Onde Ficar na Península de Maraú

14
5669

Para decidir onde ficar na Península de Maraú é importante levar em conta algumas coisas: se você vai de carro, se vai com crianças, se a sua viagem é mais para a romântica, se você quer ficar perto de tudo ou num lugar mais isolado, e se você gosta de praias mais calmas ou agitadas. Com tantas perguntas, parece difícil decidir onde ficar na Península de Maraú. Mas fique tranquilo, não é! Vamos começar por partes.

Onde Ficar na Península de Maraú

Passo a Passo: Onde Ficar na Península de Maraú

Apesar do lugar se chamar Península de Maraú, a cidade que leva o nome de Maraú não é o local ideal para você se hospedar. Podemos dizer que Maraú apenas deu o nome à esse belíssimo destino que é a Península de Maraú. Na verdade, os lugares mais bonitos e as principais atrações da Península de Maraú se dividem por outras vilas, como Barra Grande, Taipu de Fora, e Algodões.

No mapa abaixo dá para ter uma boa ideia de onde fica a cidade de Maraú, a vila de Barra Grande, a vila de Taipu de Fora, e Algodões. Veja que Maraú (a cidade) fica voltada para dentro, e não para as belas praias.

Península de Maraú

É lógico que você pode preferir se hospedar em outra praia mas, resumidamente, podemos te dar 3 dicas de lugares bacanas para você se hospedar na Península de Maraú: Barra Grande, Taipu de Fora, e Algodões.

Qual a diferença entre se hospedar em Barra Grande, Taipu de Fora, ou Algodões?

O principal diferencial é o comércio e restaurantes. Em Barra Grande tem farmácia, mercadinhos, lojas, feirinhas, várias pousadas, e diversos restaurantes, de todos os tipos e para todos os bolsos. Você não terá problema em achar sempre um restaurante aberto tanto para o almoço quanto para o jantar. Além disso, é em Barra Grande que saem os passeios de barco e onde se encontra o pier de chegada e saída de quem vem de lancha via Camamu. Já Taipu de Fora e Algodões são vilas menores e, portanto, com menos opções. E, como ficam relativamente longe de Barra Grande, você acabará jantando quase sempre na pousada mesmo. Lógico que dá para ir de carro, táxi ou jardineira para Barra Grande todos os dias, mas o valor do transporte às vezes poderá não compensar para você.

Saiba Como se Deslocar na Península de Maraú

Tanto Taipu de Fora como Algodões são lugares mais vazios, com bem menos opções de restaurantes e pousadas. São lugares paradisíacos mas, com certeza, muito mais calmos se comparados à vida urbana e noturna de Barra Grande. Eu diria, quase sem opções mesmo. No entanto, são os locais perfeitos para quem quer sossego e tranquilidade. Além disso, tanto em Taipu de Fora como em Algodões você tem as famosas e lindas piscinas naturais que surgem nas marés baixas.


Uma boa estratégia para quem quer ter as duas experiências, é dividir a estadia em duas partes. Passe uns dias hospedado em Barra Grande e outros dias numa pousada pé na areia em Taipu de Fora ou Algodôes. Assim você terá o melhor dos dois mundos.

⇒ Dica bacana: Se você optar por dividir a sua estadia em dois lugares, não se esqueça de olhar a tábua das marés e conferir quando a maré estará mais baixa. Tente fazer a sua reserva em Taipu de Fora ou Algodôes nos dias de maré mais baixa possível, para que você possa ver os recifes, nadar à vontade, e curtir as piscinas naturais e os seus peixinhos coloridos.

⇒ Confira o nosso posts sobre a Tábua das Marés da Península de Maraú.

Por que ficar em Barra Grande:

Barra Grande é a vila onde se encontram a maior quantidade e variedade de hotéis e pousadas, comércio, e restaurantes. Você vai andando a pé para tudo. Todas as praias de Barra Grande são de mar bem calminho pois são voltadas para a Baía de Camamu. Além disso, é em Barra Grande que fica o pier para quem chega de lancha via Camamu. (veja o post Como Chegar na Península de Maraú). É desse pier que saem os passeios de lancha. (link para o passeio de lancha)

Onde Ficar na Península de Maraú

⇒ Dica bacana: fique em Barra Grande se você gosta de mar bem calminho, quer ir a pé para os restaurantes e lojinhas, e gosta de ter opção de vida noturna.

Em Barra Grande você pode optar por ficar numa pousada pé na areia ou no centro da vila. Tudo vai depender de quanto você pode e quer gastar. Veja abaixo as nossas dicas:

Pousadas Pé na Areia em Barra Grande:

As pousadas pé-na-areia de Barra Grande são todas voltadas para a Baía de Camamu e, portanto, de mar bem calminho. São perfeitas para as crianças.

Um local muito procurado e concorrido é a Ponta do Mutá, onde encontram-se bares famosos como o Café de La Musique e o Oh Bar. Na Ponta do Mutá o mar é bem tranquilo e ainda têm opções para alugar Stand Up Paddle e caiaques.

Onde Ficar na Península de Maraú

Dicas de Pousadas Pé na Areia na Ponta do Mutá:

Veja no mapa abaixo a localização das pousadas na Ponta do Mutá:

Dicas de Pousadas Pé na Areia em Barra Grande – do outro lado do Pier:

À esquerda do píer (olhando para a direita quando você está chegando de lancha), em direção ao Bar da Rô, a praia é muito mais vazia.

Onde Ficar na Península de Maraú

Outras pousadas pé na areia lá também são bacanas:

Veja a localização das pousadas do lado oposto à Ponta do Mutá:

Dicas de Pousadas no coração da vila de Barra Grande:

Se você procura algo mais em conta e não se importa de não ficar de frente para o mar, as pousadas no coração da vila de Barra Grande podem ser uma boa opção. Lembre-se apenas que em feriados, principalmente no Reveillon e no Carnaval, as ruas internas ficam bem cheias de carros e quadriciclos por todos os lados. É quase um congestionamento mesmo de carros nas estreitas ruas de Barra Grande.

Barra Grande na península de Maraú

Algumas opções de pousadas no coração da vila de Barra Grande são:

Conheça a Pousada Don Pepe no centro da vila de Barra Grande

Veja a localização das pousadas no coração da vila de Barra Grande:

Veja todas as opções de Onde Ficar em Barra Grande

 

Por que ficar em Taipu de Fora:

Taipu de Fora é o cartão postal da Península de Maraú, é o local onde tem uma das piscinas naturais mais bonitas e famosas de todo o Brasil. Na maré baixa, as piscinas naturais aparecem e é impossível não entrar no mar. Além disso, a paisagem lá se transforma totalmente com a mudança de lua e com o vai e vém das marés.

Dois bares famosos em Taipu de Fora ficam lotados nos feriados, são eles: o Bar das Meninas e o Buda Bar. Neles você pode sentar, comer e beber bem de frente para o mar. Contudo, é bom você saber que Taipu de Fora só tem agitação nos feriados e quando a maré está baixa. Quando a maré sobe, todo mundo vai embora para as praias calminhas de Barra Grande.

Taipu de Fora
Bar das Meninas, Buda Bar, e a Pousada Taipu de Fora

⇒ Dica bacana: fique em Taipu de Fora se você quiser aproveitar as piscinas naturais, caminhar pela areia, e gostar de curtir a pousada sem muitas opções de outros restaurantes e comércio.

Dicas de Pousadas em Taipu de Fora:

Nenhuma pousada fica exatamente em frente à piscina natural de Taipu de Fora. Toda a frente da piscina natural corresponde a um terreno particular. Tanto os bares (Bar das Meninas e o Buda Bar) como as pousadas ficam mais à esquerda (olhando da areia para o mar) da piscina natural. Dicas de pousadas em Taipu de Fora:

Veja no mapa abaixo a localização das pousadas em Taipu de Fora:

⇒ Dica bacana: Se você tiver flexibilidade, programe a sua hospedagem em Taipu de Fora para o período em que a lua estiver Cheia ou Nova. Nessas duas fases da Lua a maré fica bem baixa e você consegue aproveitar melhor a piscina natural e ver os peixinhos.

♦ Veja neste post como entender a Tábua das Marés, ou seja, os dias perfeitos para nadar nas piscinas naturais.

Veja todas as opções de Onde Ficar em Taipu de Fora

Por que Ficar em Cassange ou Saquaíra:

Depois de Taipu de Fora, seguindo em direção ao Sul, ficam as praias de Cassange (onde tem a Lagoa de mesmo nome), depois Saquaíra, e mais longe ainda Algodões.

A Lagoa do Cassange, para ser bem sincera, não é uma lagoa nada bonita. Muito pelo contrário, é uma lagoa de águas escuras e lamacentas. Dizem que é boa para o cabelo por possuir Lanolina, mas eu preferi não experimentar. Ficar em Cassange é uma opção para quem realmente não quer conhecer mais nada, apenas curtir os dias na pousada e se dividir entre a praia e a lagoa do Cassange.

Saquaíra eu não conheci e nem conheço ninguém que tenha ficado por lá. Assim com em Cassange, hospede-se lá apenas se você realmente quiser ficar o tempo todo na praia e na pousada, sem comércio, restaurantes, lojas, ou vida social.

Dicas de Pousadas em Cassange:

Na praia do Cassange duas pousadas têm frente para o mar e fundos para a Lagoa do Cassange:

Dica de Pousada em Saquaíra:

Veja no mapa abaixo a localização das pousadas em Cassange e Saquaíra:

Por que Ficar em Algodões:

Assim como em Taipu de Fora, na maré baixa surgem lindas piscinas naturais em Algodões. A diferença é que quase ninguém sabe disso e, portanto, a praia não é tão procurada pelos turistas. Essa beleza natural e inexplorada atraiu estrangeiros que fizeram de Algodões o seu novo lar. O comércio, entretanto, é praticamente inexistente, mas ainda assim há três opções de restaurantes em Algodões. Ricos e famosos costumam vir para Algodões principalmente no Reveillon e no Carnaval.

Piscinas Naturais de Algodões
Piscinas Naturais de Algodões – Foto Casa dos Arandis

⇒ Dica bacana: Fique em Algodões se você quiser paz, tranquilidade, piscinas naturais mais vazias, pedalar na areia, e ficar curtindo a sua pousada.

Dicas de Pousadas em Algodões:

Veja no mapa abaixo a localização das pousadas em Algodões:

Veja todas as opções de Onde Ficar em Algodões

Onde ficar na Península de Maraú

 

⇔ Salve essa imagem ao lado no seu Pinterest para você poder consultar depois.

Saiba tudo sobre a Península de Maraú:

Onde ficar / O que fazer / Onde comer / Como chegar / Quando ir / Combina com / O que levar / Roteiros & Quantos dias / Pacotes de viagem / Passagens Aéreas / Passagens de ônibus / Aluguel de carros / Informações Práticas / Todos os Posts sobre a Península de Maraú /

Conheça nossa seleção de Hotéis Bacanas. 

Descubra qual é o seu Estilo de Viagem.

Conheça outras opções de Hotéis de Praia.



Vai Viajar? Resolva a sua Viagem:

Reserve o seu Hotel

Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem:

Faça a sua reserva com antecedência e garanta o melhor preço com a Booking.com.

Banner da Booking.com

 

Ou reserve o seu hotel/pousada com a Hoteis.com e parcele em até 10 vezes.

Hoteis.com

Compre a sua Passagem Aérea com
LATAM / AZUL / AVIANCA / DECOLAR / Submarino Viagens / MaxMIlhas
Alugue um Carro

Compare os preços entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. O pagamento é feito em Reais e sem IOF, e ainda é possível dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito.

Rentcars

Compre a sua Passagem de Ônibus

Viajar de ônibus é fácil, seguro e barato. Garanta logo o seu assento!

ClickBus

Seguro Viagem

Não viaje sem um seguro viagem. Faça uma cotação na Real Seguros e garanta o melhor preço!

Real Seguros

Dica Bacana: Reservando com os nossos parceiros você adquire um serviço de qualidade, com o menor preço, e ainda ajuda o blog a se manter e a produzir cada vez mais conteúdos de viagens bacanas

 



Gostou das dicas do Viagens Bacanas?

Então acompanhe a gente curtindo as nossas redes sociais abaixo e cadastre-se para receber sempre as melhores novidades.




14 Comentários

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui