Descubra a beleza das Chapadas no Brasil: Chapada Diamantina, Chapada dos Veadeiros, Chapada dos Guimarães e Chapada das Mesas. Saiba onde ficar, como visitar, e como chegar em cada chapada brasileira.
Descubra as Chapadas no Brasil
As chapadas são montanhas de topo achatado que abrigam belezas naturais como grutas, rios e cachoeiras. Quem gosta de ecoturismo precisa conhecer as chapadas brasileiras. As Chapadas no Brasil são os destinos de natureza mais procurados e visitados pelos turistas que amam a natureza.
Entre cachoeiras majestosas, grutas enigmáticas e diversas trilhas, as Chapadas se destacam como um convite ao ecoturismo. A decisão de escolher apenas uma delas é desafiadora, já que todas podem ser aproveitadas quase o ano inteiro. A verdadeira vantagem, então, está na ampla distribuição geográfica: elas estão ao longo de várias regiões do país, ampliando a acessibilidade a esses tesouros naturais.
Vamos descobrir um pouco sobre as quatro mais famosas chapadas do Brasil! As Chapadas no Brasil mais famosas e procuradas são: Chapada Diamantina, Chapada dos Veadeiros, Chapada dos Guimarães e Chapada das Mesas.
Chapada Diamantina
A Chapada Dimantina surpreende com seus mais de 1.500 Km2 que fazem com que seja uma das mais importantes do Brasil. A chapada baiana fica localizada a pouco mais de 400 km de Salvador, encanta por sua grandeza e tem surpresas de tirar o fôlego, com belas cachoeiras e grutas.
Na Chapada Diamantina estão catalogadas mais de 360 cachoeiras, todas acessíveis através de trilhas panorâmicas. Além disso, é lá que encontramos a maior concentração de cavernas na Bahia, onde 97 grutas aguardam para serem exploradas. A cidade de Lençóis é o principal portão de entrada para explorar esse destino.
O que visitar na Chapada Diamantina? Do alto do Morro do Pai Inácio é possível preceber a imensidão das formações rochosas e, ao se aventurar em meio às trilhas, descobre-se o Poço Azul e o Poço Encantado, o arco-iris formado na Cachoeira da Fumaça e a vida que corre sem pressa no Vale do Capão.
Chapada dos Veadeiros
A Chapada dos Veadeiros tem um charme especial e exibe a bela paisagem do cerrado goiano. Localizada a 250 km de Brasília, no nordeste do estado de Goiás, suas principais cidades de apoio são Alto Paraíso de Goiás, Vila de São Jorge e Cavalcante. Apesar de poder ser visitada durante todo o ano, seus melhores meses vão de abril a julho.
A Chapada dos Veadeiros é um local de incontáveis cachoeiras e belezas naturais. É perfeita para os amantes de trilhas e cachoeiras. Os percursos passam por paisagens incríveis em meio à natureza, sendo possível parar para banhos nas águas cristalinas das inúmeras cachoeiras. As formações rochosas milenares fazem com que cada uma delas seja diferente e única.
O que visitar na Chapada dos Veadeiros? O Vale da Lua é um dos principais cartões portais da Chapada Diamantina. Conheça também o Jardim de Maytrea, a Cachoeira Anjosa e Arcanjos e o Poço Encantado.
Chapada dos Guimarães
Localizada no estado do Mato Grosso, a pouco mais de 70 km da capital Cuiabá, a Chapada dos Guimarães é a chapada de mais fácil acesso (e por isso também muito frequentada). Cachoeiras exuberantes, antigas pinturas rupestres e grutas impressionantes emolduram o local.
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, criado em 1989, protege riquezas naturais, sítios arqueológicos e monumentos históricos. É lá onde está a maior gruta de arenito do Brasil e também a famosa cachoeira Véu da Noiva.
Chapada das Mesas
Na divisa entre Maranhão e Tocantins, a Chapada das Mesas já é o destino certo pra quem gosta de natureza num destino ainda bastante inexplorado. O Parque Nacional da Chapada das Mesas reúne cachoeiras de águas azuis, quedas ‘água, cânions, rios, lagos, cerrado e formações rochosas. São paisagens de tirar o fôlego e perfeitas para quem ama ecoturismo e quer se conectar com a natureza.
Gostou das dicas das Chapadas no Brasil? Então siga os nossos Instagrans e receba dicas de Viagens Bacanas!