O passeio ao Parque Lage é uma visita super agradável, tanto para os moradores da cidade como para turistas e visitantes. A entrada é gratuita e o parque é um grande terreno repleto de plantas, caminhos, palmeiras imperiais, árvores com gostosas sombras, cavernas, e cantinhos perfeitos para relaxar. Mas você conhece os mistérios e histórias do local?
Visita Guiada ao Parque Lage Rio de Janeiro
Você sabia que o Parque Lage era um antigo engenho de açúcar na época do Brasil Colonial? E que o Parque Lage teve o projeto de um jardim inglês construído nos moldes das quintas européias? E que o local ainda registrou uma linda história de amor entre Henrique Lage e uma cantora lírica italiana?
Ah, se você não sabe nada disso (e eu também não sabia), você precisa fazer a visita guiada ao Parque Lage. A sua experiência no local será muito rica e você se sentirá fazendo parte de anos de histórias e mistérios do parque. Se você quiser matar um pouco da sua curiosidade, veja no site do Parque Lage um pouquinho dessa história: Parque Lage História
Onde fica o Parque Lage?
A localização do Parque Lage: o Parque Lage fica na Rua Jardim Botânico nº 414, numa excelente localização, perto da Lagoa Rodrigo de Freitas e dos bairros da Gávea e Humaitá.
O que Ver e Fazer no Parque Lage
O Parque Lage é um local para quem quer passear, apreciar a natureza, e fugir do corre corre do dia-a-dia urbano. Apesar de ficar numa área urbana da cidade, ao entrar no Parque Lage toda a correria, stress, e barulhos ficam para trás. No parque você só escuta o som dos passarinhos, as risadas das crianças, e a brisa do vento que bate na folhas das árvores. É um local para você respirar um ar puro e se reconectar com a sua essência.
Mas, além de toda essa paz, o Parque Lage ainda proporciona várias outras experiências e vivências como:
- explorar o Palacete com seu café e mesas ao redor da piscina
- apreciar a incrível vista do Cristo Redentor de diversos pontos do parque
- caminhar por todo o parque descobrindo cada cantinho
- namorar no Recanto dos Namorados
- explorar o interior das grutas (artificiais)
- subir nas pontes e coreto
- observar as diferentes espécies de peixes do Aquário
- visitar a Lavanderia dos Escravizados
- caminhar até o Lago dos Patos
- prestigiar as exposições locais
Veja o mapa do Parque Lage:
O Parque Lage permite também a locação de alguns espaços para casamentos, desfiles de moda, e encontros corporativos. Veja no site do Parque Lage mais informações sobre os espaços para locações: Parque Lage Locação de Espaços
Atividades de Lazer no Parque Lage
No Parque Lage é possível fazer piqueniques, festas infantis, grupos de leitura, reuniões de amigos, e muitas outras coisas. Alguns itens que perturbam ou atrapalham os visitantes não são permitidos, como balões, bicicletas, e músicas. Tudo isso foi pensado para proporcionar à maioria dos visitantes o maior bem estar possível, sem músicas altas ou barulhos de balões de ar estourando.
Para os mais aventureiros, há uma trilha que leva até o Corcovado. A trilha não é indicada para iniciantes, ela é considerada nível 3, ou seja, um tanto puxada. Por motivos de segurança, é aconselhável nunca fazê-la sozinho, e sim em grupo.
Crianças no Parque Lage: O Parque Lage é perfeito para as crianças de todas as idades, que se sentem livres e podem correr pelo parque pelos caminhos de terra sem qualquer preocupação. Um parquinho infantil também faz a alegria dos pequenos. Piqueniques com os amigos podem ser organizados pelos pais, assim como festas de aniversários e confraternizações. O número máximo de participantes recomendado é de 30 pessoas. As áreas disponíveis para o piquenique são: parquinho, platô, lago dos patos, lateral da gruta, recanto dos namorados e coreto.
O Parque Lage também oferece uma vasta grade de atividades para as crianças nas férias escolares. Veja no site do Parque Lage as atividades voltadas para as crianças nas férias: Programação completa de Férias no Parque Lage
Cursos no Parque Lage: o Parque Lage abriga a Escola de Artes Visuais do Parque Lage. No local são oferecidos vários tipos de cursos como de fotografia, de pintura e desenho, oficinas gráfica e outros. Veja todos os cursos do Parque Lage em: Parque Lage Cursos
O Que Levar para o Parque Lage?
Não é permitido entrar com cadeiras e bicicletas, mas você pode levar toalhas e cangas para espalhar pelo chão e se sentar apreciando todo o lindo visual à sua volta.
Veja algumas dicas do que levar para o Parque Lage: garrafa d’água, frutas e barrinhas de cereais, protetor solar, repelente contra mosquitos, boné, óculos de sol e celular para tirar fotos. Obs: não são permitidas máquinas fotográficas no interior do Palacete.
Você pode também levar lanches e bebidas, mas não se esqueça de levar um saco plástico para recolher e levar de volta com você todo o seu lixo. Os animais silvestres não devem ser alimentados e nem podem comer os restos de lixo que os humanos esquecem pelo caminho.
Se você ficar na dúvida, consulte o site do Parque Lage que contém todas as regras do que pode ou não dentro do parque: Parque Lage Regras de Visitação
Onde Comer no Parque Lage?
Se a sua ideia não é fazer um piquenique, não se preocupe. O Parque Lage possui um Café/restaurante que fica localizado dentro do Palacete, é o Bistrô Plage. O local oferece sucos, lanches, biscoitos, e cafés para você saborear enquanto aprecia a arquitetura do Palacete do Parque Lage.
O Bistrô Plage é muito procurado por grupos de amigos que combinam de tomar o café da manhã lá nos finais de semana. Na verdade o programa se torna um Brunch mesmo. E, por ser um local muito agradável, a procura é bastante grande e conseguir uma mesa, especialmente aos domingos, pode ser uma tarefa árdua. Ligue antes para tentar fazer uma reserva.
Bistrô Plage – Contato e Horários de Funcionamento:
2ª a 6ª feira – das 9h às 17h / Sábados – das 13h às 17h / Domingos – das 9h às 17h
Tel (21) 2535-7336 Instagram: @plagecafe
O Parque Lage também tem um Food Truck. Eu ainda não experimentei, então não posso te dar nenhuma dica. Mas caso você tenha experimentado, deixe um comentário lá embaixo, no final desse artigo.
Quando ir ao Parque Lage?
Escolha um belo dia de sol para passear pelo Parque Lage. Mesmo no verão, as sombras das árvores tornam o local super agradável e bem mais fresco do que o resto da cidade. Os caminhos no interior do parque são de terra e, em dias de chuva, o local não fica tão agradável.
Nos finais de semana o Parque Lage costuma ficar bem cheio. Há espaço para todo mundo, mas as cavernas ficam bem mais cheias de crianças e uma enorme fila na entrada do Palacete costuma ser formada para os amantes das selfies. Todos querem tirar uma foto com a incrível vista do Cristo Redentor como pano de fundo. Se você gosta de fotografar e não aprecia muito tumulto, escolha ir num dia de semana.
Como chegar no Parque Lage?
O Parque Lage fica no bairro do Jardim Botânico, numa posição bem acessível para quem quer vir de bicileta, ônibus, metrô, táxi ou Uber.
- Quem vai de bicicleta pode estacionar a magrela nos bicicletários junto aos portões de entrada.
- Várias linhas de ônibus passam pela Rua Jardim Botânico e páram bem na porta do Parque Lage.
- Indo de Metrô, basta saltar na estação Botafogo e pegar o metrô de superfície em direção à Gávea. Salte na altura do Hospital da Lagoa.
- De táxi ou Uber não tem como errar, todos os motoristas conhecem o Parque Lage.
Obs: Parque Lage Estacionamento: o Parque Lage só permite o estacionamento de carros para os professores, alunos, e funcionários. Dessa forma, se você optar por ir de carro terá que procurar uma vaga nas ruas ao redor do parque.
Acessibilidade no Parque Lage:
A entrada do Parque Lage se dá por uma alameda cercada de palmeiras imperiais com chão de pedras. Essa parte pode ser um pouco inconveniente para quem tem algum tipo de restrição de locomoção.
Mas os caminhos dentro do Parque são de terra e possíveis a cadeirantes. E, no Palacete, há um elevador para que as pessoas portadoras de necessidades especiais possam subir sem ter que usar a escadaria principal que dá acesso ao Palacete.
Parque Lage Horário e Informações Úteis:
Parque Lage preço: A entrada no Parque Lage é gratuita, você não paga nada para entrar e passear pelo parque.
Endereço: Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro, RJ
Horário: das 8h às 17h (Durante o horário de verão até às 18h).
Site: www.eavparquelage.rj.gov.br / Facebook: @parquelage /Instagram: @parquelage
Resolva a sua viagem para o Rio de Janeiro:
Como Agendar a sua visita guiada ao Parque Lage?
A EAV Parque Lage (Escola de Artes Visuais do Parque Lage) promove e organiza as visitas guiadas. A visita guiada pode ser personalizada e direcionada para o desejo do visitante, basta que para isso você informe qual é o seu foco. A EAV organiza, por exemplo, visitas para escolas. No nosso caso, a visita foi organizada para um grupo de blogueiros de viagem.
A caminhada percorre os jardins do parque, a antiga mansão da família Lage abordando os diferentes espaços e tempos em meio à Floresta da Tijuca – a maior floresta urbana do mundo.
A Coordenação da visita guiada é feita pela Sra. Kátia Rosendo. A Kátia foi a nossa guia e nos deu uma aula incrível sobre tudo do parque. Caminhamos pelos jardins, adentramos as grutas, descobrimos os mistérios através dos muros, e nos perdemos nos pensamentos imaginando a linda história de Henrique Lage construindo o palacete para sua amada italiana.
Horários e Valores da Visita Guiada: caso deseje fazer a visita com um grupo, você poderá agendar a sua visita através do telefone ou e-mail. Mas se estiver sozinho, basta chegar uma meia-hora antes do horário de início da visita. A visita dura em torno de uma hora e custa R$ 30,00 por pessoa (valor em novembro de 2018). Contato: [email protected] Telefone: (21) 2334-4088 Site: Parque Lage Visita Guiada
Seja um Turista Responsável no Parque Lage
Seja um turista consciente e respeite a natureza e o local que você está visitando. O Parque Lage agradece se você puder seguir algumas regrinhas e condutas ambientais:
- Caminhe somente pelas trilhas. Evite fazer atalhos para não causar erosão na mata.
- Evite música ou ruídos sonoros altos. Além de incomodar os outros, pode assustar os animais.
- Não leve o seu pet para o Parque Lage. Não é permitida a entrada de animais de estimação.
- Respeite a flora local. Não retire flores, pedras, galhos, ou plantas. Não leve nada além de lembranças e fotos.
- Não alimente os animais silvestres. Além de perigoso pode fazer muito mal à saúde deles.
- Não pendure nada no tronco das árvores. Balões de ar são proibidos pois além de estourarem e assustarem os animais, seus restos são ingeridos causando a morte dos mesmos.
- Não risque fósforos e não faça fogueiras.
- Leve de volta com você todo o lixo que produzir.
Veja a Cartilha do Turista Responsável e saiba como atuar em prol de um mundo melhor.
Veja também:
Blogs participantes da visita guiada ao Parque Lage:
Participaram dessa visita guiada ao parque Lage os seguintes blogs: Fora da Toca / Travel Tips Brasil / Olívia Garimpando Por Aí / Viajar Correndo / Destinos em Foco / Kari Desbrava / 1 Viagem 2 Visões / Blog Só Viagem / Viagens Bacanas