Ilhas Cagarras: Um passeio super bacana na Cidade Maravilhosa

0
1899

O passeio de barco até as Ilhas Cagarras passa por alguns dos mais lindos pontos turísticos do Rio de Janeiro. É perfeito para quem quer ver a Cidade Maravilhosa por outro ângulo (do mar) e ainda dar um delicioso mergulho.

Delícia de Passeio de Barco às Ilhas Cagarras

Passeio de barco até as Ilhas Cagarras no Rio de Janeiro - Viagens Bacanas

A empresa Alfamar Charter convidou um grupo de blogueiros cariocas para conhecer as Ilhas Cagarras. O passeio aconteceu numa segunda-feira de janeiro e reuniu ao todo 14 blogs de viagem para curtirem essa experiência em alto mar.

Como é o passeio às Ilhas Cagarras

O passeio às Ilhas Cagarras pode ser feito de lancha, escuna, veleiro, iate, ou traineira. No nosso caso, fizemos o passeio numa escuna privativa para o grupo de blogueiros.

Escuna Aquamaster da empresa Alfamar Charter - Viagens Bacanas

O nosso barco: Escuna Aquamaster

O nome da nossa embarcação era Escuna Aquamaster da empresa Alfamar Charter. A escuna tinha capacidade para até 59 pessoas. Dentro do barco tinham coletes salva-vidas e lugares de ambos os lados do barco para nos sentarmos. Essse tipo de barco é mais voltado para levar grupos de pessoas que queiram mergulhar nas Cagarras. Não é o tipo de barco para quem procura conforto e serviço de bordo. É uma escuna simples mas suficientemente indicada para o que se propõe, que é levar grupos para mergulhar.

Escuna Aquamaster - Viagens Bacanas

Dica bacana:
Na ida para as Cagarras, sente-se do lado direito do barco (para quem olha para a frente do barco), assim você terá a melhor vista para as praias. Na volta, sente-se do lado esquerdo do barco.

Dos dois lados da escuna

Também é possível ir sentado lá na frente, na proa do barco. Mas, nesse caso, tenha cuidado com o sol. O ventinho agradável que bate na proa do barco pode enganar o efeito dos raios solares. Não se esqueça de passar protetor solar, usar óculos escuros e, se possível, ficar de boné ou chapéu. Melhor ainda se você puder vestir uma camisa com proteção solar.

Proa do barco

O que está incluído no passeio e valores

O passeio que fizemos é normalmente oferecido para grupos. O grupo pode combinar o que deseja que seja servido a bordo. Há inclusive a opção de se fazer um churrasco.

Na escuna em que fizemos esse passeio, a capacidade total era para 59 pessoas. Mas, por ser um evento fechado, fomos apenas 14 pessoas dentro do barco, dando espaço de sobra até para nos esticarmos nos bancos na volta do passeio.

Deitada no barco

O valor desse passeio (nesse tipo de escuna) é de R$ 120,00 por pessoa (em janeiro de 2019), mas isso pode mudar para cima ou para baixo dependendo do que o seu grupo quiser que tenha a bordo. Esse valor inclui bebida (não alcoólica) e frutas. Veja o pacote desse passeio no site da Alfamar charter.

Dica bacana:
Caso não tenha bebida e comida inclusos, leve pelo menos uma garrafa de água e um lanche para matar a fome.

Ao contratar o seu passeio (seja com qual empresa for), além das bebidas e comidas, confira se está incluído no valor máscaras, snorkel, macarrões e boias para flutuar. Caso não estejam, leve (se  tiver) para o seu maior conforto. É muito bom poder ficar no mar com o apoio de um flutuador.

Boias e flutuadores nas Ilhas Cagarras - Viagens Bacanas

De onde parte o passeio

A aventura parte da Marina da Glória onde é feito o embarque na hora combinada.

Pier da Marina da Glória - Viagens Bacanas

O passeio leva em torno de uma hora e meia para chegar até o Arquipélago das Ilhas Cagarras. Lógico que tudo depende do tipo de barco e de como o mar estará no dia do seu passeio. De traineira levamos uma hora e meia da Marina da Glória até as Ilhas Cagarras. O mar estava bem calmo e ninguém enjoou nem na ida e nem na volta.

O que se vê durante o passeio de barco & Roteiro do passeio

O roteiro que fizemos tinha duração de cinco horas e saiu da Baía de Guanabara em direção às Ilhas Cagarras.

Roteiro para as Ilhas Cagarras

Na Baía de Guanabara, por se tratar de uma baía, o barco não balança nada. Mas, ao entrar em mar aberto, tudo pode mudar. Nós tivemos a sorte de pegar um mar tranquilo durante todo o trajeto, mas isso pode ser imprevisível. É lógico que se estiver uma ressaca o seu passeio será cancelado. De toda forma, tenha em mente que é bem possível que você não pegue águas tão calmas quanto no dia do nosso passeio. Nesse caso, leve um remédio a bordo para amenizar o mal estar.

Dica bacana: No mês de janeiro, no Rio de Janeiro, o mar costuma ser bem calmo.

Roteiro:

Na ida, avistamos os seguintes bairros, praias e pontos turísticos: Flamengo, Botafogo, Urca, Praia Vermelha, Pão de açúcar, Fortaleza de São João, Fortaleza de Lage, praia do Leme, praia de Copacabana, praia do Arpoador, praia de Ipanema, Arquipélago das Cagarras. Na volta, fizemos todo o caminho no sentido inverso e ainda fomos até Niterói e avistamos a Fortaleza de Santa Cruz, além de algumas praias e o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC Niterói). Depois rumamos de volta para a Marina da Glória avistando a Ponte Rio-Niterói e o Aeroporto Santos Dumont.

Mosaico de fotos pontos turísticos Rio

⇒ Veja no álbum do Facebook todas as fotos do passeio.

Do barco dá para ver também o Cristo Redentor de braços abertos abençoando a Cidade Maravilhosa. Durante quase todo o passeio é possível ver o Cristo ao longe.

Cristo Redentor ao fundo - Viagens Bacanas

Ao passarmos pela Urca ficamos de frente também para um dos pontos turísticos mais lindos da Cidade Maravilhosa: o Pão de Açúcar. A vista dos bondinhos indo e vindo é simplesmente linda.

Bondinhos no Pão de Açucar - Viagens Bacanas
Pão de Açucar

A Praia de Copacabana é enorme vista de dentro do barco. É possível reconhecer em sua orla alguns pontos como o famoso Hotel Belmond Copacabana Palace e o Forte de Copacabana, entre vários outros prédios e construções.

Praia de Copacabana - Viagens Bacanas
Praia de Copacabana com o Cristo Redentor ao fundo
Belmond Copacabana Palace e Forte de Copacabana
Belmond Copacabana Palace e Forte de Copacabana

Chegando às Ilhas Cagarras – Arquipélago das Cagarras

Quem já se banhou na praia de Ipanema com certeza já viu ao longe as Ilhas Cagarras.

Ilhas Cagarras vista da Praia de Ipanema - Viagens Bacanas
Ilhas Cagarras vista da Praia de Ipanema

As Cagarras na verdade são um arquipélago formado por um conjunto de 7 ilhas (Laje da Cagarra, Cagarra, Filhote da Cagarra, Matias, Praça Onze, Comprida e Palmas). Esse conjunto de ilhas está localizado a cerca de 5 quilômetros ao sul da praia de Ipanema. Por isso é tão fácil avistar as Ilhas Cagarras da Praia de Ipanema.

A origem do nome Cagarras, na versão mais popular, parece ter sido dada devido à grande quantidade de excrementos das aves marinhas que habitam ou sobrevoam o arquipélago. As fezes dessas aves caem e mancham de branco (por causa do excesso de cálcio nelas) as pedras. Daí o nome Cagarras.

Manchas brancas nas Ilhas Cagarras

O Arquipélago das Cagarras tornou-se em 2010 uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, com o objetivo de preservar este paraíso ecológico. Você pode ler mais sobre isso no site das Cagarras. Mas você também pode fazer a sua parte e não jogar lixo no mar. Cada vez mais, peixes, tartarugas e aves morrem devido aos restos de lixos jogados ao mar por nós humanos.

Saiba como ser um turista responsável lendo a nossa cartilha:

Cartilha do Turista Responsável

Mergulhando nas Ilhas Cagarras

Algumas empresas oferecem mergulho nas Ilhas Cagarras, e também o famoso batismo (o primeiro mergulho de cilindro). Apesar do nosso barco ser mais voltado exatamente para isso, esse não era o objetivo do nosso grupo. Nós queríamos apenas conhecer o percurso até as ilhas, apreciar a linda paisagem, e brincar e nadar no mar.

O marinheiro que nos levou até as Cagarras parou na Ilha Comprida onde o mar estava mais calmo e bem protegido. Ele nos deu algumas orientações e alertou àqueles que estavam de boias para que não fossem muito longe, evitando que alguma corrente pudesse afastá-los do barco.

Demos muitos e muitos mergulhos….

Mergulhos nas Ilhas Cagarras - Viagens Bacanas
Mergulhos nas Ilhas Cagarras

Ficamos na água por aproximadamente uma hora. A temperatura da água estava excelente e o mar limpíssimo. Normalmente dizem que nas Cagarras a água é mais fria, mas tivemos sorte de pegar uma temperatura bem tranquila.

Infelizmente não avistamos nenhuma tartaruga marinha, mas dizem ser bastante comum avistá-las.

Como era uma segunda-feira, quase (e felizmente) não tinham outros barcos por perto. Mas as poucas lanchas que estavam lá também aproveitaram muito o mar.

Lanchas nas Ilhas Cagarras - Viagens Bacanas
Lanchas nas Ilhas Cagarras

A Fauna das Ilhas Cagarras

No local há uma profusão de espécies de pássaros e, especialmente, Gaivotas. Alguns barcos de pescadores atraem ainda mais a presença dessas aves. Elas dão voos rasantes e mergulham no mar em busca de peixes.

Aves nas Ilhas Cagarras - Viagens Bacanas
Aves nas Ilhas Cagarras

Algumas pessoas dão sorte de ver golfinhos, tartarugas e peixes maiores. Infelizmente não tivemos essa sorte, mas não podemos nos queixar pois o nosso passeio foi perfeito em todos os outros quesitos.

Para quem é indicado o passeio às Ilhas Cagarras

O passeio pode ser feito por pessoas de todas as idades. Contudo, crianças muito pequenas podem não aproveitar o passeio por ele ser um passeio mais contemplativo. Em geral, os pequenos não querem esperar uma hora e meia até chegar às Ilhas Cagarras para poder mergulhar no mar.

Para quem gosta de mergulhar de cilindro, dizem que vale muito a pena. Mas como eu disse antes, esse não era o nosso objetivo.

Grupo de blogueiros de viagem no passeio às Ilhas Cagarras
Grupo de blogueiros de viagem no passeio às Ilhas Cagarras

O Que Levar para o Passeio de Barco nas Ilhas Cagarras

Alguns itens são indispensáveis para o sucesso do seu passeio. Leve em conta sempre a estação do ano que você está e olhe na noite anterior a previsão do tempo, bem como a temperatura estimada para o dia do seu passeio.

Não deixe de levar para o seu passeio:

  1. Protetor solar
  2. Óculos de sol
  3. Chapéu, boné ou viseira
  4. Celular ou máquina fotográfica para fotos
  5. Roupa de banho para mergulho (já vá com ela por baixo)
  6. Camisa com proteção solar
  7. Toalha ou canga para dar uma enxugada após o mergulho
  8. Máscara, snorkel, óculos de natação
  9. Flutuadores e macarrões (caso o barco não ofereça)
  10. Garrafa d’água e lanche (caso não estejam incluídos no pacote)
  11. Casaco corta vento (caso esteja frio ou com muito vento)

Dica bacana:
Se a sua intenção for nadar e mergulhar, já vá com a roupa de banho por baixo para facilitar.
Dê preferência a um sapato com sola de borracha pois o piso da embarcação pode ficar escorregadio.

Por quê fazer o passeio até as Ilhas Cagarras

Mergulhar no mar nas Ilhas Cagarras é uma experiência bacana, mas o visual que se tem da cidade a partir do mar é o mais incrível de tudo. De dentro do barco entendemos mais uma vez porque o Rio de Janeiro é considerado como a “Cidade Maravilhosa”. E aqui eu vou te dizer… é porque ela realmente é um espetáculo!

Dicas sobre o Passeio de Barco para as Ilhas Cagarras

1 Chegue com uma antecedência de pelo menos 20 minutos antes do horário combinado de embarque.
2 Tenha certeza de que terá no barco água para matar a sede e se hidratar.
3 Caso o passeio não inclua nenhum tipo de comida, leve um lanche como um sanduíche, frutas, ou barrinhas de cereais.
4 Confira se o passeio oferece máscara, snorkel e bóias para flutuação.
4 O passeio pode ser cancelado em virtude de mau tempo ou de mar forte.
5 Se você enjoa em barcos, tome um remédio antes de sair de casa ou leve na bolsa.

Marina da Glória – Estrutura e como chegar na Marina da Glória

Mesmo para quem não vai fazer um passeio marítimo, a Marina da Glória é uma excelente opção de lazer. Lá você pode passear pela marina e observar lanchas, iates e saveiros enormes. Um mais lindo do que o outro.

Iates na Marina da Glória - Viagens Bacanas

A Marina da Glória também oferece lojas, restaurantes, e um calendário de eventos. Consulte o site da Marina da Glória para ver toda a programação e horários:

Como Chegar na Marina da Glória

Você pode chegar até a Marina da Glória de carro, táxi, Uber, ônibus e até de Metrô. Eu fui de Uber pois achei mais fácil. No local tem um estacionamento pago para carros. Dependendo de quantas horas for a duração do seu passeio, talvez não compense deixar o carro parado lá o dia todo – pode ficar bem caro!

Como chegar na Marina da Glória
Como chegar na Marina da Glória

Minha opinião pessoal

Eu gostei muito do passeio e recomendo para você fazer um passeio de barco até às Ilhas Cagarras! Eu amo passear de barco e, além disso, poder ter o privilégio de ver a Cidade Maravilhosa de outro ângulo foi uma experiência incrível.

Apesar do passeio ter sido em parceria com a Alfamar Charter, a minha opinião aqui é totalmente verdadeira e imparcial. Eu não ganho nada para divulgar esse passeio para vocês. Como eu disse antes, esse tipo de barco é mais voltado para grupos de pessoas que queiram mergulhar e ver a vida marinha nas Cagarras. Esse não era o nosso caso. Inclusive, ofereço abaixo outras opções de passeios que fazem esse mesmo percurso ou roteiros semelhantes. A escolha é toda sua!

O site da Marina da Glória também oferece outros passeios feitos por outras empresas. Confira aqui!

Blogs de viagem que participaram do passeio

A Alfamar Charter convidou para esse passeio o grupo de blogueiros do núcleo RBBV RJ. O grupo de blogs cariocas faz parte da RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem) e tem como objetivo apresentar as belezas da nossa cidade, divulgando passeios e dando dicas bacanas da Cidade Maravilhosa.

Grupo de blogueiros de viagem no passeio às Ilhas Cagarras

Outros Blogs que escreveram sobre o passeio às Ilhas Cagarras:

E você, já fez um passeio até as Ilhas Cagarras? Como foi a sua experiência? Ficou enjoado/a? Indicaria para outra pessoa? Conte para nós! Vamos adorar ouvir a sua experiência!

Gostou das dicas do Viagens Bacanas?



Guia do Rio de Janeiro:

Saiba tudo sobre o Rio de Janeiro:

  • Onde ficar no Rio de Janeiro
  • O que fazer no Rio de Janeiro
  • Onde comer no Rio de Janeiro
  • Como chegar no Rio de Janeiro
  • Quando ir para o Rio de Janeiro
  • O que levar para o Rio de Janeiro
  • Roteiros & Quantos dias ficar no Rio de Janeiro
  • Pacotes de viagem para o Rio de Janeiro
  • Passagens Aéreas para o Rio de Janeiro
  • Aluguel de carros em no Rio de Janeiro
  • Fotos & Vídeos do Rio de Janeiro
  • Informações Práticas sobre o Rio de Janeiro
  • Todos os Posts sobre o Rio de Janeiro

Salve a imagem abaixo no seu Pinterest para você consultar depois:

Passeio de barco até as Ilhas Cagarras no Rio de Janeiro - Viagens Bacanas

Descubra qual é o seu Estilo de Viagem.

Para Fazer uma Viagem Bacana:

Clique nos links dos parceiros abaixo e faça a sua reserva!

icone hotel Hospedagem: Booking.com ou Hoteis.com

icone carro Aluguel de Carro: RentCars.com

icone aviao Passagens aéreas: LATAM / AZUL / AVIANCA / AIR FRANCE / KLM / DECOLAR / MaxMIlhas / Skyscanner /

money icon Compre Dólar, Euro, Iene, Franco Suíço, Libra, e outras moedas na DG Câmbio com o cupom de desconto VIAGENSBACANAS

icone Ticket Ingressos & Passeios: Get Your Guide

icone seguro Seguro de Viagem: Seguros Promo

icone chip Chip de Celular: EasySIM4u

Dica Bacana: Reservando com os nossos parceiros você adquire um serviço de qualidade, com o menor preço, e ainda ajuda o blog a se manter e a produzir cada vez mais conteúdos de viagens bacanas

Gostou das dicas do Viagens Bacanas?

Então acompanhe a gente curtindo as nossas redes sociais e cadastre-se para receber sempre as melhores novidades.

fiiiiiiim

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui