficiente para moradores e turistas.

Transporte Público na Suíça
Transporte Público na Suíça

⇒ Dica bacana: O Swiss Travel Pass é um passe de trem para você explorar todo o país de trem e de barco. Os preços variam de acordo com a quantidade de dias desejado.

3 Turismo pela Suíça

As cidades Suíças são encantadoras, cada uma ao seu estilo. Você pode preferir visitar as cidades mais urbanas ou explorar as vilas localizadas aos pés ou no alto das montanhas. Seja qual for o seu estilo, você sempre se surpreenderá com lindos lagos, picos nevados mais próximos ou mais distantes, muitas atrações turísticas urbanas ou não, infinitas trilhas deslumbrantes, e muitos esportes de aventura.

Turismo pela Suíça
Turismo pela Suíça

⇒ Dica bacana: Comprando o Swiss Travel Pass você tem descontos e entradas gratuitas em museus, castelos, passeios de barcos, e teleféricos.

4Línguas, Cultura e diferentes Tradições

A Suíça é dividida em 26 Cantões e nela são falados quatro idiomas oficiais (alemão, francês, italiano, e romanche), além de outros dialetos. O idioma varia de região para região, mas fique tranquilo, grande parte da população fala inglês. Assim como o idioma falado, cada Cantão tem sua cultura própria e tradições. Viajar pela Suíça é viajar por diferentes culturas e experienciar diferentes modos de viver.

Cultura e diferentes tradições na Suíça
Cultura e diferentes tradições na Suíça

5 Comidas e Bebidas típicas

Além dos famosos chocolates, a Suíça tem queijos maravilhosos e vinhos que harmonizam perfeitamente com diferentes sabores. Além disso, as diferentes regiões da Suíça possuem as suas próprias especialidades locais que surpreendem aos mais exigentes paladares.

Bebidas e comidas na Suíça
Bebidas e comidas na Suíça

⇒ Dica bacana: Para quem não quer gastar em restaurantes caros, é bom saber que muitos restaurantes oferecem um menu do dia, com um preço bem mais acessível.
Uma outra dica bacana é pedir uma taça de vinho em vez da garrafa toda.

6 Esportes e Aventura no Verão e no Inverno

Os praticantes de esqui e snowboard são beneficiados no inverno com uma ampla variedade de locais e estações de esqui. Muitos locais estão a uma curta distância dos centros urbanos. Além do esqui, inúmeras outras atividades são praticadas na Suíça, como as caminhadas, trilhas, alpinismo, mountain bike, rafting, e rapel.

Esportes na Suíça
Esportes na Suíça

7 Hospedagem de todos os tipos

Na Suíça você encontra diferentes tipos de hospedagem, para todos os tipos de bolso. Hotéis 5 estrelas encantam os hóspedes mais exigentes, mas hotéis mais simples e mais em conta também primam pelo bom atendimento e qualidade. Em qualquer parte da Suíça você encontra um hotel perfeito para o seu perfil e estilo de viagem.

Diferentes tipos e categorias de Hotéis na Suíça
Diferentes tipos e categorias de Hotéis na Suíça

8 Compras & Shopping

Apesar de ser considerado um país caro, na Suíça você encontra tudo o que puder imaginar e precisar. Os produtos são de excelente qualidade e tem um excelente custo-benefício. Dependendo da época do ano, algumas promoções valem muito a pena, sem falar dos produtos tipicamente suíços, como chocolates, canivetes, e relógios.

Compras na Suíça
Compras na Suíça

9 Passaportes & Vistos & Vacinas

Não é necessário visto para brasileiros viajarem para a Suíça, desde que a sua estadia lá seja inferior a três meses. Uma dica importante é que o seu passaporte tenha uma validade de pelo menos três meses após a sua data prevista de saída da Suíça. Ou seja, se você deseja viajar de 10 a 20 de janeiro, o seu passaporte deverá estar válido até 20 de abril pelo menos. Isso é necessário devido ao acordo Schengen do qual a Suíça faz parte. Além disso, a data de emissão (data que você fez o passaporte) do seu passaporte deve ser menor do que dez anos. Se o seu passaporte já tiver dez anos ou estiver chegando aos dez anos, faça um novo passaporte para viajar. Sobre exigências de vacinas, não há nenhuma vacina obrigatória para se entrar na Suíça.

Passaporte
Passaporte

 10 Dinheiro & Moeda

A moeda na Suíça é o Franco Suíço (CHF). Alguns locais aceitam receber em euros, mas isso não é garantido. O Euro costuma ser aceito apenas em lojas maiores. E, mesmo que o estabelecimento aceite os seus euros, provavelmente você receberá o troco em francos suíços. Os cartões de crédito normalmente aceitos são: Visa, Mastercard, American Express.

Francos Suíços
Francos Suíços

11 Gorjetas

Você não é obrigado a dar gorjetas na Suíça, mas essa prática é sempre muito apreciada pelos prestadores de serviço no mundo todo.

Gorjetas
Gorjetas

12 Impostos e Taxas de Serviço

A taxa de serviço já vem, geralmente, incluída na conta do hotel ou restaurante. O IVA (VAT em inglês) sobre as mercadorias compradas na Suíça, já está incluído no preço. Os turistas podem solicitar o IVA nas compras acima de CHF 300 (francos suíços).

13 O Clima

O clima na Suíça costuma ser bem marcado, com um frio intenso no inverno e temperaturas mais quentes no verão. No entanto, dependendo da região e cidade que você estiver, isso pode mudar consideravelmente. O clima nas montanhas, por exemplo, costuma ser bem mais ameno no verão. Além disso, o tempo pode mudar repentinamente nas montanhas, fazendo com que a temperatura despenque em questão de minutos.

Temperatura média na Suiça
Temperatura média na Suiça

Dica Bacana: Dois sites dão uma previsão bastante correta sobre o tempo na Suíça, são eles:

14 Voltagens e Tomadas

A rede elétrica suíça é de 220-240 volts. As tomadas costumam ser iguaizinhas às do Brasil (três pinos cilíndricos). Provavelmente você não precisará de um adaptador de tomadas, mas sempre é recomendado levar um adaptador universal em viagens internacionais. 

tomada adaptador

15 Distância da Suíça das principais cidades na Europa:

A Suíça está no coração da Europa e a uma curta distância de várias outras capitais europeias.

Suíça distâncias
Suíça distâncias

Salve a imagem abaixo no seu Pinterest para consultar depois:

Informações Práticas sobre a Suíça

Saiba tudo sobre a Suíça:

Onde ficar / O que fazer / Onde comer / Como chegar / Quando ir / Combina com / O que levar / Roteiros & Quantos dias / Pacotes de viagem / Passagens Aéreas / Passagens de ônibus / Aluguel de carros / Fotos / Vídeos / Informações Práticas / Todos os Posts sobre a Suíça /

Gostou das Informações Práticas sobre a Suíça?

Então agora descubra os Motivos para Amar a Suíça

Leia Todos os nossos Posts sobre a Suíça 



Vai Viajar? Resolva a sua Viagem:

Reserve o seu Hotel

Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem:

Faça a sua reserva com antecedência e garanta o melhor preço com a Booking.com.

Banner da Booking.com

 

Ou reserve o seu hotel/pousada com a Hoteis.com e parcele em até 10 vezes.

Hoteis.com

Compre a sua Passagem Aérea com
LATAM / AZUL / AVIANCA / DECOLAR / Submarino Viagens / MaxMIlhas
Alugue um Carro

Compare os preços entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. O pagamento é feito em Reais e sem IOF, e ainda é possível dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito.

Rentcars

 

Seguro Viagem

Não viaje sem um seguro viagem. Faça uma cotação na SegurosPromo e garanta o melhor preço!

Seguros Promo

Dica Bacana: Reservando com os nossos parceiros você adquire um serviço de qualidade, com o menor preço, e ainda ajuda o blog a se manter e a produzir cada vez mais conteúdos de viagens bacanas

 



Gostou das dicas do Viagens Bacanas?

Então acompanhe a gente curtindo as nossas redes sociais abaixo e cadastre-se para receber sempre as melhores novidades.




Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui