Trilha da Pedra Bonita: Melhor trilha do Rio

0
155

Para quem não conhece, a Trilha da Pedra Bonita é uma das trilhas mais lindas do Rio de Janeiro.  Descubra por que a Trilha Pedra Bonita é um Programa Imperdível!

Trilha da Pedra Bonita: um Programa Imperdível no Rio!

Vista do alto da Trilha da Pedra Bonita

A Trilha da Pedra Bonita é uma trilha relativamente rápida e fácil de se fazer e, ao chegar no topo dela, você é presenteado com três vistas de tirar o fôlego. Olhando para a esquerda você vê a Zona Sul do Rio. Olhando para a direita vemos a imensidão da Zona Oeste do Rio. E, olhando bem para a frente, fica-se cara a cara com a Pedra da Gávea. Ou seja, num único passeio você consegue contemplar três paisagens diferentes e maravilhosas.

Vista do alto da Trilha da Pedra Bonita

Além da trilha da Pedra Bonita em si, o local também é muito procurado pelos amantes de aventura. Isso porque lá é justamente o lugar onde fica a famosa rampa de vôo livre para quem salta de asa delta e parapente.

Rampa de vôo livre na Pedra Bonita

Seja da rampa ou do topo da Pedra Bonita, você entenderá na hora a razão do Rio de Janeiro ter o apelido carinhoso de Cidade Maravilhosa. É muita beleza para todos os lados.

Guia da Trilha Pedra Bonita

Para facilitar sua leitura, colocamos abaixo os itens mais importantes sobre a Trilha da Pedra Bonita. Se você quiser ir direto para um assunto específico, basta clicar num dos itens abaixo:

⇒ Por Que Subir a Trilha Pedra Bonita
⇒ Como Chegar na Trilha Pedra Bonita
⇒ Como Subir a Trilha Pedra Bonita
⇒ Antes de Subir a Trilha Pedra Bonita
⇒ Dicas bacanas antes de subir a trilha
⇒ O Que Levar para a Pedra Bonita
⇒ Subindo a Trilha da Pedra Bonita
⇒ No Topo da Pedra Bonita
⇒ O Que Fazer no Topo da Pedra Bonita
⇒ Descendo a Trilha da Pedra Bonita
⇒ Rampa de Vôo Livre: Asa Delta e Parapente
⇒ Ficha Técnica da Trilha da Pedra Bonita
⇒ Quando subir a Trilha Pedra Bonita
⇒ Pôr do Sol na Pedra Bonita
⇒ Quem pode subir a Trilha da Pedra Bonita
⇒ Como ser um Turista Responsável




Por Que Subir a Trilha da Pedra Bonita

A Trilha da Pedra Bonita fica no Parque Nacional da Tijuca, um parque cheio de outras trilhas e local também de onde saltam os vôos de parapente e asa delta. Subir a trilha até o topo leva em torno de 30 a 40 minutos, mas não se engane, esse é um programa de quase o dia inteiro. Digo isso porque chegando ao topo você vai querer apreciar toda a vista e tirar um monte de fotos. Além disso, depois da trilha, é bem provável que você queira ver de onde as asas delta e parapentes se lançam no infinito, a famosa rampa de vôo livre. Então, se puder, reserve umas boas quatro ou cinco horas do seu dia para poder apreciar tudo isso com calma. Tenho certeza que você não se arrependerá nenhum um pouquinho.

Como Chegar na Trilha da Pedra Bonita

Você pode chegar na Pedra Bonita via São Conrado ou pelo Alto da Boa Vista. É possível ir de carro, táxi, Uber, ou mesmo de ônibus.

Indo de Ônibus para a Pedra Bonita

Indo de ônibus você saltará em frente à guarita principal de entrada.

Guarita de entrada para a Pedra Bonita - Viagens Bacanas

Você terá que subir a pé um trecho de aproximadamente 300 metros até a outra guarita (um tipo de casinha) onde realmente começa a trilha para a Pedra Bonita. Essa primeira subida (lá da parada do ônibus até a trilha) é bem chatinha, pois é uma ladeira um tanto íngreme que já te fará suar antes de encarar a verdadeira trilha pela mata. Muitas pessoas acham essa primeira ladeira muito pior do que a trilha em si.

Ladeira para a Pedra Bonita - Viagens Bacanas

Indo de carro, táxi ou Uber para a Pedra Bonita

Se você for de carro, táxi ou Uber, pode ter a chance de “economizar as pernas” na primeira ladeira, que é a subida da guarita principal de entrada (lá da estrada) até o local onde se inicia a trilha a pé para a Pedra Bonita. Vale aqui algumas observações importantes:

1) Se você for de carro próprio, chegue cedo para conseguir ter a chance de estacionar lá em cima (e não na estrada). Esse estacionamento lá em cima é de uso dos professores e pessoas que farão os vôos de asa delta e parapente mas, quando tem lugar sobrando no estacionamento, eles te deixam subir de carro pagando uma taxa para estacionar lá em cima. Caso contrário, você terá que tentar estacionar em algum lugar da Estrada das Canoas mesmo, o que não é tão trivial assim, principalmente se estiver um tempo bom. Nos finais de semana com sol é ainda mais difícil arranjar um lugar para estacionar o carro.

Estrada das Canoas - Viagens Bacanas

2) Às vezes, dependo do horário, você consegue estacionar o seu carro lá em cima (no estacionamento dos instrutores) mas tem que ficar numa fila na estrada esperando que alguém desça de carro para liberar uma vaga. Mas não se iluda, isso pode demorar bastante, principalmente nos fins de semanas, feriados, e férias escolares. Não estranhe se algum carro tentar furar a fila. Quando isso acontece, normalmente são os instrutores de asa delta que tem preferência ao estacionamento lá de cima. Não se aborreça e, ao contrário, fique feliz de estar na fila e saber que já vai economizar uma subida cansativa a pé até o início da trilha pela mata. Não se esqueça de levar um dinheiro para pagar esse estacionamento. Quando eu fui custava R$ 5,00 o estacionamento exclusivo dos professores.

Estacionamento dos instrutores de vôo livre na Pedra Bonita - Viagens Bacanas

3) Uma outra dica importante é que, caso tenha chovido e a pista esteja meio escorregadia, alguns carros não conseguem subir essa primeira ladeira que vai da estrada até o estacionamento dos professores de vôo livre. Se o seu carro for 4×4 não haverá problema, mas o nosso não era e, ao tentarmos subir a ladeira, o carro patinou bem e o motorista ficou com medo de encarar a subida. Acabou que preferimos estacionar na estrada mesmo e subimos esses primeiros 300 metros a pé, o que já foi cansativo.

Guaritas de entrada na Pedra Bonita - Viagens Bacanas

banner rentcars aluguel de carro

 

Caso você não tenha um carro, você pode alugar um através do nosso link de afiliados. O Viagens Bacanas tem uma parceria com a RentCars, e você pode alugar o tipo de carro que quiser.

⇒ Alugue um carro com a RentCars

 

 

Como Subir a Trilha da Pedra Bonita

Seja estacionando no estacionamento dos professores ou subindo a pé a primeira ladeira, você tem que se dirigir para a casinha onde fica o início da trilha da Pedra Bonita.

Casinha onde começa a trilha para a Pedra Bonita - Viagens Bacanas

Você pode fazer essa trilha sozinho, com amigos, ou com um guia especializado. Minha dica é que, ao menos que você seja uma pessoa totalmente experiente em trilhas, nunca vá sozinho. Por mais fácil que a trilha seja, imprevistos acontecem e podem arruinar o seu passeio. Nas trilhas, você pode se deparar com animais, ter uma cãibra repentina, ou mesmo passar mal inesperadamente. Se puder, vá sempre com pelo menos mais uma pessoa.

Grupo na Trilha da Pedra Bonita - Viagens Bacanas

A Trilha da Pedra Bonita é uma trilha fácil e rápida de se fazer, leva em torno de uns 30 a 40 minutos dependendo do seu condicionamento físico e da sua vontade de parar e observar o caminho.

⇒ Dica Bacana:

Nós fizemos essa trilha com a empresa Rio Ecoesporte. O guia Robson foi quem nos levou e nos deu várias dicas durante o passeio. Além de saber muito sobre a trilha, o Robson ainda nos mostrou paisagens pelo caminho que um visitante normal não perceberia. Além do mais, o Robson tirou um monte de fotos do nosso grupo, fazendo o papel de guia e fotógrafo!

Antes de Subir a Trilha da Pedra Bonita

O nosso guia Robson deu uma explicação sobre como seria a subida e leu os itens que constam na placa que fica logo no início da trilha. Antes de você começar a subir a trilha, algumas dicas são bacanas de serem lembradas.

Explicações do guia antes de subir a trilha da Pedra Bonita
Explicações do guia antes de subir a trilha da Pedra Bonita

Dicas bacanas antes de subir a trilha:

  • O caminho tem pedras e algumas partes escorregadias, principalmente quando chove.
  • Animais peçonhentos podem estar pelo caminho. Fique sempre de olho onde você pisa.
  • Suba a trilha acompanhado ou em pequenos grupos. Qualquer um pode ter um mal súbito e você também é humano.
  • Leve sempre o seu lixo de volta com você. Não deixe nada pelo caminho, leve todo o seu lixo de volta na sua mochila.
  • Não arranque plantas e não leve pedras que encontrar. Tudo isso faz parte do meio ambiente e não é seu.
  • Não alimente os animais de forma alguma.
  • O sinal do celular é bem deficiente pela trilha toda. Não conte com o celular para uma emergência.
  • Fique atento aos horários permitidos de subida e descida. Caso você não respeite o horário poderá ser multado.
  • Não é permitido subir a trilha com animais domésticos.
  • Não é permitido acampar ou pernoitar na Pedra Bonita.

Obs:
Se você vem de fora do Rio, nem pense em pernoitar na Pedra Bonita. Além da multa, você pode correr o risco de voltar no escuro e se machucar.

Precisa de hospedagem no Rio? Então aproveite a parceria do Viagens Bacanas com o Booking.com e escolha o melhor hotel para você!



Booking.com

Após ler e explicar cada um dos itens acima, o nosso guia fez um pequeno exercício de alongamento conosco. Isso é importante para evitar cãibras e distensões pelo caminho.

Já aquecidos e informados, apenas checamos se tínhamos tudo para começar a trilha. Alguns itens são legais de você levar consigo pois lá no topo da Pedra Bonita não tem nada, apenas natureza e uma vista maravilhosa.

O Que Levar para a Pedra Bonita

O que levar na trilha da Pedra Bonita
O que levar na trilha da Pedra Bonita

⇒ Leve repelente e passe antes de começar a trilha, principalmente se você estiver de short e mangas curtas.

⇒ Use tênis ou bota apropriada para trilhas. Alguns trechos têm pedras e podem ser escorregadios se tiver chovido na véspera.

⇒ Leve óculos escuros, protetor solar, e um boné ou chapéu. Se o sol estiver muito forte você ficará queimado e qualquer sombrinha ajudará muito.

⇒ Leve água e barrinhas de cereal. Vai dar sede no caminho e lá em cima é bom reabastecer as energias para o caminho de volta.

⇒ Máquina fotográfica e/ou celular são indispensáveis. Você ficará maravilhado com a vista lá de cima.

⇒ Leve uma canga para poder sentar ou deitar lá em cima apreciando a vista. Ela vai servir também para dar uma secada caso você esteja muito suado.

⇒ Se você é friorento/a, leve um casaco corta-vento. Costuma ventar bastante no topo da Pedra Bonita e, em dias frios, o vento pode incomodar bastante.

⇒ Mochila e saquinhos de lixo. Levar uma mochila é uma boa opção para você carregar biscoitos, garrafas de água ou isotônicos, e poder ter as mãos livres para fotografar. Não se esqueça de levar sacos de lixo para levar todo o seu lixo de volta com você. A natureza agradece!

Antes de subir a trilha, é preciso escrever o seu nome e um número de telefone num caderno que fica na casinha. Como nós estávamos com um guia, e ele já possuía os nossos contatos, somente ele precisou assinar o livro.

Observação:
Existe um outro caminho alternativo para se chegar ao topo da Pedra Bonita. Esse caminho sai do estacionamento exclusivo. Não é muito aconselhável subir por ela pois é uma trilha bem mais vazia, a mata é mais fechada, e a subida é mais íngreme. Por segurança, opte pela trilha tradicional que tem mais movimento e é mais cuidada.

Subindo a Trilha da Pedra Bonita

A trilha é fácil mas possui alguns trechos um pouco mais íngremes do que outros.

São apenas 1.150 metros de trilha, nada que precise de corda ou qualquer outro aparato. No dia anterior ao que subimos tinha chovido bastante, e alguns trechos estavam escorregadios. Mesmo assim foi tranquilo de subir.

Trilha para Pedra Bonita - Viagens Bacanas

Pelo caminho vemos plantas diversas e animais silvestres como alguns saguis. Eles parecem animais bem simpáticos e fofos, mas nem tente um contato físico com eles pois eles podem atacar. Não se iluda achando que são dóceis. Os saguis costumam se aproximar pois sabem que as pessoas lhes dão comida, mas você pode ter uma desagradável surpresa. Nunca alimente qualquer tipo de animal que encontrar pelo caminho.

Saguis na Trilha da Pedra Bonita - Viagens Bacanas

A vantagem de ter um guia conosco, é que ele dá umas paradas estratégicas no meio do caminho para mostrar paisagens que qualquer um passaria batido. Ele nos mostrou, por exemplo, uma “janela” no meio da mata de onde pudemos ver o Cristo Redentor.

Vista para o Cristo Redentor do meio da trilha da Pedra Bonita

Quase chegando no fim da trilha, fica a parte mais cansativa do caminho. É uma espécie de escadaria natural para botar pra fora as últimas gotas de suor.

Escadaria na trilha da Pedra Bonita

Mas não se assuste, é um trecho pequeno e logo você se deparará com uma vista que te fará esquecer qualquer sacrifício.

No Topo da Pedra Bonita

Ao chegar no topo da Pedra Bonita, você se depara com uma vista de tirar o fôlego!

Lá em cima é um grande platô de pedra para você explorar e apreciar cada parte da cidade. Se estiver um lindo dia de sol, mesmo o platô sendo grande, prepare-se para disputar um espaço para as melhores fotos. Nosso guia já contou mais de cem pessoas lá no topo. Socorro! Imagine o sobe e desce na trilha…

Platô no topo da Pedra Bonita
Platô no topo da Pedra Bonita

Como eu disse antes, lá de cima você contempla três paisagens juntas: a zonal sul do Rio de Janeiro à direita, a zona oeste do Rio de Janeiro à esquerda, e a imponente Pedra da Gávea com a “cabeça do imperador” bem à sua frente.

Veja a aula que o nosso guia Robson nos proporcionou:

Vista para a Zona Sul do Rio de Janeiro

Olhando para a esquerda você vê São Conrado, as praias da Zona Sul, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Morro Dois Irmãos, o Cristo Redentor, a Rocinha, o Vidigal, e até a Ponte Rio Niterói.

Vista do topo da Pedra Bonita para São Conrado
Vista do topo da Pedra Bonita para São Conrado

Vista para a Zona Oeste do Rio de Janeiro

A vista da zona oeste te permite ver as várias lagoas da Barra da Tijuca, além do Rio Centro e Recreio dos Bandeirantes.

Vista do topo da Pedra Bonita para a Zona Oeste do Rio

Vista para a Pedra da Gávea e a Cabeça do Imperador

O que muitas pessoas não sabem, é que do topo da Pedra Bonita é de onde você tem uma das vistas mais bonitas para a Pedra da Gávea. Você simplesmente fica cara a cara com a cabeça do imperador. A “cabeça do imperador” leva esse nome por realmente se parecer com uma cabeça. Reza a lenda que essa cabeça seria a efígie do Rei Fenício, que teria tentado colonizar o Rio de Janeiro na antiguidade.

Vista do topo da Pedra Bonita para a Pedra da Gávea
Cabeça do Imperador: Vista do topo da Pedra Bonita para a Pedra da Gávea

O Que Fazer no Topo da Pedra Bonita

No topo da Pedra Bonita você pode fazer muitas coisas: tirar fotos maravilhosas, fazer yoga, meditar, se reconectar com o universo, fazer um piquenique, ler um livro, ou o que mais você tiver vontade.

Poses para fotos no topo da Pedra Bonita
Poses para fotos no topo da Pedra Bonita

Depois de tirarmos milhões de fotos, fazermos um lanchinho, e ainda ouvirmos todas as explicações do nosso guia, ainda ganhamos uma lembrança especial dele. O Robson, além de guia, é um artista de primeira. Ela pinta telas fantásticas da cidade do Rio. Veja que lindo o quadrinho que ganhamos!

Presente do guia Robson com quadrinho do Telas Cariocas
Presente do guia Robson com quadrinho do Telas Cariocas

Se você quiser conhecer melhor o trabalho do Robson, ele costuma expor na Feira Rio Antigo (Feira do Lavradio), sempre no primeiro sábado do mês. Veja o trabalho dele no  Facebook  e Instagram.

Sobre a Rio Ecoesporte e o Projeto Mateiros

Antes de começar a descer, o nosso guia Robson falou sobre a Rio Ecoesporte e os passeios e tours muito bacanas que eles oferecem. Confira no Facebook da Rio Ecoesporte todos as trilhas, tours e passeios que você pode fazer com eles.

O Robson também falou sobre um outro projeto muito bacana que a Rio Ecoesporte tem, é o projeto Mateiros. O projeto Mateiros acontece todos os domingos (sem chuva) e te leva para conhecer trilhas exóticas e diferenciadas no Rio de Janeiro. A Contribuição é voluntária, ou seja, você paga quanto puder e quiser. O serviço é de qualidade e tem como objetivo levar o carioca a conhecer a sua cidade de verdade.

V

Descendo a Trilha da Pedra Bonita

A descida é feita pelo mesmo caminho da subida. A diferença é que na descida você tem que tomar um pouco mais de cuidado para não escorregar. Caso a trilha esteja molhada da chuva, pise com atenção para não cair ou escorregar nas pedras.

Descendo a trilha da Pedra Bonita
Descendo a trilha da Pedra Bonita

♦ Dica importante: Você precisa começar a descer a trilha até às 16:30h. Caso você não chegue lá embaixo até às 17 horas, poderá sofrer uma multa.

Ao chegarmos de volta ao ponto de partida, resolvemos conhecer a famosa rampa de vôo livre, de onde as asas delta e parapentes saltam para o infinito.

Rampa de Vôo Livre: Asa Delta e Parapente

Para chegar na rampa de vôo livre, você tem que passar pelo estacionamento de carros dos instrutores e subir uma escadaria de pedras.

Escadaria que leva para a rampa de vôo livre
Escadaria que leva para a rampa de vôo livre

O acesso até a rampa de vôo livre é indicado por placas, não há como errar o caminho. Ao chegar no topo da escadaria, uma vista maravilhosa surge à sua frente.

Rampa de vôo livre da Pedra Bonita
Rampa de vôo livre da Pedra Bonita

Esse é um outro local onde você vai querer sentar e apenas ficar olhando a imensidão à sua frente. Nós demos muita sorte pois, como havia chovido na véspera, o local estava vazio. Haviam poucas pessoas saltando e praticamente nenhum visitante. Ficamos com a rampa só para nós. Um luxo!

Grupo na Rampa de vôo livre da Pedra Bonita
Grupo na Rampa de vôo livre da Pedra Bonita

Sobre a rampa de vôo livre eu vou falar mais detalhadamente num outro post. É tanta beleza junta que merece um artigo só para isso.

Nós demos muita sorte mesmo pois além de estar vazio o tempo abriu e o sol deixou a vista ainda mais linda.

Guia Robson e Ana Morize
Guia Robson e Ana Morize

Ao lado da rampa têm banheiros e um bar que vende água, refrigerantes e algumas coisas para comer. Acabei comprando uma água lá pois a que eu havia levado para a trilha acabou antes da descida da trilha da Pedra Bonita. Ainda bem que tinha esse bar pois o calor apertou mesmo!

Bar da rampa de vôo livre
Bar da rampa de vôo livre

Voltando para casa

Como havíamos parado o carro lá embaixo na estrada, começamos a descer tudo a pé novamente. Da rampa de vôo livre descemos a escadaria de pedras, passamos pelo estacionamento dos instrutores de asa delta e parapente, passamos pela casinha onde começa a trilha para a Pedra Bonita, e descemos a ladeira até a estrada.

Descida até a Estrada das Canoas
Descida até a Estrada das Canoas

Lá na estrada nos despedimos do grupo e do nosso guia. Eu adorei o passeio e tudo o que aprendi com ele. Eu indico de olhos a Rio Ecoesporte para qualquer trilha que você queira fazer no Rio de Janeiro. Ah, e se puder peça que o Robson acompanhe o seu grupo!.

Esse passeio foi uma cortesia da Rio Ecoesporte em parceria com a RBBV RJ, um grupo de blogueiros residentes no Rio de Janeiro.

Ficha Técnica da Trilha da Pedra Bonita

  • Nível da Trilha: 2
  • Dificuldade: Moderada
  • Taxa de entrada ($): gratuita
  • Tempo Médio de Trilha: 30/40 minutos
  • Distância: 1.150 metros
  • Altura: 693 metros
  • Horário de visitação: das 8 às 17h (até às 18h no verão)
  • Site do Parque: http://parquenacionaldatijuca.rio

Quando subir a Trilha da Pedra Bonita

Dê preferência para fazer a trilha da Pedra Bonita num dia bonito de sol. O ideal mesmo é conferir a previsão do tempo para não ter nenhum imprevisto. Mas, mesmo olhando a previsão do tempo, você pode se surpreender com uma mudança repentina.

No dia em que fomos havia chovido bastante na véspera. A nossa sorte é que o nosso guia garantiu que seria possível fazer a trilha. Acreditamos nele e, no dia seguinte, estávamos lá a postos. O tempo estava fechado mas tivemos uma linda surpresa ao chegar ao topo da trilha.

Pôr do Sol na Pedra Bonita

Ver o pôr do sol do topo da Pedra Bonita é uma experiência divina. Mas ver o pôr do sol significa ficar no topo do morro até mais tarde, o que não é permitido.

Consulte sempre o horário permitido para subir e descer a trilha da Pedra Bonita. Não se esqueça que, além de perigoso, você pode levar uma multa caso resolva subir ou descer fora do horário permitido.

⇒ Confira aqui o horário.

Na data em que eu fui, só era permitido começar a trilha até às 14 horas, e descer no máximo às 16:30h. Às 17h não é permitida a presença de mais ninguém, nem na trilha e nem no topo.

Quem pode subir a Trilha da Pedra Bonita

A trilha da Pedra Bonita é considerada uma das mais tranquilas da cidade do Rio de Janeiro. A subida não exige muito esforço físico. O ideal é apenas que a pessoa não seja totalmente sedentária. Se você não estiver em forma, suba devagar, no seu ritmo, dando paradas pelo caminho e bebendo bastante água. Subir sem parar só mesmo para quem está super hiper em forma. Pessoas com problemas de locomoção não conseguirão fazer a trilha.

⇒ Dica: Consulte o seu médico antes de fazer qualquer atividade física.

Como ser um Turista Responsável

Preservar o nosso planeta é uma função e obrigação de todos nós. Mesmo que você só consiga fazer uma pequena parte, já estará contribuindo para o nosso planeta.

Saiba quais ações práticas você pode fazer para se tornar um Turista Responsável: Cartilha do Turista Responsável

Cartilha do Turista Responsável

Confira os outros Blogs de Viagem que participaram desse passeio:

 

Reserve com a Booking.com e garanta o melhor preço

Banner da Booking.com

Viaje para o Rio de Janeiro com a LATAM:

Saiba tudo sobre o Rio de Janeiro:

Saiba tudo sobre o Rio de Janeiro:

  • Onde ficar no Rio de Janeiro
  • O que fazer no Rio de Janeiro
  • Onde comer no Rio de Janeiro
  • Como chegar no Rio de Janeiro
  • Quando ir para o Rio de Janeiro
  • O que levar para o Rio de Janeiro
  • Roteiros & Quantos dias ficar no Rio de Janeiro
  • Pacotes de viagem para o Rio de Janeiro
  • Passagens Aéreas para o Rio de Janeiro
  • Aluguel de carros no Rio de Janeiro
  • Fotos & Vídeos do Rio de Janeiro
  • Informações Práticas sobre o Rio de Janeiro
  • Todos os Posts sobre o Rio de Janeiro

 

Descubra e Encante-se com a Lagoa Rodrigo de Freitas

Salve essa imagem no seu Pinterest para consultar depois:

Trilha da Pedra Bonita - Viagens Bacanas

 



Para Fazer uma Viagem Bacana:

Clique nos links dos parceiros abaixo e faça a sua reserva!

icone hotel Hospedagem: Booking.com ou Hoteis.com

icone carro Aluguel de Carro: RentCars.com

icone aviao Passagens aéreas: LATAM / AZUL / AVIANCA / AIR FRANCE / KLM / DECOLAR / MaxMIlhas / Skyscanner /

icone Ticket Ingressos & Passeios: Get Your Guide

icone seguro Seguro de Viagem: Seguros Promo

icone chip Chip de Celular: EasySIM4u

Dica Bacana: Reservando com os nossos parceiros você adquire um serviço de qualidade, com o menor preço, e ainda ajuda o blog a se manter e a produzir cada vez mais conteúdos de viagens bacanas

 







Gostou das dicas do Viagens Bacanas?

Então acompanhe a gente curtindo as nossas redes sociais abaixo e cadastre-se para receber sempre as melhores novidades.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui