Passeio ao Parque Lage Rio: um Programa Legal no Rio

0
880

O passeio ao Parque Lage é uma visita super agradável, tanto para os moradores da cidade como para turistas e visitantes. A entrada é gratuita e o parque é um grande terreno repleto de plantas, caminhos, palmeiras imperiais, árvores com gostosas sombras, cavernas, e cantinhos perfeitos para relaxar. Mas você conhece os mistérios e histórias do local?

Visita Guiada ao Parque Lage Rio de Janeiro

Palacete do Parque Lage com o Cristo Redentor ao fundo - Viagens Bacanas

Você sabia que o Parque Lage era um antigo engenho de açúcar na época do Brasil Colonial? E que o Parque Lage teve o projeto de um jardim inglês construído nos moldes das quintas européias? E que o local ainda registrou uma linda história de amor entre Henrique Lage e uma cantora lírica italiana?

Ah, se você não sabe nada disso (e eu também não sabia), você precisa fazer a visita guiada ao Parque Lage. A sua experiência no local será muito rica e você se sentirá fazendo parte de anos de histórias e mistérios do parque.

Se você quiser matar um pouco da sua curiosidade, veja no site do Parque Lage um pouquinho dessa história: Parque Lage História

Como Agendar a sua visita guiada ao Parque Lage

A EAV Parque Lage (Escola de Artes Visuais do Parque Lage) promove e organiza as visitas guiadas. A visita guiada pode ser personalizada e direcionada para o desejo do visitante, basta que para isso você informe qual é o seu foco. A EAV organiza, por exemplo, visitas para escolas. No nosso caso, a visita foi organizada para um grupo de blogueiros de viagem.

Blogueiros de Viagem no Parque Lage - Viagens Bacanas

A caminhada percorre os jardins do parque, a antiga mansão da família Lage abordando os diferentes espaços e tempos em meio à Floresta da Tijuca – a maior floresta urbana do mundo.

A Coordenação da visita guiada é feita pela Sra. Kátia Rosendo. A Kátia foi a nossa guia e nos deu uma aula incrível sobre tudo do parque. Caminhamos pelos jardins, adentramos as grutas, descobrimos os mistérios através dos muros, e nos perdemos nos pensamentos imaginando a linda história de Henrique Lage construindo o palacete para sua amada italiana.

Kátia Rosendo no Parque Lage - Viagens Bacanas

Horários e Valores da Visita Guiada

Caso deseje fazer a visita com um grupo, você poderá agendar a sua visita através do telefone ou e-mail. Mas se estiver sozinho, basta chegar uma meia-hora antes do horário de início da visita. A visita dura em torno de uma hora e custa R$ 30,00 por pessoa (valor em novembro de 2018).

Horários da visita guiada ao Parque Lage:
De terças às sextas – 14h
Sábados – 12h30

Contato: visitas.eavparquelage@gmail.com
Telefone: (21) 2334-4088
Site: Parque Lage Visita Guiada

Localização do Parque Lage:

O Parque Lage fica na Rua Jardim Botânico nº 414, numa excelente localização, perto da Lagoa Rodrigo de Freitas e dos bairros da Gávea e Humaitá.

Mapa do Parque Lage - Viagens Bacanas

O que Ver e Fazer no Parque Lage

O Parque Lage é um local para quem quer passear, apreciar a natureza, e fugir do corre corre do dia-a-dia urbano. Apesar de ficar numa área urbana da cidade, ao entrar no Parque Lage toda a correria, stress, e barulhos ficam para trás. No parque você só escuta o som dos passarinhos, as risadas das crianças, e a brisa do vento que bate na folhas das árvores. É um local para você respirar um ar puro e se reconectar com a sua essência.

Natureza do Parque Lage - Viagens Bacanas

Mas, além de toda essa paz, o Parque Lage ainda proporciona várias outras experiências e vivências como:

  • explorar o Palacete com seu café e mesas ao redor da piscina
  • apreciar a incrível vista do Cristo Redentor de diversos pontos do parque
  • caminhar por todo o parque descobrindo cada cantinho
  • namorar no Recanto dos Namorados
  • explorar o interior das grutas (artificiais)
  • subir nas pontes e coreto
  • observar as diferentes espécies de peixes do Aquário
  • visitar a Lavanderia dos Escravizados
  • caminhar até o Lago dos Patos
  • prestigiar as exposições locais

Veja o mapa do Parque Lage:

Mapa do Parque Lage - Viagens Bacanas

O Parque Lage permite também a locação de alguns espaços para casamentos, desfiles de moda, e encontros corporativos. Veja no site do Parque Lage mais informações sobre os espaços para locações: Parque Lage Locação de Espaços

Atividades de Lazer no Parque Lage

No Parque Lage é possível fazer piqueniques, festas infantis, grupos de leitura, reuniões de amigos, e muitas outras coisas. Alguns itens que perturbam ou atrapalham os visitantes não são permitidos, como balões, bicicletas, e músicas. Tudo isso foi pensado para proporcionar à maioria dos visitantes o maior bem estar possível, sem músicas altas ou barulhos de balões de ar estourando.

Para os mais aventureiros, há uma trilha que leva até o Corcovado. A trilha não é indicada para iniciantes, ela é considerada nível 3, ou seja, um tanto puxada. Por motivos de segurança, é aconselhável nunca fazê-la sozinho, e sim em grupo.

Crianças no Parque Lage

O Parque Lage é perfeito para as crianças de todas as idades, que se sentem livres e podem correr pelo parque pelos caminhos de terra sem qualquer preocupação. Um parquinho infantil também faz a alegria dos pequenos. Piqueniques com os amigos podem ser organizados pelos pais, assim como festas de aniversários e confraternizações. O número máximo de participantes recomendado é de 30 pessoas. As áreas disponíveis para o piquenique são: parquinho, platô, lago dos patos, lateral da gruta, recanto dos namorados e coreto.

Piquenique no Parque Lage - Viagens Bacanas

O Parque Lage também oferece uma vasta grade de atividades para as crianças nas férias escolares. Veja no site do Parque Lage as atividades voltadas para as crianças nas férias: Programação completa de Férias no Parque Lage

O Que Levar para o Parque Lage

Não é permitido entrar com cadeiras e bicicletas, mas você pode levar toalhas e cangas para espalhar pelo chão e se sentar apreciando todo o lindo visual à sua volta.

Veja algumas dicas do que levar para o Parque Lage:

  • garrafa d’água
  • frutas e barrinhas de cereais
  • protetor solar
  • repelente contra mosquitos
  • boné e óculos de sol
  • celular para tirar fotos (não são permitidas máquinas fotográficas no interior do Palacete)

Você pode também levar lanches e bebidas, mas não se esqueça de levar um saco plástico para recolher e levar de volta com você todo o seu lixo. Os animais silvestres não devem ser alimentados e nem podem comer os restos de lixo que os humanos esquecem pelo caminho.

Animais no Parque Lage - Viagens Bacanas

Se você ficar na dúvida, consulte o site do Parque Lage que contém todas as regras do que pode ou não dentro do parque: Parque Lage Regras de Visitação

Onde Comer no Parque Lage

Se a sua ideia não é fazer um piquenique, não se preocupe. O Parque Lage possui um Café/restaurante que fica localizado dentro do Palacete, é o Bistrô Plage. O local oferece sucos, lanches, biscoitos, e cafés para você saborear enquanto aprecia a arquitetura do Palacete do Parque Lage.

Bistro Plage no Parque Lage - Viagens Bacanas

O Bistrô Plage é muito procurado por grupos de amigos que combinam de tomar o café da manhã lá nos finais de semana. Na verdade o programa se torna um Brunch mesmo. E, por ser um local muito agradável, a procura é bastante grande e conseguir uma mesa, especialmente aos domingos, pode ser uma tarefa árdua. Ligue antes para tentar fazer uma reserva.

Bistrô Plage – Contato e Horários de Funcionamento:
2ª a 6ª feira – das 9h às 17h / Sábados – das 13h às 17h / Domingos – das 9h às 17h
Tel (21) 2535-7336
Instagram: @plagecafe

Onde comer no Parque Lage - Viagens Bacanas

O Parque Lage também tem um Food Truck. Eu ainda não experimentei, então não posso te dar nenhuma dica. Mas caso você tenha experimentado, deixe um comentário lá embaixo, no final desse artigo.

Quando ir ao Parque Lage

Escolha um belo dia de sol para passear pelo Parque Lage. Mesmo no verão, as sombras das árvores tornam o local super agradável e bem mais fresco do que o resto da cidade. Os caminhos no interior do parque são de terra e, em dias de chuva, o local não fica tão agradável.

Nos finais de semana o Parque Lage costuma ficar bem cheio. Há espaço para todo mundo, mas as cavernas ficam bem mais cheias de crianças e uma enorme fila na entrada do Palacete costuma ser formada para os amantes das selfies. Todos querem tirar uma foto com a incrível vista do Cristo Redentor como pano de fundo. Se você gosta de fotografar e não aprecia muito tumulto, escolha ir num dia de semana.

Selfie com o Cristo Redentor ao fundo

Acessibilidade no Parque Lage

A entrada do Parque Lage se dá por uma alameda cercada de palmeiras imperiais com chão de pedras. Essa parte pode ser um pouco inconveniente para quem tem algum tipo de restrição de locomoção.

Alameda do palmeiras no Parque Lage - Viagens Bacanas

Mas os caminhos dentro do Parque são de terra e possíveis a cadeirantes. E, no Palacete, há um elevador para que as pessoas portadoras de necessidades especiais possam subir sem ter que usar a escadaria principal que dá acesso ao Palacete.

Escadarias no Parque Lage - Viagens Bacanas

Cursos no Parque Lage

O Parque Lage abriga a Escola de Artes Visuais do Parque Lage. No local são oferecidos vários tipos de cursos como de fotografia, de pintura e desenho, oficinas gráfica e outros. Veja todos os cursos do Parque Lage em: Parque Lage Cursos

Loja do Parque Lage - Viagens Bacanas

Como chegar no Parque Lage

O Parque Lage fica no bairro do Jardim Botânico, numa posição bem acessível para quem quer vir de bicileta, ônibus, metrô, táxi ou Uber.

  • Quem vai de bicicleta pode estacionar a magrela nos bicicletários junto aos portões de entrada.
  • Várias linhas de ônibus passam pela Rua Jardim Botânico e páram bem na porta do Parque Lage.
  • Indo de Metrô, basta saltar na estação Botafogo e pegar o metrô de superfície em direção à Gávea. Salte na altura do Hospital da Lagoa.
  • De táxi ou Uber não tem como errar, todos os motoristas conhecem o Parque Lage.

Obs: Parque Lage Estacionamento:
O Parque Lage só permite o estacionamento de carros para os professores, alunos, e funcionários. Dessa forma, se você optar por ir de carro terá que procurar uma vaga nas ruas ao redor do parque.

Seja um Turista Responsável no Parque Lage

Seja um turista consciente e respeite a natureza e o local que você está visitando. O Parque Lage agradece se você puder seguir algumas regrinhas e condutas ambientais:

  • Caminhe somente pelas trilhas. Evite fazer atalhos para não causar erosão na mata.
  • Evite música ou ruídos sonoros altos. Além de incomodar os outros, pode assustar os animais.
  • Não leve o seu pet para o Parque Lage. Não é permitida a entrada de animais de estimação.
  • Respeite a flora local. Não retire flores, pedras, galhos, ou plantas. Não leve nada além de lembranças e fotos.
  • Não alimente os animais silvestres. Além de perigoso pode fazer muito mal à saúde deles.
  • Não pendure nada no tronco das árvores. Balões de ar são proibidos pois além de estourarem e assustarem os animais, seus restos são ingeridos causando a morte dos mesmos.
  • Não risque fósforos e não faça fogueiras.
  • Leve de volta com você todo o lixo que produzir.

Veja a Cartilha do Turista Responsável e saiba como atuar em prol de um mundo melhor.

Cartilha do Turista Responsável

Parque Lage Horário e Informações Úteis:

Parque Lage preço: A entrada no Parque Lage é gratuita, você não paga nada para entrar e passear pelo parque.

Endereço: Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro, RJ
Telefone: (21) 2334-4088
Horário: das 8h às 17h (Durante o horário de verão até às 18h).
Site: www.eavparquelage.rj.gov.br
Facebook: @parquelage
Instagram: @parquelage

Parque Lage Fotos e Vídeos

Quer ver mais Fotos do Parque Lage? Então veja o nosso Álbum de fotos no Facebook sobre o Parque Lage.

Blogs participantes da visita guiada ao Parque Lage:

Blogueiros de viagem no Parque Lage

Participaram dessa visita guiada ao parque Lage os seguintes blogs:

Saiba tudo sobre a Cidade Maravilhosa:

Saiba tudo sobre o Rio de Janeiro:

  • Onde ficar no Rio de Janeiro
  • O que fazer no Rio de Janeiro
  • Onde comer no Rio de Janeiro
  • Como chegar no Rio de Janeiro
  • Quando ir para o Rio de Janeiro
  • O que levar para o Rio de Janeiro
  • Roteiros & Quantos dias ficar no Rio de Janeiro
  • Pacotes de viagem para o Rio de Janeiro
  • Passagens Aéreas para o Rio de Janeiro
  • Aluguel de carros no Rio de Janeiro
  • Fotos & Vídeos do Rio de Janeiro
  • Informações Práticas sobre o Rio de Janeiro
  • Todos os Posts sobre o Rio de Janeiro

 

Veja como é a Trilha da Pedra Bonita

Encante-se com a Lagoa Rodrigo de Freitas

Salve essa imagem no seu Pinterest para consultar depois:

Escadaria do Palacete do Parque Lage - Viagens Bacanas



Para Fazer uma Viagem Bacana:

Clique nos links dos parceiros abaixo e faça a sua reserva!

icone hotel Hospedagem: Booking.com ou Hoteis.com

icone carro Aluguel de Carro: RentCars.com

icone aviao Passagens aéreas: LATAM / AZUL / AVIANCA / AIR FRANCE / KLM / DECOLAR / MaxMIlhas / Skyscanner /

icone Ticket Ingressos & Passeios: Get Your Guide

icone seguro Seguro de Viagem: Seguros Promo

icone chip Chip de Celular: EasySIM4u

Dica Bacana: Reservando com os nossos parceiros você adquire um serviço de qualidade, com o menor preço, e ainda ajuda o blog a se manter e a produzir cada vez mais conteúdos de viagens bacanas

 







Gostou das dicas do Viagens Bacanas?

Então acompanhe a gente curtindo as nossas redes sociais abaixo e cadastre-se para receber sempre as melhores novidades.


Central de Reservas Viagens Bacanas
Sua viagem organizada em um só lugar

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui