Guia completo do Monte Pilatus

0
989

Guia completo do Monte Pilatus – Nesse guia você vai encontrar todas as informações que você precisa saber para fazer esse passeio maravilhoso ao Monte Pilatus. Dicas de como chegar, como subir, o que fazer, onde comer no Monte Pilatus, e muito mais.

Indice do Guia Completo do Monte Pilatus

Pilatus

O índice abaixo vai facilitar a sua busca. Para ir direto para um assunto específico, basta clicar no item que você quer ler primeiro. Caso contrário, siga a leitura na ordem e descubra as várias dicas de como explorar ao máximo o passeio ao Monte Pilatus.

01 – O Monte Pilatus
02 – Localização: Onde fica Monte Pilatus
03 – Para Quem o passeio ao Monte Pilatus é indicado
04 – Como Chegar ao Monte Pilatus
05 – Como chegar no Monte Pilatus via Kriens
06 – Como chegar no Monte Pilatus via Alpnachstad
07 – Ingressos: Como Comprar os Tickets para o Pilatus
08 – O que Fazer no Monte Pilatus
09 – Onde Comer no Monte Pilatus
10 – Onde Ficar no Monte Pilatus
11 – Como Descer do Monte Pilatus
12 – Lendas do Monte Pilatus
13 – Quando Visitar o Monte Pilatus
14 – Que roupas usar para ir ao Monte Pilatus
15 – O Que Levar para o Monte Pilatus
16 – Dicas Bacanas & Informações Práticas & Links Úteis
17 – Fotos e Vídeos do Monte Pilatus

01 – O Monte Pilatus

O Monte Pilatus é uma das montanhas mais famosas nos arredores de Lucerna. Faz parte dos Alpes Suíços, possui 2.132 metros de altura, e é conhecida também como a Montanha do Dragão. O passeio ao Monte Pilatus é uma experiência incrível e a vista lá de cima é de tirar o fôlego. Num dia claro de sol é possível ter uma vista panorâmica do lago de Lucerna e ainda avistar quase que 70 outros picos, entre eles o Mt. Rigi, Bürgenstock, Titlis, e Stanserhorn.

Vista de Lucerna do Monte Pilatus
Vista de Lucerna do Monte Pilatus

02 – Localização: Onde fica o Monte Pilatus

O Monte Pilatus fica bem perto de Lucerna, a aproximadamente 15 minutos de ônibus (uns 4 km) saindo da frente da estação de trem de Lucerna. É acessível de duas formas diferentes, por trem de cremalheira a partir de Alpnachstad, ou de gôndola (cable car) + teleférico a partir de Kriens, um subúrbio de Lucerna.

Mapa com o caminhos para o Pilatus

 

Minha dica é você subir por um lado e descer pelo outro. Assim você aproveita ao máximo o seu passeio ao Monte Lucerna. Mais abaixo eu explico bem essas duas opções possíveis para se chegar ao Monte Pilatus.

03 – Para Quem o passeio ao Monte Pilatus é indicado:

O passeio ao Monte Pilatus é uma diversão para pessoas de todas as idades. São diversas opções de entretenimento para agradar a visitantes do mundo inteiro.Trilhas, parquinho infantil, tirolesa, tobogã, restaurantes, e paisagens lindíssimas são algumas das opções de lazer.

Idosos, adultos e crianças no Monte Pilatus
Idosos, adultos e crianças no Monte Pilatus

Os mais velhos podem apenas subir, apreciar as paisagens, e fazer uma gostosa refeição num dos restaurantes lá de cima. Os mais aventureiros podem subir a pé a montanha, fazer algumas trilhas, e também se aventurarem com a adrenalina da descida de tobogã. Já as famílias com crianças pequenas podem se divertir com os brinquedos dos parquinhos e tirolesas.

04 – Como Chegar no Monte Pilatus:

O Monte Pilatus é facilmente acessado a partir da cidade de Lucerna. Você pode escolher chegar ao Monte Pilatus da forma mais rápida, que é dirigindo ou pegando um ônibus até Kriens. Kriens é um subúrbio de Lucerna, que fica a apenas 3,8 km de distância. Ou você pode preferir ir de trem ou barco até Alpnachstad, um pouco mais distante de Lucerna, e de lá subir para o Pilatus. De um jeito ou de outro você verá paisagens lindíssimas pelo caminho. E o melhor de tudo, você pode subir de uma forma e descer por outra, aproveitando para conhecer as duas opções. Vou te mostrar agora em detalhe essas duas opções. Na verdade são três formas, pois você pode chegar até Alpnachstad via trem ou barco.

Ônibus trem e barco

Partindo de Lucerna, existem três formas de se chegar ao Monte Pilatus:

  • Lucerna → Kriens → gôndola até Fräkmüntegg + teleférico até o topo do Monte Pilatus
  • Lucerna → barco pelo Lago de Lucerna até Alpnachstad → trem de cremalheira até o topo do Monte Pilatus (Gold Trip)
  • Lucerna → trem até Alpnachstad → trem de cremalheira até o topo do Monte Pilatus (Silver Trip)

 

Caminhos para se chegar ao Pilatus
Caminhos para se chegar ao Pilatus

Lembre-se que, conforme a sua disponibilidade de tempo, você pode ir de uma forma e voltar de outra, o que eu indico fortemente. Eu fiz a ida de ônibus até Kriens, subindo de gôndola e teleférico até o topo. Na volta, desci de trem de cremalheira até Alpnachstad, e de Alpnachstad peguei um barco de volta para Lucerna. Tudo isso sem gastar um franco, estava tudo incluso no Swiss Travel Pass.

Dica bacana:
Antes de ir, cheque a tabela de horários de todos os meios de transporte (trem, barco, teleférico) para chegar até o Pilatus. Isso é importante pois o trem de cremalheira via Alpnachstad, por exemplo, só funciona de Março a Novembro. Além disso, saber os horários de subida e descida certinhos, vai evitar que você chegue ao o local e o transporte tenha acabado de sair. Se tiver muito frio, esse tempo de espera até o próximo transporte pode parecer levar horas. Organize-se bem antes e anote os horários para você não mofar a toa esperando.

Como chegar no Monte Pilatus via Kriens

Em Lucerna, em frente à estação de trem Luzern Bahnhof (estação principal de trem de Lucerna), pegue o ônibus nº 1 na direção Obernau. Esse trajeto leva aproximadamente 15 minutos até Kriens e faz algumas paradas pelo caminho, com passageiros subindo e descendo do ônibus.

Ônibus no. 1 para Kriens
Ônibus no. 1 para Kriens

Dentro do ônibus há um painel que mostra as próximas paradas, assim você não se perde na hora de saltar do ônibus.

Painel no ônibus com as paradas
Painel no ônibus com as paradas

Dentro do ônibus não é necessário mostrar ou validar nada. Caso um controlador te peça, aí sim você apresentará o seu Swiss Travel Pass ou o seu tíquete de ônibus.

Desça na na parada Zentrum Pilatus. Desse ponto é só atravessar a rua, e caminhar uns cinco minutos subindo uma pequena ladeira até chegar na estação base do Monte Pilatus, de onde saem as gôndolas. Esse caminho é todo sinalizado com placas, então é impossível se perder. O caminho vai dar exatamente na bilheteria da gôndola.

Placas para o Monte Pilatus
Placas para o Monte Pilatus
Entrada da subida da rua que leva para o Monte Pilatus
Entrada da subida da rua que leva para o Monte Pilatus
Placa para o Monte Pilatus
Placa indicativa do caminho para o Monte Pilatus
Subindo a rua para o Monte Pilatus
Subindo a rua para o Monte Pilatus
Subindo a rua para o Monte Pilatus
Subindo a rua para o Monte Pilatus
Gôndola do Monte Pilatus ao fundo
Gôndola do Monte Pilatus ao fundo

Se você for voltar por esse mesmo caminho, basta fazer tudo de volta e pegar o ônibus nº 1 novamente, agora no sentido oposto ao da ida.

Dicas bacanas:

  • Se você tiver o Swiss Travel Pass, absolutamente tudo está incluído nesse passeio (ônibus, gôndola, teleférico, trem e/ou barco).
  • Se você não tiver o Swiss Travel Pass mas estiver hospedado em Lucerna, o hotel te dará um Visitors Card que dá direito ao transporte público.
  • Caso você não tenha o Swiss Travel Pass e também não esteja hospedado num hotel em Lucerna, então terá que comprar o tíquete do ônibus até Kriens.
  • O táxi do centro de Lucerna até a estação Kriens custa em torno de CHF 30. Na minha opinião não vale a pena pois o ônibus é excelente e o trecho Lucerna-Kriens é muito pertinho.

Pegando a Gôndola para o Monte Pilatus em Kriens

Chegando na bilheteria da gôndola, você vai comprar o seu bilhete ou apenas apresentar o seu Swiss Travel Pass. Com o Swiss Travel Pass você não paga absolutamente nada a mais, mas deve se dirigir de qualquer forma até a bilheteria para que eles te deêm o ticket de subida, que nada mais é do que um bilhete com código de barras para você conseguir entrar na gôndola.

Bilheteria do Monte Pilatus
Bilheteria do Monte Pilatus

No meu caso, como eu iria subir por Kriens e descer vai Alpnachstad, eu apenas informei isso no guichê e eles me deram (gratuitamente) o tíquete contendo essa informação: KRIENS – PILATUS – PILATUS – ALPNACHSTAD Swiss Travel Pass CHF 0,00.

Ingresso para subir para o Monte Pilatus
Ingresso para subir para o Monte Pilatus

A subida de Kriens até o topo do Pilatus tem duas “paradas”:

  • Kriens – é a base onde você entra no teleférico
  • Krienseregg (1.026m) – primeira parada
  • Fräkmüntegg (1.415m) – segunda parada
  • Pilatus Kulm (2.132m) – topo

Paradas atrações Monte Pilatus

Na subida, a vista de dentro da gôndola é incrível. Ela passa por entre um corredor de árvores e vai deixando a cidade de Kriens para trás, cada vez menor. Como era julho, verão na Suíça, as árvores e gramados estavam bem verdes, lindos!

Gôndola no Monte Pilatus
Gôndola no Monte Pilatus
Gôndola no Monte Pilatus
Gôndola no Monte Pilatus

Muitas pessoas caminham, subindo ou descendo a montanha, inclusive com os seus cachorros. As trilhas até o topo do Pilatus são bem sinalizadas e várias pessoas fazem o trajeto completo até o topo, levando em torno de 5 horas de caminhada. Tem que ter um bom preparo físico para isso e tempo de sobra.

Trilha no Monte Pilatus
Trilha no Monte Pilatus
Primeira parada: Krienseregg (1.026m)

Na primeira “parada”, em Krienseregg, você não precisa saltar da gôndola. Na verdade não é exatamente uma parada. As portas da gôndola se abrem e você pode sair dela andando.

Krienseregg
Krienseregg: primeira parada da gôndola (saída opcional)

A parada em Krienseregg é basicamente para quem está com crianças bem pequenas e que querem curtir um parquinho bem legal com brinquedos de madeira.

Parquinho infantil em Krienseregg
Parquinho infantil em Krienseregg

Se você não quiser saltar nessa parada, basta permanecer sentado na gôndola e deixar ela continuar subindo até a próxima parada em Fräkmüntegg, a 1.415m. Eu não saltei da gôndola em Krienseregg, preferi seguir direto até Fräkmüntegg.

Krienseregg: primeira parada da gôndola (saída opcional)
Krienseregg: primeira parada da gôndola. Se não quiser saltar basta ficar sentada

Link âncora para: Veja O Que Fazer em Krienseregg

Segunda parada: Fräkmüntegg (1.415m)

Parada em Fräkmüntegg

Na segunda parada, em Fräkmüntegg, é necessário saltar da gôndola, caso contrário você voltará para Kriens. O percurso de gôndola lá da bilheteria de Kriens até Fräkmüntegg leva em torno de 20 minutos.

Parada em Fräkmüntegg
Parada em Fräkmüntegg: saída obrigatória da gôndola

Em Fräkmüntegg há um restaurante, bancos e mesas ao ar livre, binóculos para ver Lucerna lá embaixo, tirolesa, arvorismo, e tobogã.

Atividades no Monte Pilatus
Atividades no Monte Pilatus

Só nessa parada em Fräkmüntegg você já gastará alguns bons minutos explorando tudo, mesmo que não faça nenhuma das atividades oferecidas (e cobradas a parte).

Atividades em Fräkmüntegg
Atividades em Fräkmüntegg

Para continuar a subida até o topo do Pilatus, basta pegar o teleférico Dragon Ride que faz o percurso Fräkmüntegg – Pilatus Kulm (topo) em 3,5 minutos. É preciso ter o ticket em mãos para passar por uma outra catraca e entrar no teleférico Dragon Ride.

Teleférico Dragon Ride de Fräkmüntegg para o Pilatus Kulm
Teleférico Dragon Ride de Fräkmüntegg para o Pilatus Kulm

As janelas grandes do Dragon Ride permitem uma vista incrível de Lucerna e do lago.

Janelas do Teleférico Dragon Ride
Janelas do Teleférico Dragon Ride

Vídeo do Teleférico Dragon Ride:

Link âncora para: O Que Fazer em Fräkmüntegg

Terceira parada (final): Pilatus Kulm (2.132m)

O Pilatus Kulm é o ponto final. Aqui você salta do teleférico Dragon Ride para explorar o topo do Pilatus.

Pilatus Kulm
No topo do Pilatus

Link âncora para: Veja O Que Fazer no topo do Monte Pilatus

Como chegar no Monte Pilatus via Alpnachstad

Você pode ir de trem (Silver Trip) ou de barco (Golden Trip) de Lucerna até Alpnachstad, e de Alpnachstad subir com o trem de cremalheira até o topo do Monte Pilatus.

Caminho Lucerna-Alpnachstad-Pilatus

De barco o passeio é mais demorado, leva em torno de 55 minutos de Lucerna até Alpnachstad. Esse tempo pode ser maior ou menor dependendo de quantas paradas o barco dá pelo caminho. Já de trem o percurso é bem mais rápido, em menos de 20 minutos você estará em Alpnachstad. Mas, de barco ou de trem o caminho é lindo.

Dica bacana:
Eu sugiro você deixar o barco para a volta. Na volta você estará cansado de tanto explorar o Monte Pilatus e tudo o que você vai querer é relaxar sentado no barco apreciando a linda vista do lago Lucerna. Além disso, voltando de barco, você já mata um dos programas imperdíveis em Lucerna, que é justamente o tour de barco pelo lago.

Lago Lucerna
Lago Lucerna

Obs:
Se você tiver o Swiss Travel Pass, tanto o barco como o trem para/de Alpnachstad estão inclusos. Basta apresentar o seu comprovante ao embarcar no barco. No trem você só precisará mostrar caso algum controlador de peça. O trem de cremalheira também está incluído no Swiss Travel Pass, apresente o seu comprovante na bilheteria de Alpnachstad e receba um ingresso para entrar no trem de cremalheira.

Alpnachstad - Lucerna
Caminho de trem ou barco Lucerna – Alpnachstad – Lucerna

Se você não tiver o Swiss Travel Pass e também não quiser se preocupar em comprar na hora os ingressos, compre o passeio completo a Get Your Guide. A Get Your Guide é uma empresa super séria e eficiente.

A subida de trem de cremalheira para o Monte Pilatus, via Alpnachstad, é considerada uma das mais íngremes do mundo, chegando a 48% de inclinação. O trem possui rodas dentadas para subir grandes altitudes e passa por túneis entre as rochas. Eu fiz esse trecho na volta, descendo.

Dica bacana:
Antes de ir verifique se o trem de cremalheira a partir de Alpnachstad está funcionando ou não. Ele fica fechado no inverno, de novembro a maio, quando há muita neve.
Caso você não tenha o Swiss Travel Pass, você poderá comprar o bilhete para o trem de cremalheira na bilheteria em Alpnachstad mesmo, antes de subir.

Pegando o trem de cremalheira em Alpnachstad para subir para o o Monte Pilatus:

Chegando em Alpnachstad (de barco ou trem saindo de Lucerna), basta se dirigir à bilheteria para comprar o tíquete do trem de cremalheira. Se você tiver o Swiss Travel Pass, basta apresentá-lo no guichê e pegar o seu tíquete para entrar no trem de cremalheira.

Alpnachstad
Entrada para pegar o trem de cremalheira em Alpnachstad

Não deixe de tirar a tradicional foto de cartão postal no cartaz que fica ao lado da entrada.

Alpnachstad
Foto tipo cartão postal em Alpnachstad

O vídeo abaixo mostra o trem de cremalheira voltando do Pilatus e chegando em Alpnachstad:

Entrando no trem de cremalheira, você subirá direto até o topo do Pilatus, passando por túneis e paredões de rochas. Esse trem sobe numa inclinação de 48 graus, mas não chega a dar medo pois ele vai bem devagar.

Trem de cremalheira

Trem de cremalheiraNão há paradas no meio do caminho. O trem pode até parar em algum ponto, mas não é permitido saltar dele.

006 – Ingressos: Como Comprar os Tickets para o Pilatus

Para quem tem o Swiss Travel Pass:

Quem tem o Swiss Travel Pass não precisa gastar dinheiro com nada, nem com o deslocamento e nem com o tíquete para os teleféricos. Até o trem e barco estão inclusos caso você opte por ir de uma forma e voltar por outra.

Saiba tudo sobre o Swiss Travel Pass ⇐

Mesmo com o comprovante do Swiss Travel Pass, dirija-se sempre à bilheteria para pegar o seu tíquete com código de barras para entrar na gôndola, no teleférico, e no trem de cremalheira. Só para o barco não é necessário pegar nenhum ingresso, apenas apresentar o seu comprovante do Swiss Travel Pass.

Para quem não tem o Swiss Travel Pass:

Para quem não tem o Swiss Travel Pass e precisa comprar o deslocamento e o ingresso, existem três opções:

  1. Comprar cada trecho e ingresso separadamente. A desvantagem dessa opção é que você gastará um tempo enorme em filas só para comprar cada parte. No final do dia você terá gasto preciosos minutos do seu dia apenas nas filas.
  2. Você pode se dirigir ao Centro de Informações Turísticas que fica na estação de trem de Lucerna. Ele tem porta para a rua mas também tem entrada para a parte de dentro da estação. Lá é possível comprar tudo.
  3. Uma outra forma é comprar com antecedência através do site Get Your Guide. Nesse site você compra o ingresso com tudo incluído e ainda tem um guia acompanhando e explicando todo o passeio.

O tour do Get Your Guide para o Monte Pilatus inclui:

  • Transporte até Kriens em ônibus confortável
  • Teleférico Dragon Ride até o Monte Pilatus
  • Descida de trem de cremalheira
  • Cruzeiro de barco de uma hora
  • Guia profissional fluente em inglês e alemão

Valores para subir o Monte Pilatus em 2018:

Preços Pilatus
Preços em 2018 para o Monte Pilatus

Para você ter uma ideia melhor dos valores para subir o Monte Pilatus, consulte o site do Pilatus em: https://www.pilatus.ch/en/booking/prices/

Quanto tempo demora o passeio ao Monte Pilatus

O passeio ao Monte Pilatus pode ser feito em poucas horas mas, para você realmente aproveitar tudo e fazer o passeio completo, reserve um dia inteiro para isso. Sem pressa, você poderá fazer pequenas paradas em cada trecho, tirar muitas fotos, e ainda explorar tudo no Monte Pilatus. A subida até o topo do Pilatus (Pilatus Kulm) é linda e você com certeza vai querer parar e apreciar tanta beleza.

Minha sugestão é você passar pelo menos duas noites em Lucerna. Tire um dia inteiro para visitar o Monte Pilatus, e outro dia para conhecer os pontos turísticos de Lucerna.

Veja onde ficar em Lucerna ⇐

A escolha do caminho para ir e voltar ao Monte Pilatus pode também demandar mais ou menos tempo de passeio. Indo e voltando por Kriens o passeio é mais curto, uma vez que Kriens está a apenas 15 minutos de ônibus da estação central de Lucerna. Já indo de trem até Alpnaschstad, o passeio demora um pouco mais, uma vez que Alpnaschstad fica mais distante de Lucerna. E se você optar por ir de barco até Alpnaschstad, o passeio demora ainda mais, já que o barco é mais lento e leva em torno de 50 minutos de Lucerna a Alpnaschstad (ou vice-versa).

08 – O que Fazer no Monte Pilatus

Como vimos mais acima, o Monte Pilatus oferece diferentes tipos de atividades. Para quem sobe via Kriens, é possível fazer paradas em Krienseregg e Fräkmüntegg. Cada uma dessas paradas proporciona diferentes opções de lazer, e o topo do Monte Pilatus oferece ainda outras opções a mais e diferentes.

O Que Fazer em Krienseregg (1.026m de altitude):

Krienseregg é a parada perfeita para as crianças pequenas. Lá tem um playground chamado PILU-LAND repleto de brinquedos de madeira como balanços, gangorra, escorregas, e espaço para piqueniques. Normalmente só salta nessa parada quem tem filhos bem pequenos. Se esse não é o seu caso, basta continuar sentado na gôndola até a próxima parada em Fräkmüntegg.

Parque em Krienseregg
Parquinho infantil em Krienseregg

O Que Fazer em Fräkmüntegg (1.415m de altitude):

Fräkmüntegg é a segunda parada para quem sobe por Kriens, e nela é obrigatório sair da gôndola. Em Fräkmüntegg há um restaurante, bancos e mesas ao ar livre, binóculos para avistar Lucerna, e ainda uma estrutura muito legal para crianças e adultos, com arvorismo, tirolesa, tobogã, e trenó no inverno.

Restaurante em Fräkmüntegg
Restaurante em Fräkmüntegg
Atividades no Monte Pilatus
Atividades no Monte Pilatus

O Pilatus Rope Park (Parque de Cordas) oferece atividades de arvorismo com diferentes níveis de dificuldades, para crianças e adultos.

Os pequenos também encontram muita diversão em Fräkmüntegg.

Fräkmüntegg
Parquinho em Fräkmüntegg para as crianças pequenas
Parquinho em Fräkmüntegg
Parquinho em Fräkmüntegg para as crianças pequenas

É em Fräkmüntegg também onde tem o famoso tobogã, o Toboggan Run. A pista tem mais de 1.000 metros de descida proporcionando uma adrenalina maravilhosa. O valor do tobogã não está incluso, sendo necessário pagar separadamente.

Veja mais informações sobre o Tobogã no site do Monte Pilatus.

Para quem gosta de caminhar mesmo, é possível saltar em Fräkmüntegg e subir o resto do caminho a pé até o topo do Monte Pilatus. Ou fazer ao contrário, descer Fräkmüntegg caminhando para baixo até Kriens.

Em Fräkmüntegg, no inverno, também é possível andar de trenó. Como eu fui em julho, não tive essa experiência, mas falam que depois que você desce de trenó é preciso caminhar bastante para pegar o bondinho novamente.

O Que Fazer no topo do Monte Pilatus (2.132m):

O Pilatus Kulm é o ponto final. Aqui você salta do teleférico Dragon Ride (para quem sobe via Kriens), ou do trem de cremalheira (para quem sobe via Alpnachstad), e pode explorar o topo do Pilatus. É possível admirar a paisagem, fazer diversas trilhas, comer nos restaurantes, comprar lembrancinhas nas lojas, e ainda fazer um delicioso piquenique nas mesas ao ar livre com vista para as montanhas.

fotos topo do Pilatus

Trilhas e Mirantes:

Uma variedade de trilhas e mirantes estão à disposição dos mais aventureiros. Placas por todos os lados mostram as distâncias até outros picos e mirantes. É um sobe e desce que não acaba mais para tentar conhecer ao máximo o que o topo do Monte Pilatus oferece. Pode ter certeza que ao final do passeio você estará bem cansado.

Pilatus
Sobe e desce no Monte Pilatus

No dia em que fomos ao Monte Pilatus, dois picos estavam fechados, mas mesmo assim foi possível fazer as demais trilhas. Trilhas diferentes levam para picos diferentes como Oberhaupt, Esel, Tomlishorn, e Chriesiloch. Veja as diferentes trilhas no site do Pilatus.

Trilhas no Pilatus
Trilhas no Pilatus

Dica bacana:
Se a sua opção for fazer alguma trilha lá em cima, reserve ainda mais horas para o seu passeio. Veja também o que levar para o Monte Pilatus. (âncora O Que Levar)

Infelizmente o tempo lá em cima no Monte Pilatus fechou durante a nossa visita, e o máximo que vimos foi um mar de nuvens e muita neblina. Mesmo assim a magia e encanto do Monte Pilatus faz com o que o passeio valha muito a pena.

Clima no Pilatus
Clima no Pilatus

Obs: Mesmo que o tempo esteja fechado, na subida e na descida você terá uma linda vista pois as nuvens e neblina somem e aparecem o tempo inteiro.

A Caverna do Dragão – Drachenweg

Não deixe de visitar a Caverna do Dragão (Drachenweg) situada no alto da montanha. O passeio têm escadas e percorre um caminho com pequenas aberturas nas rochas de onde é possível apreciar belas paisagens num dia claro.

Caverna do Dragão no Monte Pilatus
Caverna do Dragão no Monte Pilatus
Piquenique ao ar livre

Faça um piquenique nas mesas ao ar livre apreciando toda a beleza dos alpes. Você pode levar o seu lanche na mochila ou comprar em um dos restaurantes no topo do Pilatus. Quando nós fomos, mesmo sendo julho, estava bastante frio e nada suficientemente agradável para comer na parte de fora. Mas muitas pessoas encaram o frio assim mesmo e se divertem ao ar livre.

Um simpático músico tocava um instrumento típico suíço,o Alphorn, não parecendo se importar com o frio e a neblina que tomavam conta do topo. Afinal de contas, julho deve ser calor para ele não é mesmo?

Músico no Pilatus com Alphorn
Músico no Pilatus tocando Alphorn
Estrutura interna:

Se na área ao ar livre estiver muito frio, entre e se aqueça comendo e bebendo alguma coisa nos restaurantes ou lojas do interior. Lembrancinhas de todos os tipos são oferecidas nas lojas, inclusive casacos, gorros e luvas para aqueles desavisados ou para os que não acreditam que o topo do Monte Pilatus pode ser muito frio mesmo no verão de julho.

Lojas no Pilatus
Lojas no Pilatus

09 – Onde Comer no Monte Pilatus:

No topo do Pilatus existem algumas opções para você comer, assim como nas paradas intermediárias de Krienseregg e Fräkmüntegg.

O Restaurante Bellevue, como o próprio nome diz, oferece uma linda vista dos Alpes. Você pode se sentar na parte interna ou no terraço. O restaurante é self-service, basta você escolher o que quer e pagar. O cardápio tem opções de saladas, salsichas, batatas, entre outros itens.

O restaurante Pilatus-Kulm tem três opções de restaurantes a la carte com gastronomia local e internacional.

Dica bacana:
A comida no topo do Monte Pilatus é razoavelmente cara, assim como é em todas as outras montanhas da Suíça. A dica para ecomomizar é levar um sanduíche e uma bebida na mochila e fazer um lanche nas mesas ao ar livre.

10 – Onde Ficar no Monte Pilatus:

Já pensou que maravilha acordar no Pilatus? Pois saiba que o topo do Monte Pilatus oferece duas opções de hospedagem para quem quiser dormir por lá e acordar com a cidade de Lucerna aos seus pés. Você pode fazer essa experiência e reservar uma noite em um dos dois hotéis: Hotel Bellevue ou Hotel Pilatus-Kulm.

No Hotel Bellevue o valor da diária inclui o café da manhã e um jantar de 4 pratos.

Pilatus Hotel Bellevue
Hotel Bellevue

Faça a sua reserva no Hotel Bellevue ⇐

O Hotel Pilatus-Kulm foi construído em 1890 e depois foi completamente renovado em 2010.

Hotel Pilatus Kulm
Hotel Pilatus Kulm

Faça a sua reserva no Hotel Pilatus Kulm ⇐

11 – Como Descer do Pilatus

Para descer do Pilatus você, assim como na subida, tem duas opções, ou descer de teleférico e gôndola até Kriens, ou descer com o trem de cremalheira até Alpnachstad.

Minha dica é você descer pelo caminho diferente do que você subiu. Assim você conhecerá mais coisas e verá mais paisagens diferentes.

Descendo do Monte Pilatus para Kriens:

Nessa opção basta pegar o teleférico Dragon Ride e descer nele até Fräkmüntegg. Em Fräkmüntegg você salta obrigatoriamente do teleférico e pega a gôndola para baixo até Kriens. Chegando lá embaixo, basta descer uma pequena ladeira e pegar o ônibus no. 1 de volta para Lucerna.

Descendo do Monte Pilatus para Alpnachstad:

Essa é a opção de descida com o trem de cremalheira até Alpnachstad. Fique atento aos horários de descida pois os mesmos descem a cada 40 minutos. Organize-se para chegar um pouco antes do horário pois pode haver fila. Além disso, esteja atento quanto ao horário da última descida. Caso contrário você terá que dormir no Monte Pilatus, o que também pode ser uma experiência incrível.

Chegando lá embaixo em Alpnachstad, basta atravessar uma praça e pegar o trem de volta para Lucerna. Ou, se preferir, pegue o barco no píer e volte apreciando a linda paisagem do lago Lucerna. Dentro do barco há opções de comidas, sanduíches e bebidas.

Veja o Post sobre o passeio de barco em Lucerna.

Em Alpnachstad também há uma opção de restaurante para quem não tiver comido nada no topo do Pilatus.

12 – Lendas do Monte Pilatus:

O Monte Pilatus é conhecido na Suíça como a montanha dos Dragões. O símbolo da montanha é um dragão vermelho, e sua história é repleta de lendas e mistérios.

Algumas dessas lendas são:

  1. Dizem que o corpo de Pôncio Pilatos, governador romano, foi enterrado no lago existente no alto da montanha. Seu espírito aparecia toda sexta-feira e, por causa disso, a subida ao Pilatus foi proibida por vários anos. Em 1585, um pároco e vários cidadãos de Lucerna subiram o Monte Pilatus para acabar com esse espírito que amendrontava a cidade. Jogaram pedras, agitaram e entraram nas águas do lago. Como o “fantasma” não reagiu, acreditaram ter quebrado o feitiço do lago e o Monte Pilatus voltou a poder ser escalado novamente.
  2. Outra lenda conta sobre um governador da região chamado Winkelried que teria matado um dos dragões do Monte com uma lança de galhos com espinhos e uma espada. Gotas do sangue do dragão teriam caído nas suas mãos que fizeram com que o sangue nas veias de Winkelried congelasse causando a sua morte. O povo começou a ter medo dos dragões mas, um dia, um rapaz subiu o Monte à procura de madeiras e, quando se deu conta, estava na montanha proibida. O rapaz, nervoso, tropeçou e rolou até a caverna. Dois dragões começaram a cheirar o rapaz, mas nada de mal lhe fizeram. Pelo contrário, os dragões aqueceram o rapaz durante o inverno e o alimentaram. Ao chegar a primavera os dragões voaram, com o rapaz segurando num dos rabos, e o deixaram na base da montanha. Todos ficaram felizes ao rever o rapaz que acreditam esttar morto. Daí em diante passaram a crer que os dragões do Monte Pilatus eram criaturas bondosas e não más como a lenda dizia.

Lenda ou não, o Monte Pilatus levou o símbolo de um dragão vermelho. Todo o turismo e comércio na montanha gira em torno dessa lenda. Lembrancinhas e roupas carregam a imagem do dragão, e até o nome do teleférico que liga Fräkmüntegg ao topo do Pilatus tem o nome do dragão: Dragon Ride.

Pilatus logo dragão

Pilatus dragões
Pelúcias do dragão do Pilatus

 

13 – Quando Visitar o Monte Pilatus

Você pode conhecer o Monte Pilatus a qualquer época do ano. Cada estação tem a sua magia, charme, e cor diferente, causando impressões diversas mas surpreendendo a todos positivamente sempre.

Independente da época que você vá, informe-se antes sobre os horários e funcionamento de cada transporte. Dependendo da época do ano, a gôndola a partir de Kriens pode estar fechada para reforma. Além disso, o trem de cremalheira, que sai de Alpnachstad para o topo do Pilatus (e vice-versa), não funciona de novembro a meados de maio.

Pilatus no verão:

No verão é possível caminhar bastante no Pilatus e explorar todas as suas trilhas. Nessa época tudo está verde e não há neve. Você pode experimentar também descer de tobogã em Fräkmüntegg. Já em Krienseregg, tem o playground cheio de brinquedos de madeira para as crianças pequenas. Além disso tudo, é uma delícia fazer lanches e piqueniques ao ar livre durante o verão.
Veja o que fazer no verão no Pilatus: Pilatus no verão.

Pilatus no inverno:

No inverno o Pilatus fica todo branco e o visual é totalmente diferente. Você pode brincar na neve e descer de trenó a partir de Fräkmüntegg. Pode também fazer caminhadas pela neve com snow-shoe, aquele tipo de raquete de neve.
Veja o que mais fazer no inverno no Pilatus e as pistas de trenó com diferentes níveis de dificuldade.

Antes de ir para o Pilatus:

Antes de sair para o seu passeio no Monte Pilatus, verifique como está a previsão do tempo para o local. Nas montanhas é muito comum o tempo mudar com muita rapidez. Em questão de minutos tudo pode mudar na montanha. Mesmo que seja verão, você pode pegar muito frio lá em cima.

Às vezes o tempo em Lucerna está lindo mas lá em cima, no topo do Pilatus, pode estar tudo fechado. Outras vezes, você chegará no topo com um dia lindo mas só conseguirá ver nuvens sobre a cidade de Lucerna. Por isso, consultar a meteorologia antes de ir é imprescindível para a garantia de um bom passeio.

⇒ Consulte as Webcams e o Clima no Monte Pilatus.

14 – Que roupas usar para ir ao Monte Pilatus

A temperatura entre o deslocamento de Lucerna ao topo do Monte Pilatus costuma ir diminuindo bastante à medida em que você vai subindo. Mesmo no verão, essa temperatura pode atingir uma diferença de 13 graus Celsius. Então, vestir roupas apropriadas para esses passeio é bem importante. Levar um casaco para quem vai para o topo do Pilatus é fundamental, mesmo no verão.

Muita gente não acredita que a temperatura possa cair tanto no verão. Várias pessoas resolvem subir de bermuda ou camiseta de manga curta e se deparam lá no topo com um frio congelante. Há lojinhas lá em cima para os mais desavisados e teimosos, mas prepare-se pois os preços são bem salgados.

Lojas no Pilatus
Casacos à venda no Pilatus

Eu levei o meu casaco de esqui, mesmo sendo verão, e usei ele o tempo todo lá em cima. É claro que você pode dar uma super sorte e não passar frio nenhum, mas por favor consulte antes de subir a meteorologia.

Se você quiser fazer trilhas, vá com um sapato apropriado para isso. De preferência um que seja a prova d’água. No verão o gelo do alto da montanha vai derretendo e poças são formadas por todos os lados. Leve também uma muda de roupas secas. No final da trilha você certamente estará suado e descer com a roupa molhada pode não ser muito agradável, principalmente se a temperatura estiver baixa.

15 – O Que Levar para o Monte Pilatus

Dependendo do seu orçamento, alguns itens são importantes e te ajudam a diminuir os seus custos lá em cima.

Itens para você levar para o Pilatus:

  • Leve na mochila uma garrafa de água, sanduíche e barrinhas de cereais. Os preços cobrados lá em cima costumam ser bem puxados.
  • No inverno leve gorro, cachecol e luvas. Pode ter certeza de que você usará esses itens.
  • Leve casaco sempre, mesmo sendo verão. Nós fomos em julho e mesmo assim a temperatura no topo do Monte Pilatus estava gelada. O tempo lá em cima fechou e um vento encanado fez todo mundo sentir muito frio.
  • Leve a sua máquina fotográfica, filmadora, ou celular. Você vai querer registrar vários momentos e paisagens.
  • Leve óculos de sol para se proteger da claridade do sol no topo da montanha. Mesmo o branco da neve num dia claro pode incomodar muito a vista.
  • Leve um mapinha para saber com antecedência qual trilha fazer e o que explorar no Monte Pilatus.

16 – Dicas Bacanas & Informações Práticas & Links Úteis

Confira abaixo links úteis para sites e blogs que podem complementar as informações acima:

  • Pilatus Karte: Nesse link você clica nos pontos que quer ver onde têm as atrações mais procuradas, restaurantes, hotéis, atividades de verão e inverno, webcams, e muito mais.
  • Webcams do Monte Pilatus.
  • Temperatura e Clima no Pilatus.
  • Preços da gôndola, teleférico, e trem de cremalheira.
  • Ingressos para o Pilatus com a Get Your Guide

17 – Fotos e Vídeos do Monte Pilatus

Abaixo selecionamos alguns links para vídeos e fotos do Monte Pilatus.

Viaje para a Suíça com a LATAM:

Saiba tudo sobre Lucerna:

Saiba tudo sobre Lucerna:

  • Onde ficar em Lucerna
  • O que fazer em Lucerna
  • Onde comer em Lucerna
  • Como chegar em Lucerna
  • Quando ir para Lucerna
  • O que levar para Lucerna
  • Roteiros & Quantos dias em Lucerna
  • Pacotes de viagem para Lucerna
  • Passagens Aéreas para Lucerna
  • Aluguel de carros em Lucerna
  • Fotos & Vídeos de Lucerna
  • Informações Práticas sobre Lucerna
  • Todos os Posts sobre Lucerna

 

Veja como é o Passeio ao Monte Pilatus

Saiba onde ficar em Zurique: Sorell Hotel Seidenhof.

Viaje de trem pela Suíça com o Swiss Travel Pass


Salve essa imagem no seu Pinterest para consultar depois:

Monte Pilatus
Monte Pilatus



Para Fazer uma Viagem Bacana:

Clique nos links dos parceiros abaixo e faça a sua reserva!

icone hotel Hospedagem: Booking.com ou Hoteis.com

icone carro Aluguel de Carro: RentCars.com

icone aviao Passagens aéreas: LATAM / AZUL / AVIANCA / AIR FRANCE / KLM / DECOLAR / MaxMIlhas / Skyscanner /

icone Ticket Ingressos & Passeios: Get Your Guide

icone seguro Seguro de Viagem: Seguros Promo

icone chip Chip de Celular: EasySIM4u

Dica Bacana: Reservando com os nossos parceiros você adquire um serviço de qualidade, com o menor preço, e ainda ajuda o blog a se manter e a produzir cada vez mais conteúdos de viagens bacanas

 







Gostou das dicas do Viagens Bacanas?

Então acompanhe a gente curtindo as nossas redes sociais abaixo e cadastre-se para receber sempre as melhores novidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui